Menu

Bolsonaro ultrapassa Lula em São Paulo, tanto na espontânea quanto na estimulada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas no Estado mostra pela primeira vez o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente do principal adversário, ex-presidente Lula (PT).


A pesquisa sobre intenção de votos para presidente da República, entre eleitores de São Paulo, foi realizada em dois cenários e Bolsonaro passa à frente de Lula nos dois casos.

Publicidade

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador apenas pergunta se o eleitor já tem candidato definido, Bolsonaro passou à frente de Lula e tem 22,1%, contra 20,7% do petista. A pesquisa espontânea mostra votos mais consolidados.


Na pesquisa anterior, divulgada em 2 de abril, Lula é quem aparecia na frente tanto na espontânea (21,3% a 20,6%) quanto na estimulada (34,1% a 31%).


Desta vez, em pesquisa concluída nesta sexta-feira (29), Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro na espontânea, com 1,5% das citações, seguido de Sergio Moro (União Brasil) com 15, João Doria (PSDB) 0,7%, Simone Tebet (MDB) 0,4%, André Janones (Avante) 0,1% e Eduardo Leite (PSDB) 0,1%.


Números da estimulada

No Cenário 1, em pesquisa estimulada, o atual presidente apresenta 35,8% das intenções de voto, contra 34,9%. A situação é de empate técnico, mas é o primeiro levantamento em que numericamente Bolsonaro aparece na liderança.


Também o ex-governador Doria cresceu e está em terceiro lugar, com 5,5%, ultrapassando numericamente Ciro Gomes, que aparece colado, com 5,4%. Também nesse caso, a situação é de empate técnico.


No Cenário 1, Tebet soma 1,9%, enquanto Janones tem 1,2%, Luciano Bivar (União Brasil) 0,6% e Luiz Felipe d’Ávila (Novo) 0,6%.


A liderança do atual presidente entre eleitores do Estado de São Paulo é confirmada no Cenário 2 do levantamento do Paraná Pesquisas, quando o ex-governador gaúcho Eduardo Leite aparece substituindo João Doria como o nome do PSDB.


Nesse cenário, Bolsonaro soma 36,5%, enquanto Lula tem 35,6, Ciro Gomes 5,7%, Eduardo Leite 3,5%, Simone Tebet 1,8%, Janones 1,2%, Bivar 0,6 e Luiz Felipe d’Ávila 0,6%.


O Paraná Pesquisas entrevistou 1820 eleitores em 78 municípios paulistas entre os dias 24 e 29 de abril. A pesquisa foi registrada noTSE sob o nº BR-07854/2022 e pode ser auditada por qualquer partido político que o requeira.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido