Neste domingo, 24, na Filmoteca Acreana, foi dia de lançamento do documentário “É uma Beleza”, que resgata momentos da vida e carreira do sambista acreano Da Costa. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve presente na estreia.
Produzido pelo videomaker Kennedy Santos, o curta-metragem contém trechos das últimas entrevistas do artista que teve grande expressividade nas décadas de 70, 80 e 90 no Estado, além de depoimentos de amigos e fãs.
A jornalista Celis Fabrícia, que ajudou na produção do roteiro, falou sobre a importância da realização deste trabalho, que mantém viva as memórias do cantor.
“Fiquei surpresa por sua história. Ele deixa um legado não só musical e artístico, mas também patrimônios materiais, prédios na cidade que ele construiu”, disse.
José Barbosa da Costa precisou trabalhar como pedreiro para manter sua família e gravações. Nesse tempo, contribuiu com a construção de diversões lugares na capital, como o Colégio Acreano, o Educandário Santa Margarida e a Maternidade Bárbara Heliodora.
Kennedy Santos, idealizador do projeto, revela que por ocasião entrevistou o sambista, a qual ele era fã, e tem em vídeo mais de 1h de gravação, além de depoimentos exclusivos nunca vistos.
“Fiquei com isso gravado há muitos anos, e tive a oportunidade de apresentar essa proposta, que foi aprovada. E hoje resulta no lançamento desse curta-metragem que conta um pouquinho dessa história, e ainda temos muita coisa guardada”, explicou.
O diretor do documentário ressaltou ainda, que o próximo passo será levar a obra para às escolas acreanas, para que crianças e jovens conheçam o trabalho do artista.
“Eu estou muito contente com está oportunidade. Agora nós vamos nas escolas, porque muitas pessoas, entre elas crianças e adolescentes, não sabem quem foi Da Costa. E eu quero reunir o maior número de pessoas, mostrar o filme e contar sobre a vida dele”, declarou.
Esta é uma realização financiada pela Lei de Incentivo Aldir Blanc, da Fundação de Cultura Elias Mansour.