Menu

Câmara aprova anistia a partidos que descumprem verba a mulheres e negros

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Silenciosamente, a Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira uma vergonhosa Proposta de Emenda à Constituição que concede anistia aos partidos que nas últimas eleições não cumpriram as regras de um encaminhamento mínimo de verbas públicas para mulheres e negros. Por ser uma PEC, entra em vigor na sua promulgação, dispensando apreciação presidencial.

No primeiro turno, o placar favorável à PEC foi de 402 votos a 44. Em segundo, a vitória da anistia recebeu 400 votos contra 38 desfavoráveis. Sem dúvida, um presente que os parlamentares se deram para não cumprir regras consideradas importantes para a democracia. A rapidez do trâmite e da sanção da PEC superou qualquer bólido da Fórmula 1.

Anúncio

Dados entregues pelos candidatos à Justiça Eleitoral demonstram que, apesar de pretos e pardos constituírem perto de 50% dos candidatos, ele receberam apenas cerca de 40% do fundo eleitoral e partidário. No frigir dos ovos, mandou-se à favas a legislação de 2018; a maior parte das agremiações partidárias não cumpriu a diretriz, segundo as prestações de contas parciais. Dessa maneira, os homens ficaram com 73% dos recursos.

Do triste conluio participaram situação e oposição: direita e esquerda. Não se pode deixar de notar que a PEC foi relatada por uma senhora, Margarete Coelho, do PP piauiense.

Como pretexto, modifica-se a Constituição à guiza de aperfeiçoamento. Em cada eleição as regras mudam para beneficiar grupos políticos dominantes. E desta vez não tem sido diferente. O TSE pouco fiscaliza os gastos, que agora serão bilhões. Os partidos fingem que prestam contas e a Justiça Eleitoral finge que analisa.

Isso lembra uma cena patética do livro do escritor britânico George Orwell, “A Revolução dos Bichos”. Enganados pelos suínos, líderes da revolução, os ingênuos e explorados bichos assistem através de uma janela a um fato para eles inacreditável. Porcos e humanos, estes últimos transformados em grande inimigos dos animais, se confraternizavam num pantagruélico festim. Atônitos, os animais não conseguiam mais distinguir quem era porco e quem era gente.

CNN BRASIL

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.