Menu

Pesquisar
Close this search box.

Gladson vai a Tarauacá e leva assistência aos alagados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Gladson Cameli interrompeu sua agenda nesta quarta-feira, 23, para ir até o município de Tarauacá levar assistência aos mais de 12 mil atingidos pelo principal manancial que circula a cidade. Apesar do nível do rio começar a dar sinais de estabilidade com possibilidade de vazante, o manancial registrou na medição de meio-dia de hoje a metragem 10,85 metros, 30 centímetros a menos que a maior enchente da história que ocorreu em 2021, quando o rio atingiu 10,85 metros.


Ao tomar conhecimento que 42% da população de Tarauacá sofre diretamente com a enchente, Cameli, com apoio das secretarias, distribuiu sacolões e acompanhou atendimento médico aos moradores. Na ocasião, ele fez um sobrevoo na região e também navegou pelas águas turvas do rio para ver de perto a situação calamitosa.

Anúncios



Cameli ainda visitou o abrigo montado pela prefeitura de Tarauacá na escola Djalma da Cunha onde 37 famílias estão alojadas.


Um outro dado que mostra a força das águas são os bairros atingidos. Ao todo, a Defesa Civil informa que Senador Pompeu, conhecido como Bairro da Praia, Triângulo, Bairro das Flores, parte do Centro, entorno da BR-364 e Ipepaconha foram atingidos pelo rio Tarauacá. Imagens obtidas pelo ac24horas mostram uma cidade completamente invadida pela água com ruas inteiras alagadas, onde os pedestres, carros, motos e bicicletas, deram lugar ao barco, único modo de percorrer algumas áreas do município.



Apesar de quase metade da cidade ser atingida pela cheia, muita gente prefere não sair de casa. São residências construídas mais altas exatamente por ficarem em bairros próximos ao rio. Nesses lugares, a água está bem próxima de alcançar o piso das casas, mas os moradores resistem em deixar suas residências e só optam pela saída se a água invadir a habitação. Tanto que no abrigo montado pela prefeitura na escola Djalma da Cunha estão apenas 37 famílias, sendo 70 adultos, 90 crianças e 21 adolescentes.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido