Menu

Polícia Civil cria laboratório contra lavagem de dinheiro no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 7, a criação, por parte da Polícia Civil, do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LabLD). O laboratório vai funcionar no Departamento de Inteligência e será coordenado administrativa e operacionalmente pelo diretor desse departamento.

Entre as missões está a de criar e compartilhar técnicas e soluções voltadas à análise de dados financeiros e fiscais, bem como produzir conhecimento relacionado à prática de lavagem de dinheiro e os respectivos delitos antecedentes.

Anúncio

A competência será de estabelecer, no âmbito da Polícia Civil do Estado do Acre, rotina para solicitação da Transferência de Sigilo Bancário e Fiscal, para o recebimento, processamento e análise dos dados e documentos fiscais/bancários encaminhados pelas instituições; desenvolver conhecimentos e sua difusão através do compartilhamento da metodologia de trabalho na investigação financeira.

Além disso, a estrutura também terá a missão de assessorar as unidades policiais na elaboração de produção de conhecimento a partir de informações e dados existentes em Relatórios de Inteligência Financeira oriundos do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, e dos recebidos através da Transferência de Sigilo Bancário e/ou Fiscal.

Na justificativa, o delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Josemar Moreira Portes, ressalta que PC é incumbida pela Constituição Federal da função de apuração das infrações penais, sendo fundamental o desenvolvimento e contínuo aprimoramento da atividade de inteligência, sobretudo para dar suporte dos trabalhos investigativos e a necessidade de combate aos crimes financeiros e fiscais, que exige as ferramentas apropriadas para uma investigação cada vez mais eficaz, eficiente e efetiva.

“A Polícia Civil é uma instituição permanente do Poder Público, organizada, dentre outros, de acordo com os princípios da unidade, indivisibilidade, unidade de doutrina e de procedimento,

atuando em todo o território do Estado do Acre; que compete ao Delegado Geral da Polícia Civil, privativamente, dirigir, planejar, coordenar, supervisionar, sistematizar e padronizar as ações, princípios e políticas institucionais da Polícia Civil, bem como gerir as atividades referentes à administração, pessoal, material, serviços complementares e de apoio administrativo, dentre outras”, pontuou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.