Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Acre transborda e atinge pelo menos quatro bairros em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A medição do nível do Rio Acre em Rio Branco ao meio-dia desta sexta-feira (25) marcou 14,05 metros, cota que está 5 centímetros acima do ponto de transbordamento das águas.


Na manhã de hoje, quando atingiu 13,96 metros, o rio já atingia quatro bairros da capital acreana: Base, Baixada da Habitasa, Seis de Agosto e Ayrton Senna.

Anúncios


A Defesa Civil Municipal segue em alerta, monitorando a situação e com abrigo montado para atender as primeiras famílias que forem desabrigadas.


O tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil em Rio Branco, previu que a cota de transbordamento fosse alcançada por volta do meio-dia desta sexta-feira.



“Infelizmente eu acredito que por volta de meio dia alcancemos a cota de transbordamento, já que o rio está subindo com muita força”, analisou ele, ainda pela manhã.


Ainda segundo o militar, as equipes da prefeitura e do Corpo de Bombeiros já estavam prontas para socorrer os primeiros desabrigados.


“Estamos à postos, prontos para prestar socorro assim que tivermos alguma família atingida pela água e que precise de auxílio ou remoção”, disse Falcão.


Por volta das 10h30 da manhã, o coordenador informou que já há famílias atingidas em Rio Branco, mas ainda não desabrigadas ou desalojadas.


No começo da tarde, o coordenador informou que já havia quatro solicitações de remoção de famílias que já seriam atendidas de imediato.



Ele também disse que há previsão de estabilização do rio até este sábado, mas não antes de atingir 14,30 metros, o que vai fazer com que famílias sejam desabrigadas.


Ele também disse que no primeiro momento, escolas serão usadas como abrigo, ficando o parque de exposições Marechal Castelo Branco para um segundo momento.


Em Xapuri, o Rio Acre baixou mais de um metro e meio nas últimas 18 horas, depois de ter alcançado a maior cota do ano, de 12,80 metros – 11,20 foi a última medição feita pela Defesa Civil.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido