Menu

Roberto Barreto é escolhido como juiz substituto do TRE/AC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O advogado Roberto Barreto de Almeida foi nomeado nesta segunda-feira (9) pelo presidente Jair Bolsonaro para o cargo de Juiz Substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), da classe jurista, em decorrência do término do segundo mandato de Marcel Bezerra Chaves. O decreto presidencial foi publicado nesta terça-feira (10) no Diário Oficial da União (DOU).


Paraibano de nascimento, Roberto Barreto foi o escolhido da lista tríplice definida em fevereiro passado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que tinha como componentes, além dele, os advogados Robson Shelton Medeiros da Silva e Felipe Henrique de Souza.

Publicidade

O jurista conta que viveu em Salvador, na Bahia, desde criança, tendo se transferido para Minas Gerais, em 1987, a convite do então governador eleito Newton Cardoso. Lá, se tornou bacharel em Direito após ter integrado a equipe de governo de Cardoso como Administrador de Empresas, tendo sido presidente de uma grande empresa estatal mineira.


A vinda para o Acre se deu nos anos 2000. “Minha esposa foi aprovada em concurso público federal para o Acre em 2007. Ao acompanhá-la, passei a ministrar aulas na antiga FAAO, hoje U:VERSE, e, posteriormente, na Uninorte. Em 2009, montamos aqui em Rio Branco uma filial do nosso escritório, que é sediado em Belo Horizonte”, conta.


Roberto Barreto elogiou os outros dois componentes da lista tríplice e disse estar se sentindo muito honrado pela nomeação pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, a aplicação literal da lei e imparcialidade regerão a sua conduta na corte eleitoral acreana.


“Os outros dois juristas que junto comigo fizeram parte da lista tríplice são dois grandes advogados, por quem tenho grande consideração. Sinto-me muito honrado com a nomeação para o cargo pelo presidente da República e posso garantir que minha conduta será regida pela imparcialidade e aplicação literal da lei”, concluiu.


Roberto Barreto vai compor a corte eleitoral acreana até o mês de maio de 2024. A data da posse ainda não foi marcada, mas pode acontecer ainda nesta semana.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido