Conecte-se agora

Batalhão Ambiental descobre que grupo de RO comanda invasões de terras no Acre

Publicado

em

Um grupo denominado “Rondoniense”, formado em sua maioria por moradores de Rondônia, Mato Grosso e Paraná, vem comandando invasões de terras no Acre. A constatação resulta de um trabalho feito pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Acre.

De acordo com as informações, paralelamente um outro grupo formado por acreanos ataca em outra região.

“Eles são bem organizados e estruturados. No entanto, já destruímos alguns acampamentos e fizemos apreensões de várias motocicletas usadas por batedores e outros objetos”, comentou o major Albuquerque, Comandante do Batalhão Ambiental.

Os invasores estão se aproveitando de uma ação do ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, que proíbe o despejo ou reintegração de posse até o mês de junho deste ano, para invadir terras documentadas, glebas da união e até áreas de preservação ambiental.

Durante o trabalho de fiscalização, os homens do Batalhão Ambiental descobriram quatro focos de invasão na região de Porto Acre, três no município de Acrelândia e duas entre Sena Madureira e no Rio Liberdade.

Um dos invasores abordados, disse que havia comprado a terra no município de Ji-Paraná, no estado de Rondônia por um preço irrisório.

“Pelas buscas que fizemos nesses locais, essas pessoas estão sendo cooptadas fora do estado e vêm para cá. Nós fizemos prisões na gleba Afluente, onde duas pessoas disseram que compraram as terras em Rondônia e vieram para ocupar o lote. Eles fazem parte dos “Rondonienses”, cujo grupo está acampado entre Sena Madureira e o Rio Liberdade”, afirmou o major Albuquerque.

Há cerca de duas semanas, quando de uma ação na região de Acrelândia, o Batalhão Ambiental estourou um acampamento que estava armado em uma área documentada, onde foram apreendidas barracas, lonas, redes e cinco motocicletas que eram usadas pelos batedores que são os responsáveis por mapear as áreas a serem invadidas e de avisar da aproximação da polícia.

Ainda de acordo com o major Albuquerque, o outro grupo é formado só por acreanos, dentre eles velhos conhecidos que vivem da indústria da invasão, muitos com mais de 20 anos de experiência.

“Esse outro movimento que está na estrada de Porto Acre é formado por acreanos. De posse de informações, eles se juntam para invadir, geralmente, as melhores áreas de fazendas”, concluiu o militar.

Cotidiano

Soldado é ferido com um tiro durante tentativa de roubo na Via Chico Mendes

Publicado

em

O Soldado Recruta do Exército Brasileiro – 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4°BIS) Júlio Melo da Silva, de 20 anos, foi ferido com um tiro em via pública na madrugada desta sexta-feira, 5, durante uma tentativa de roubo na Via Chico Mendes, na região do bairro Triângulo, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, Júlio e um amigo também recruta, haviam saído da Expoacre com destino ao 4° Bis e enquanto caminhavam na via Chico Mendes, foram abordados por três criminosos em uma bicicleta. Os bandidos em posse de uma arma de fogo e facas anunciaram o assalto. Júlio e o amigo negaram passar os seus pertences aos criminosos e um dos bandidos reagiu efetuando um tiro de escopeta na direção dos jovens. Júlio foi atingido com vários chumbos na região das costas, já o outro recruta saiu ileso durante a ação dos bandidos, que após efetuar o tiro, fugiram do local.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam Júlio ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde grave. Segundo o médico do hospital, Júlio teve seus rins e pulmão atingidos pelo chumbos e iria receber um dreno na região.

A Polícia Militar foi acionada até ao local do crime, colheram as características dos criminosos e durante patrulhamento na região conseguiu prender um suspeito identificado como Luís Carlos da Silva, de 41 anos, que estava com uma faca e um adolescente que efetuou o tiro. Os criminosos foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Continuar lendo

Cotidiano

Ney deve anunciar hoje se compõe chapa majoritária ao lado de Gladson nestas Eleições

Publicado

em

O presidente da Executiva Regional do Podemos no Acre, Ney Amorim, confirmou que pode compor chapa majoritária nestas Eleições de 2022. Ney Amorim passou a tarde desta quinta-feira, 4, reunido com os pré-candidatos do Podemos, e também com as lideranças do partido no Alto Acre, em Rio Branco, em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, para tomar uma decisão. Mas o teor do que foi acordado só será divulgado pelo próprio Ney, na manhã desta sexta-feira, 5.

Hombridade

Vale ressaltar que o presidente do Podemos no Acre mantém a sua fidelidade ao projeto político de Gladson Cameli para a reeleição. Por isso mesmo, independentemente da sua decisão, se pela manutenção da sua pré-candidatura a deputado federal, ele seguirá ao lado do governador Gladson, o apoiando na sua reeleição.

Continuar lendo

Cotidiano

Farinha de Cruzeiro do Sul recebe novos sabores em busca de outros mercados

Publicado

em

Pequenos empreendedores apresentam na Expoacre misturas de sabores na farinha de Cruzeiro do Sul. As empresárias Mayara Lima e Samylle Almeida, por exemplo, são donas da Amarelinha do Acre, marca de farofa gourmet à base de farinha de Cruzeiro do Sul.

Ao produto são adicionados sabores de charque, banana com bacon, dendê e pimenta, cebola e alho ou calabresa, até agora bem recebidos pelo público. A produção é industrializada. A farofa já é comercializada em estabelecimentos da cidade e pode ser adquirida por encomenda.

“Os preços vão de 20 a 24 reais e o produto tem validade de 60 dias, se bem conservado”, explica Mayara.

Outro empreendedor que também inovou com a farinha foi Stanley Smith, que acrescentou ao produto crouton e ervas finas, que são receitas exclusivas.

Resultado do costume tradicional, passado de geração em geração pelos agricultores familiares, a farinha de Cruzeiro do Sul obteve a indicação geográfica em 2017, sendo a primeira no Brasil a receber este selo que identifica sua origem e qualidade. A Embrapa, junto com o Sebrae e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apoiaram o processo de obtenção e manutenção da Indicação Geográfica, que é fruto do protagonismo de agricultores familiares e de esforços de instituições de pesquisa e fomento à produção.

“Conseguimos comprovar que o modo de fabricação é o principal fator responsável pela qualidade da farinha de mandioca produzida no Juruá. Por isso ela ganhou essa indicação geográfica de procedência, como reconhecimento do saber fazer dos produtores rurais. É esse fazer diferenciado que confere qualidade e fama ao produto e a preferência da população”, ressalta a pesquisadora da Embrapa Acre, Virgínia Álvares.

Os estandes com os novos sabores da farinha ficam localizados no Espaço da Indústria e ficarão com os produtos nos expositores até o encerramento da feira. Há expositores no Espaço Agro também.

Continuar lendo

Cotidiano

Sine do Acre oferta 45 vagas de emprego nesta quinta-feira em Rio Branco

Publicado

em

O Sistema Nacional de Empregos do Acre (Sine), está disponibilizando 45 vagas de emprego para várias áreas em Rio Branco, nesta quinta-feira, 5.

As oportunidades de trabalho são rotativas, ou seja, são divulgadas para o dia, podendo ou não estar mais disponíveis para a data seguinte. O atendimento está sendo feito exclusivamente via telefone, mas presencialmente continua sendo na Organização em Centros de Atendimento (OCA).

Para se candidatar, é necessário que o candidato esteja com o cadastro atualizado. Aqueles que precisam fazer o registro na instituição, devem ter em mãos os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

O cidadão poderá verificar se a vaga ainda está disponível através dos telefones (68) 3224-5094 (68) 3224-1519, (68) 3223-6502 ou (68) 0800 647 8182.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!