Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pudim de leite condensado e a história de seu inventor

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O pudim de leite condensado é uma sobremesa comum em muitas partes da Ásia. Também é popular no Oriente Médio, América Latina e África. A primeira receita de leite condensado foi publicada por um químico suíço, Dr. Henri Nestlé, já em 1867.


A história do leite condensado começa com um homem chamado Gail Borden Jr., que nasceu em 1801 em uma família rica em Massachusetts. Seu pai era um dos empresários mais bem sucedidos dos Estados Unidos na época e Gail Borden Jr. recebeu uma boa educação e teve muitas oportunidades para perseguir seus próprios interesses. Ele se interessou por química e estudou na Universidade de Yale, onde recebeu seu diploma em 1827.

Anúncios


Quem é Mithik Roshan, o inventor do pudim de leite condensado?

Mithik Roshan era um índio hindu e inventor do pudim de leite condensado. Ele foi a primeira pessoa a vender e produzir leite condensado, que é um tipo de leite em pó adoçado. Ele criou o produto em 1856, depois de ter morado em Londres por um tempo.


Mithik Roshan nasceu em 8 de outubro de 1822. Sua família era formada por índios hindus que se mudaram da Índia para a Inglaterra por motivos comerciais. Eles moraram em Londres por quase 10 anos antes de voltarem para a Índia com Mithik quando ele tinha apenas 12 anos.


Roshan frequentou a escola em casa e passou a maior parte do tempo aprendendo sobre os negócios de sua família – têxteis. Depois de terminar a escola, ele passou a estudar engenharia na faculdade em Bombaim (agora Mumbai).


Quem trouxe o pudim para o Brasil?

Não está claro quem trouxe o pudim para o Brasil. No século XVI, um comerciante português chamado Luís de Camões escreveu sobre o pudim em seu livro Os Lusíadas. No entanto, esse relato não é confiável porque foi escrito séculos depois que o pudim já havia sido introduzido no Brasil.


Em 1822, um viajante britânico chamado George Leonard Shaw escreveu que havia comido “uma espécie de arroz doce” no Rio de Janeiro e que era conhecido como “choclo”. No entanto, esse relato também não é confiável porque Shaw nunca mencionou como ele o chamou e não há registros dele visitando o Brasil.


Quando se comemora o dia do pudim?

O Dia do Pudim é comemorado no dia 22 de maio.


Originalmente, era um feriado criado para celebrar a invenção do pudim em 1837 pela escritora de culinária inglesa Eliza Acton.


Pudim e o Leite Moça

Ok, embora admitamos que os pudins portugueses provavelmente partilham as mesmas origens, o Girl Milk Pudding é exclusivamente nosso e não deve ser roubado. No entanto, é importante notar que não é o único pudim tradicional brasileiro – na verdade, alguns dizem que é ainda mais saboroso que outros!


O leite condensado foi inventado no ano de 1850 por Gail Borden e foi usado com alguns registros pela primeira vez como ração militar na Guerra Civil Americana. O esse grande sucesso acabou chegando em toda a Europa, razão pela qual Charles Page continuou e criou a Anglo-Swiss Condensed Milk Company em Cham, na Suíça.


O doce originalmente chamado de ‘leiteira’ era muito consumido pela corte portuguesa. Como o nome original tem uma pronúncia difícil, as pessoas se referem a ele como Leite Moça (traduz para ‘leite jovem’). O nome só se tornou a sua marca 30 anos depois, em 1921, quando Portugal abriu a sua primeira fábrica no Brasil.


Este país, hoje, consome o leite mais condensado do mundo. Foi também o primeiro doce feito com esse produto no Brasil.


Para mais informações de receitas acesse o site Tudo de Receitas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido