Menu

Pesquisar
Close this search box.

Secretaria de Bocalom confirma falta de medicamentos na Capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, 7, a secretária Municipal de Saúde da capital, Sheila Andrade, confirmou a falta de medicamentos nas unidades de saúde. Ela alegou que o problema não afeta apenas o município de Rio Branco e sim todos os Estados e regiões do país. A falta de insumos e mão de obra para a fabricação dos remédios em geral, são alguns desses motivos.


Com cópias de e-mails e cartas das distribuidoras que abastecem a capital acreana, a secretária estava em companhia da Farmacêutica e coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica, Fernanda Chelotti, que explicou que os medicamentos que mais estão em falta, foi devido a grande procura durante o período de pandemia da Covid-19 e da gripe H3N2.

Anúncios


Sheila Andrade disse também que antigamente o modelo de dispersão era feito com dificuldade com o acesso às farmácias bases, mas com a atual gestão isso mudou. Agora, todos que precisam de medicamentos, independente se for da rede pública ou privada, tem esse direito garantido.



A gestora da saúde reforçou o pedido de desculpas a população, defendendo que a prefeitura e a Semsa não possuem culpa em relação ao não abastecimento dos produtos, que possuem as atas de registro de preços, de contratos e que a entidade possui condições de pagar os fornecedores, mas que esse é um problema preocupante em todas as cidades do Brasil e do mundo.


“Estamos aqui para esclarecer e falar a verdade. Essa é uma meta do prefeito Tião Bocalom, de não deixar faltar medicamentos, mas esse momento é algo que vai muito além da nossa gestão, o que esperamos é que isso seja solucionado o mais breve possível”, afirmou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido