MPAC discute efetivação dos direitos das pessoas autistas

No mês de conscientização do autismo, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Apoio Operacional (Caop) de Defesa da Saúde, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, realizou, nesta terça-feira (19), seminário para abordar o direito à inclusão das pessoas autistas e desmistificar questões que envolvem essa condição.
A atividade ocorreu no auditório da sede do MP acreano e também foi transmitida pela internet. Participaram estudantes, pesquisadores, familiares de pessoas autistas, profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, além de membros e servidores.
Intitulado “Eu sou autista e tenho direitos”, o seminário trouxe várias percepções a respeito deste transtorno e os desafios enfrentados por essas pessoas para serem incluídas nas políticas públicas. O objetivo é difundir informações para combater preconceitos e promover a efetivação dos direitos e a proteção social garantidos na legislação.
O promotor de Justiça Juleandro Martins participou como palestrante e destacou o amparo constitucional e legal. Como professora, Heloneida da Gama, que também é presidente da Associação Família Azul do Acre, tocou na importância da educação inclusiva.
Já Thaissa Ribeiro, servidora do MP acreano, apresentou o olhar da mãe de uma criança autista, enquanto a médica pediatra Bruna Beiruth falou acerca dos aspectos de saúde.
A procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira Lima, representou o procurador-geral, que cumpre agenda institucional fora do estado. Ao lado do procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Celso Jerônimo, e da procuradora de Justiça Gilcely Evangelista, que é coordenadora do Caop de Defesa da Saúde, ela defendeu o direito à saúde e o papel do MP na sua concretização.
“O Ministério Público é defensor dos direitos fundamentais, e não existe direito fundamental maior do que a vida, a saúde, para que tenhamos uma vida plena, feliz, de realização. Esse seminário é muito importante, na medida em que o autismo é uma questão de saúde pública. São muitas as pessoas acometidas por esse transtorno, e muitos delas sequer o sabem. Por isso é fundamental investir em saúde”, disse.
Para a procuradora de Justiça Gilcely Evangelista, o tema é atual e precisa ser abraçado sob uma perspectiva especial. “Nós estamos realizando o seminário tendo em vista que o tema ainda é novo na nossa sociedade brasileira, e temos que ver o autismo com um olhar diferenciado, para que possamos fazer um trabalho com todas as instituições.”
Na opinião da presidente da Associação Família Azul, o MPAC soma um apoio importante. “A importância de trazer o tema para o Ministério Público é que, como ele é um órgão fiscalizador, a gente tem mais apoio na cobrança do poder público.”
Durante o mês de abril, dedicado à conscientização mundial sobre o autismo, o MP acreano vem realizando várias ações, com o propósito de chamar a atenção da sociedade para ser mais compreensiva com os autistas. Além disso, a instituição vem atuando cada vez mais para melhorar os serviços de atendimento e tratamento voltados a essa realidade.
Com informações da assessoria do MPAC.

Uma comitiva de empresários acreanos ao ramo de peças de automóveis participa da 17ª edição da Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços (Autop). O evento, realizado em Fortaleza e que ocorre no Centro de Eventos do Ceará, conta com a participação de comerciantes de todo o País, e segue até o sábado, 20.
Nesta edição, é debatido principalmente as novas tendências de mercado, além dos desafios e inovações observadas nos últimos anos. A ideia é fazer com que as pessoas presentes tenham mais informações, networking, oportunidades de negócios e explicações detalhadas para ajudar a compreender as mudanças no setor e ampliar a qualificação para atuação no segmento.
De acordo com o diretor da Fecomércio-AC e presidente da Sincopeças/AC, Valdemir Nascimento, a delegação acreana conta com 14 empresas, ligadas principalmente à Fecomércio-AC, por meio do Sincopeças, e ao Sebrae no Acre.
“Devemos esta participação ao vice-presidente da Fecomércio-AC e diretor superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, e ao presidente Leandro Domingos, que não medem esforços pela capacitação dos empresários acreanos”, finalizou Nascimento.

Simone e Simaria anunciaram nesta quinta-feira (18) o fim da dupla. As irmãs vão seguir cantando em carreira solo.
Os shows que já estavam marcados serão realizados por Simone.
Veja o que disse Simaria:
“Me afastarei temporariamente dos palcos para cuidar dos meus filhos e da minha condição vocal. Sigo cumprindo meus compromissos de publicidade e planejando os próximos passos da minha carreira artística. Aos nossos fãs, todo o meu carinho, amor e gratidão, vocês são o meu combustível para seguir adiante”
Veja o que disse Simone:
“A minha vontade de estar nos palcos é imensa e preciso fazer aquilo que amo! Seguirei cantando e levando toda a minha alegria e amor para os fãs de todo o Brasil. Em breve estarei de volta aos palcos e conto com o apoio, carinho e energia de vocês nessa minha nova trajetória”
Além das declarações acima , o comunicado divulgado nesta quinta-feira também diz:
“Em respeito aos fãs, amigos e parceiros, Simone e Simaria comunicam oficialmente que as atividades da dupla estão encerradas. As artistas seguem, a partir daqui, em carreira solo.
Reiteramos que todos os compromissos de shows já contratados até a presente data serão pontualmente cumpridos por Simone.
As artistas agradecem a todos pela compreensão e esclarecem que essa pausa se fez necessária para a definição dos próximos passos de suas carreiras.”

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se envolveu em uma confusão na manhã desta quinta-feira, 18, na saída do Palácio da Alvorada, com o youtuber de direita Wilker Leão, que o xingou de “vagabundo”, “covarde”, “canalha” e “tchutchuca do Centrão”. Imagens gravadas no local mostram Bolsonaro partindo para cima do homem que cobrava “coragem” de Bolsonaro para explicar porque se aliou aos partidos que já estiveram junto com o PT.
Bolsonaro tenta pegar celular de homem que o abordou no cercadinho do Alvorada Foto: Reprodução
Bolsonaro tenta pegar o celular do youtuber e o puxa pela gola da blusa e pelo braço, mostra vídeo gravado pela TV Globo. O chefe do Executivo foi cobrado pelo youtuber enquanto tirava selfies com apoiadores, antes de viajar para São José dos Campos (SP), onde realiza atos da campanha à reeleição.
🚨URGENTE: O presidente Bolsonaro partiu para cima de um homem ao ser confrontado. Ele tentou pegar o celular do rapaz.
A cena aconteceu hoje no cercadinho do Palácio da Alvorada. pic.twitter.com/3LSUoemThH
— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) August 18, 2022
Depois de perguntar por que Bolsonaro “limitou a delação premiada”, o youtuber é vaiado pelos apoiadores do presidente e, na sequência, aparece sendo derrubado no chão, mas não fica claro quem o puxou. O homem, então, continua questionando o presidente e faz xingamentos. Um dos seguranças empurram o Wilker que cai no chão e grita: “É esse o amor?” Bolsonaro chegou a entrar no carro para sair do Alvorada, mas resolveu voltar dizendo que queria conversar com o youtuber. O presidente, então, vai em direção a Wilker, tenta pegar o celular e segurá-lo pela gola da blusa e pelo braço.
Na sequência, os seguranças de Bolsonaro tiraram Wilker de perto do presidente. O youtuber permaneceu no local e depois ainda conversou com Bolsonaro sobre os temas das críticas que havia feito ao chefe do Executivo.

Pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta quarta-feira (17), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 45% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 33%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.
Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6% e Simone Tebet (MDB), com 3%. Outros seis candidatos incluídos na pesquisa não pontuaram: Felipe d’Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU).
Os que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 6%. A proporção dos indecisos também é de 6%.
Duas mil pessoas foram entrevistadas face a face entre os dias 11 e 14 de agosto. O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01167/2022.
Também foi testado um cenário de segundo turno. Confira abaixo os resultados.
Primeiro turno
Intenção de voto estimulada para presidente
Lula (PT) — 45%
Bolsonaro (PL) — 33%
Ciro Gomes (PDT) — 6%
Simone Tebet (MDB) — 3%
Felipe d’Avila (Novo) — 0
José Maria Eymael (DC) — 0
Leonardo Péricles (UP) — 0
Sofia Manzano (PCB) — 0
Soraya Thronicke (União Brasil) — 0
Vera Lúcia (PSTU) — 0
Indecisos – 6%
Branco/Nulo/Não vai votar – 6%
Segundo turno
Intenção de voto estimulada para presidente
Lula (PT) — 51%
Bolsonaro (PL) — 38%
Indecisos – 4%
Branco/Nulo/Não vai votar – 7%
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
-
Destaque 6
Aberto prazo para comprovar informações do ProUni
-
FESTA NO PURUS
Piracema de mandi movimenta pescadores em Boca do Acre
-
OPORTUNIDADE
Seinfra abre processo seletivo para vários níveis de escolaridade com salário de até R$ 7 mil
-
DECISÃO FINAL
Anvisa anuncia fim da obrigação de uso de máscara em aeroportos e aviões
-
MEDO NAS RUAS
Boatos sobre carro preto que rapta crianças deixa pais apreensivos no interior do Acre
-
BOA DEMAIS
Chef acreano, criador da saltenha de frango no tucupi, recebe prêmio de Gastronomia
-
O PAU CANTOU
Em Feijó, parentes de morto brigam após sepultamento ainda dentro do cemitério
-
VEM FRIO AI
Friale prevê chegada da mais forte friagem do ano no Acre, a partir desta quinta-feira (18)