Menu

Socorro Neri apresenta propostas para por fim na greve

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Por meio de sua página no Facebook, a secretária de Estado de Educação, Socorro Neri, fez esclarecimentos sobre os motivos que a levaram a adiar uma reunião que estava programada para acontecer nesta terça-feira (22) com os Sindicatos e o Conselho Estadual do FUNDEB.

A secretária relatou que, na intenção de aperfeiçoar a proposta que está sendo discutida, tomou a iniciativa da reunião e pediu que cada entidade enviasse dois representantes. Seria, segundo ele, uma reunião de análise da proposta, dos impactos e de construção de soluções possíveis.

Anúncio

“Entretanto, a presidente do SINTEAC decidiu mobilizar servidores para uma manifestação no mesmo horário e local onde seria realizada a reunião, não me deixando outra alternativa a não ser adiá-la. Quem quer construir solução dialoga, não invade gabinete, não destrata servidores”, afirmou Neri na publicação.

Socorro reforçou que tem se empenhado pela valorização dos servidores da educação e disse que não precisa de holofotes e nem de elogios. “Respeito está de bom tamanho”, pontuou.

“Meus colegas do governo são testemunhas do quanto tenho me empenhado para que a proposta de reajuste dos servidores da educação seja a melhor possível. E tenho feito isso com estudos, argumentos e articulações sem agredir ninguém”, acrescentou.

Proposta

De acordo com a secretária Socorro Neri, a proposta construída até agora garante:

1 – O piso dos professores;

2 – A repercussão do piso na carreira e nas vantagens;

3 – A incorporação da complementação do salário-mínimo no vencimento básico dos servidores de apoio (reivindicação antiga) e a repercussão na progressão e vantagens;

4 – O reajuste geral anual concedido a todos os servidores;

5 – Auxílio-alimentação retroativo a janeiro;

6 – Dos itens 1 ao 4 contemplando os aposentados e pensionistas;

7 – Convocação de professores do cadastro de reserva.

VDP

Socorro Neri também informou que nesta sexta-feira, dia 25, estará na conta dos servidores da educação o pagamento do Prêmio de Valorização Profissional (VDP), que neste ano será pago sem requisitos e critérios, por conta das implicações da pandemia na educação.

Ela ainda lembrou que no final do ano passado, o Governo concedeu abonos de 14, 12 e 10 mil reais que beneficiaram todos os servidores. Um pouco antes doou mais de seis mil notebooks e pagamento de internet, além de tornar permanente a gratificação dos servidores das escolas de tempo integral.

O que havia dito o Sinteac

Horas antes, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), havia dito que a secretária cancelou a reunião porque não gostou da presença de um grupo de servidores do lado de fora da secretaria e teria dito que não negociaria sob pressão.

“Não existe pressão, nós viemos para receber a proposta. A categoria está ansiosa porque desde 2019 que nos enrolam. Apresentaram uma proposta que desestrutura a nossa carreira e essa nós não podemos aceitar”, disse a presidente do Sinteac, Rosana Nascimento.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.