Menu

“É a nossa voz”, diz líder do acampamento Terra Livre que protesta em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Grupo de indígenas de 14 etnias do Acre e Sul da Amazônia estão acampados desde essa segunda-feira, 11, em frente a Aleac e ao Palácio de Rio Branco em manifestação contra o projeto de Lei 191/2020 que libera a exploração de terras.

A iniciativa faz parte do Acampamento Terra Livre (ATL) e reivindica pautas nacionais a respeito de questões territoriais, ambientais, direitos garantidos na constituição a população indígena e políticas sociais de saúde, Educação e segurança.

Anúncio

Segundo Ninawa Inu Huni Kui, presidente da Federação do povo Huni kui e líder do acampamento, o ato faz parte da programação do Abril Indígena, que teve início dia 4, em Brasília e acontece agora no Estado até o dia 14.

“É um verdadeiro retrocesso o que os povos originários dessa terra estão vivendo. Estamos aqui acampados em busca da resolução de uma pauta extensa e convidamos o poder executivo, parlamentares, secretarias e nossa sociedade para nos escutar”, disse.

Hoje acontecerá quatro mesas com os temas:

“Leitura dos Direitos dos Povos Originários: Constituição Federal de 1988 e Convenção 169”;

“Retrocessos na luta pelos Direitos Indígenas e Ambientais”;

“Julgamento do Recurso Extraordinário de Repercussão Geral – Tese do Marco Temporal”;

“Educação especial Indígena: Conquistas e retrocessos”.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.