Menu

Secretaria de Bocalom confirma falta de medicamentos na Capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, 7, a secretária Municipal de Saúde da capital, Sheila Andrade, confirmou a falta de medicamentos nas unidades de saúde. Ela alegou que o problema não afeta apenas o município de Rio Branco e sim todos os Estados e regiões do país. A falta de insumos e mão de obra para a fabricação dos remédios em geral, são alguns desses motivos.

Com cópias de e-mails e cartas das distribuidoras que abastecem a capital acreana, a secretária estava em companhia da Farmacêutica e coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica, Fernanda Chelotti, que explicou que os medicamentos que mais estão em falta, foi devido a grande procura durante o período de pandemia da Covid-19 e da gripe H3N2.

Anúncio

Sheila Andrade disse também que antigamente o modelo de dispersão era feito com dificuldade com o acesso às farmácias bases, mas com a atual gestão isso mudou. Agora, todos que precisam de medicamentos, independente se for da rede pública ou privada, tem esse direito garantido.

A gestora da saúde reforçou o pedido de desculpas a população, defendendo que a prefeitura e a Semsa não possuem culpa em relação ao não abastecimento dos produtos, que possuem as atas de registro de preços, de contratos e que a entidade possui condições de pagar os fornecedores, mas que esse é um problema preocupante em todas as cidades do Brasil e do mundo.

“Estamos aqui para esclarecer e falar a verdade. Essa é uma meta do prefeito Tião Bocalom, de não deixar faltar medicamentos, mas esse momento é algo que vai muito além da nossa gestão, o que esperamos é que isso seja solucionado o mais breve possível”, afirmou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.