Conecte-se agora

Nova espécie de aracnídeo é descoberta por aluno da Ufac

Publicado

em

Uma nova espécie de Opilão, artrópode da classe dos aracnídeos, foi descoberta em 2021 pelo estudante de mestrado em Ciências Ambientais, do campus Floresta da Ufac, Marllus Rafael.

O gênero foi coletado e nomeada de ‘Protus marllusi’, em homenagem ao autor, e descrito pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em opilões, Adriano Brilhante Kury.

Um artigo sobre a descoberta foi publicado em setembro do ano passado no “Zoological Journal of the Linnean Society” periódico que divulga informativos sobre zoologia sistemática e evolutiva.

Marllus, que é graduado em Ciências Biológicas, contou que observa a fauna amazônica como passatempo, o que, aliado à sua formação, o faz ter um olhar mais aprofundado sobre a natureza.

“Aprendo muito com a observação da vida silvestre, anoto, fotografo e gravo. Além do hobby, minhas observações têm um cunho científico, publiquei sete artigos nos últimos três anos, pela simples curiosidade e prazer em observar a natureza”, disse.

Segundo especialistas, o opilão é descrito como um “primo distante das aranhas”, que não possuem veneno e é totalmente inofensivo.

Acre

Ex-deputado crítica Rosana por defender pagamento integral do 13º

Publicado

em

O ex-deputado estadual Luiz Calixto, usou as redes sociais nesta segunda-feira, 1° de agosto, para tecer críticas ao posicionamento da candidata a deputada federal, ex-presidente do sindicato dos trabalhadores em educação, Rosana Nascimento, que defende o pagamento integral do 13° salário aos servidores de forma integral no fim do ano.

No entanto, Calixto alega que em decorrência da inflação, com o valor da metade do 13° recebido neste mês de julho, os servidores não poderiam comprar as mesmas coisas que comprariam no final do ano por uma razão muito simples e razão do aumento de preços. “Os preços aumentarão até dezembro enquanto o valor do 13º permanecerá o mesmo. Será que a candidata mora em algum país onde o povo não sente a carestia causada pela inflação?”, declarou.

O defensor do governo de Gladson Cameli lembrou a Rosana que a atual gestão assumiu débitos deixados pelos governos petistas. “A professora esquece de fazer a conta e de contar que o governador assumiu a gestão com 13º atrasado, e desde então paga os servidores em dia e ainda antecipa metade do 13º salário no meio do ano”.

Além disso, o funcionário público alegou que Rosana está sem plataformas políticas e utiliza de táticas populistas. “Na falta de plataforma política sólida, Rosana Nascimento não pode é tentar lesar o eleitorado com mero proselitismo em rede social”, encerrou.

Continuar lendo

Acre

Incêndio atinge área vegetação do Parque das Palmeiras

Publicado

em

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata na madrugada desta segunda-feira, 1°, na Rua Manaus, situada no bairro Parque das Palmeiras, em Rio Branco.

O fogo iniciou por volta de 01h e atingiu rapidamente uma grande área de vegetação, causando temor aos moradores, pois as chamas chegaram próximo à rede de fiação elétrica e de residências.

Guarnições do Corpo de Bombeiros foram acionadas e conseguiram conter as chamas. Na região, nenhum morador soube informar como o incêndio iniciou.

Continuar lendo

Acre

Impasse deixa entrada da Expoacre sem cobrança da carteira de vacinação contra Covid-19

Publicado

em

Um suposto impasse ocorrido entre a secretaria estadual de saúde do Acre (Sesacre) e a segurança privada que faz a revista na entrada do Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, deixou o acesso à ExpoAcre 2022 sem a cobrança da carteira de vacinação na segunda noite de evento neste domingo (31).

A movimentação neste domingo tem sido mais intensa de público em comparação ao primeiro dia no pós-cavalgada. Ao ac24horas, a segurança privada informou que não houve um consenso com a Sesacre sobre qual equipe faria a fiscalização da carteira de vacinação, por isso, está sendo realizada apenas o procedimento de revista na entrada da feira.

No local, não havia até às 22 horas nenhum representante da Sesacre fazendo a fiscalização da carteira de vacinação contra Covid-19.

Continuar lendo

Acre

Na Expoacre, Uninorte dá desconto e fala sobre novos financiamentos

Publicado

em

O estande montado pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte) no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, recebe o público para apresentar os novos valores e tipos de financiamentos dos 30 cursos disponibilizados pela instituição de ensino.

Por meio de um jogo de dado, o participante pode receber descontos em mensalidades de cursos do Ensino à Distância (EAD), nas matrículas, além de receber brindes como bonés e copos. De acordo com a gestora do setor comercial da Uninorte, Maria Luiza Fernandes, hoje é possível ter acesso ao nível superior pagando pouco.

Com bolsas de estudo, financiamentos, entre outros, a acessibilidade ao ensino superior ficou mais fácil. “A Uninorte passou por uma reformulação e convida todos a conhecerem a instituição e verem os novos valores e possibilidades de financiamentos e bolsas. É possível estudar por um valor acessível na Uninorte”, afirma.

A Uninorte oferece cursos na modalidade presencial, EAD, semipresencial e flex. “Oferecemos também bolsas com 30% de desconto no EAD e matrícula por apenas R$ 49, basta ir à nossa sede conhecer mais”, explica a gestora.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!