Conecte-se agora

Documentário que relembra a vida e obra de sambista acreano é lançado em Rio Branco

Publicado

em

Neste domingo, 24, na Filmoteca Acreana, foi dia de lançamento do documentário “É uma Beleza”, que resgata momentos da vida e carreira do sambista acreano Da Costa. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve presente na estreia.

Produzido pelo videomaker Kennedy Santos, o curta-metragem contém trechos das últimas entrevistas do artista que teve grande expressividade nas décadas de 70, 80 e 90 no Estado, além de depoimentos de amigos e fãs.

A jornalista Celis Fabrícia, que ajudou na produção do roteiro, falou sobre a importância da realização deste trabalho, que mantém viva as memórias do cantor.

“Fiquei surpresa por sua história. Ele deixa um legado não só musical e artístico, mas também patrimônios materiais, prédios na cidade que ele construiu”, disse.

José Barbosa da Costa precisou trabalhar como pedreiro para manter sua família e gravações. Nesse tempo, contribuiu com a construção de diversões lugares na capital, como o Colégio Acreano, o Educandário Santa Margarida e a Maternidade Bárbara Heliodora.

Kennedy Santos, idealizador do projeto, revela que por ocasião entrevistou o sambista, a qual ele era fã, e tem em vídeo mais de 1h de gravação, além de depoimentos exclusivos nunca vistos.

“Fiquei com isso gravado há muitos anos, e tive a oportunidade de apresentar essa proposta, que foi aprovada. E hoje resulta no lançamento desse curta-metragem que conta um pouquinho dessa história, e ainda temos muita coisa guardada”, explicou.

O diretor do documentário ressaltou ainda, que o próximo passo será levar a obra para às escolas acreanas, para que crianças e jovens conheçam o trabalho do artista.

“Eu estou muito contente com está oportunidade. Agora nós vamos nas escolas, porque muitas pessoas, entre elas crianças e adolescentes, não sabem quem foi Da Costa. E eu quero reunir o maior número de pessoas, mostrar o filme e contar sobre a vida dele”, declarou.

Esta é uma realização financiada pela Lei de Incentivo Aldir Blanc, da Fundação de Cultura Elias Mansour.

Cotidiano

Em Brasília, Vanda Milani recebe apoio durante Convenção Nacional do PROS

Publicado

em

Durante a convenção que lançou Pablo Marçal como pré-candidato à Presidência da República pelo Pros, Vanda Milani recebeu o apoio dos colegas de partido para a sua pré-candidatura ao senado.

A deputada federal e pré-candidata ao senado, Dra. Vanda Milani, participou da Convenção Nacional do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) que lançou Pablo Marçal como pré-candidato à presidência, na manhã deste domingo, 31 de julho, em Brasília. Durante a convenção, Vanda Milani recebeu o apoio dos colegas de partido para a sua pré-candidatura ao senado.

O conselheiro nacional do Pros, Márcio Junqueira, reforçou a importância dos pré-candidatos do partido manterem firmeza na disputa dessas eleições por um país melhor. Entre os nomes presentes, Junqueira destacou Vanda Milani como um nome forte e de exemplo no norte do país.

“A eleição foi feita para ser disputada e o Brasil, mais do que nunca, precisa encontrar um caminho que não seja essa loucura aonde temos medo de falar de política sob o risco da agressão e da morte. Aqui temos gente de bem que deseja o novo, o novo de uma melhoria para o nosso país, para todos os brasileiros. E o importante é que nos temos candidatos que vão para cima como a nossa Vanda Milani lá no Acre, no norte”, disse o conselheiro. 

A presidente do Pros no Acre e pré-candidata ao senado, Vanda Milani, destacou o seu empenho em comparecer na convenção e relembrou os seus sonhos de lutar por um país melhor com o apoio da mulher brasileira para ações políticas e sociais no país.

“Fiz questão de vir do Acre para dizer que o Acre existe e que lá nós temos mulheres com garra, força e vontade para fazer e de ajudar esse partido crescer, o nosso Brasil crescer. Eu era menina, ainda com 6 anos de idade, e meu sonho era ser delegada de polícia e eu alcancei o meu sonho. Hoje eu carrego o sonho de ser senadora da república e quero dizer que nós mulheres temos garra e força para chegar lá. Tenho orgulho de dizer que tenho 68 anos de idade e continuo perseguindo o sonho de um país melhor. Vamos à luta, mulherada, que nós havemos de vencer”, afirmou a pré-candidata ao senado, Vanda Milani.

O presidente nacional do Pros, Marcus Holanda, discursou sobre a prioridade do Partido Republicano da Ordem Social em trabalhar por um Brasil soberano, livre e democrático. “Apresentamos os nossos melhores quadros que estarão dispostos a trabalhar pelo nosso Brasil. Trabalhar por nossa soberania, liberdade e nossa democracia. Por um Brasil, não do futuro, mas pelo Brasil do agora”, ressaltou Holanda.

Ainda na convenção, a presidente nacional do PROS-Mulher, Sandra Caparrosa também apontou a importância da presença da mulher na política. “Estar diante de todos vocês, aqui na convenção nacional, tem um significado especial para mim. Tem o significado da palavra que inspira que é prosperar, porque prosperar quer dizer tornar-se grande, e como um país pode desenvolver sem a força e a sabedoria da mulher? O lugar de mulher é na política e precisamos de vocês para vencer”, finalizou.

Continuar lendo

Cotidiano

Gefron e Denarc apreendem droga em caminhão frigorífico na BR-317 

Publicado

em

Em cumprimento à Operação Hórus, do Programa Guardiões das Fronteiras, equipes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron-AC) e da Delegacia de Combate ao Narcotráfico (Denarc), da Polícia Civil, durante ação integrada, na BR 317, proximidades do trevo de Senador Guiomard, apreenderam, nas primeiras horas deste sábado, 31, onze barras de substância entorpecente (aparentando ser skunk), que estavam sendo transportadas na câmara fria de uma carreta.

Segundo informações da polícia, no momento da abordagem, o motorista se mostrava “bastante nervoso e contando histórias desconexas”.

Diante do cenário, foi solicitado ao condutor que fosse aberto  o lacre do baú do veículo, conduta realizada na sede da empresa para a qual o condutor prestava o serviço de transporte. Lá, ainda de acordo com a guarnição, após o rompimento do lacre, constatou-se o ilícito.

Em ato contínuo, o motorista e a substância entorpecente foram levados para a Delegacia de Flagrantes, para os procedimentos necessários.

“A integração das forças de segurança mais uma vez dando resultado no combate à criminalidade”, asseverou um dos componentes da guarnição, após conclusão da ação.

Continuar lendo

Cotidiano

Expoacre recebe a 4ª etapa do Campeonato Acreano de Motocross

Publicado

em

Velocidade, altas manobras e muita emoção foi o que o público presente na pista de motocross, no Parque de Exposição, pôde ver na primeira noite de competição da 4ª etapa do Campeonato Acreano de Motocross, na Expoacre 2022.

Esta etapa, que teve início no sábado, 30, e se encerra neste domingo, 31, conta com a participação de mais de 70 pilotos dos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso. As equipes estão divididas em sete categorias, que são Kid, Juvenil, 200cc, Feminina, Iniciante, Importada e 230cc pro.

O Estado, além de incentivar a competição, garantiu a segurança dos pilotos e do público presente por meio da presença do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O presidente da Associação dos Motocross do Acre, José Claudio Bezerra da Silva, conhecido com “Bolacha”, falou da importância da participação do motocross na Expoacre após seis anos ausente da feira.

“Estamos aqui, abrindo a 4ª etapa do Campeonato Acreano de Motocross, após seis anos que não realizamos dentro da feira, e hoje estamos retornando, isso é um motivo de alegria para todos nós”, destacou.

Continuar lendo

Cotidiano

Rio Branco decide vaga contra o Pacajus neste domingo no Florestão

Publicado

em

O Rio Branco tem na tarde deste domingo, 31, um confronto decisivo no Campeonato Brasileiro da Série D. A partir das 5 da tarde, no estádio Florestão, o representante acreano enfrenta o Pacajus (CE) por uma vaga na próxima fase da competição.

Na semana passada, o Estrelão conseguiu um empate no Nordeste em 1 a 1. Uma vitória simples coloca o Rio Branco na próxima fase. Em caso de empate por qualquer placar a decisão será na disputa de pênaltis.

Quem passar de fase pega o vencedor do confronto entre ASA (AL) e Afogados (PE) e estará a quatro jogos do acesso à Série  C.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!