Menu

“Pai me dá um real” tenta fugir do PS após internação compulsória

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O morador de rua Ivanildo Barata, conhecido como “Pai me dá um real”, causou um grande tumulto na tarde desta segunda-feira, 9, no Pronto-Socorro de Rio Branco onde está internado. Ivanildo foi levado para o PS na quinta-feira da semana passada após a justiça decidir por sua internação compulsória.


Testemunharam contaram que em um descuido da equipe, “Pai me dá um real”, que está internado no isolamento conseguiu se desamarrar, empurrou sua maca até a janela, onde pulou de uma altura de cerca de 2 metros. Apesar de ter pulado a janela, Ivanildo conseguiu ser pego pela segurança do hospital que o devolveu a enfermaria.

Publicidade

Ocorre que a tentativa de fuga de “Pai me dá um real” escancara a enorme falha que existe no poder público para conseguir atender de forma eficiente esses moradores de rua. Simplesmente não há para onde levá-los, de acordo com profissionais que conversaram com o ac24horas e pedem para serem identificados.


“É normal a gente ouvir, até de promotores, que nós, servidores aqui do PS não queremos tratar esse tipo de paciente, mas isso não é verdade. A questão é que o hospital não está preparado, não tem condições de atender pacientes como o senhor Ivanildo. Ele não é uma paciente comum, é um paciente que requer monitoramento constante e neste setor não existe esse tipo de acompanhamento. Quando ele consegue se desamarrar e isso é com uma facilidade tremenda, nós não conseguimos imobilizá-lo”, afirma uma profissional.


Questionada sobre os leitos de saúde mental que existem na unidade de saúde, a profissional afirma que nem sempre existem vagas ou os moradores de rua se enquadram e são aceitos pela equipe responsável. “Estão colocando culpa em quem não deve, pelo contrário, temos feito todos os esforços, mas foge da nossa competência. Esses pacientes nem sempre são aceitos nos leitos de saúde mental. No lugar de estarem trazendo pacientes para locais que não são indicados e onde o paciente não tem o acompanhamento devido, deveriam está cobrando a implantação de espaços realmente destinados à este tipo de demanda”, explica.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido