Menu

Câmara aprova PL sobre ações de incentivo ao parto humanizado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Projeto de Lei (PL) que cria o Dia Nacional de Luta pelo Parto Humanizado, Digno e Respeitoso, foi aprovado nesta quinta-feira, 12, pelo plenário. A proposta, que segue agora para o senado, prevê a realização de ações ao longo de todo o mês de maio e será celebrada anualmente no Dia das Mães.


A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que fez a leitura do relatório favorável nas comissões de mérito, ressaltou que o objetivo do parto humanizado “é fazer com que o bebê nasça da maneira mais natural possível, sem experiências traumatizantes ou intervenções desnecessárias”.

Publicidade

De autoria da deputada Perpétua Almeida, o projeto é dedicado à jovem mãe Leilane Gomes, que teve seu bebê em uma calçada, em Rio Branco no Acre. A ação chegou a ser gravada em um vídeo que depois foi reproduzido nas mídias sociais.


“Temos visto crianças nascer com problemas e mães que morrem durante ou após o parto por falta de atendimento humanizado. O momento deixa a mulher vulnerável. Ela precisa de máxima atenção e acolhimento. O parto natural e humanizado é melhor para a recuperação da mãe e do bebê”, disse a parlamentar.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido