Moradores presos em ato por asfalto criticam governador: “fomos cobrar e acabamos presos”

Os moradores do Ramal Santa Luzia do Pentecoste, Marcio Lima e Eudes Ramos, presos pela Polícia Militar do Acre durante a manifestação que fechou a Rodovia AC-405 nessa segunda-feira, 21, gravaram um vídeo logo depois de serem soltos da Delegacia, agradecendo ao governador Gladson Cameli pela ação. A liberação de ambos ocorreu às 22 horas.
Márcio, da Comunidade Belo Monte, cita excessos da Polícia Militar na dispersão do fechamento da rodovia e prisão de manifestantes.
“Quero agradecer ao Gladson Cameli pelas bombas de efeito moral e spray de pimenta e por ser bem recebido nas portas da Delegacia. Era um protesto pacífico e houve agressão física contra os produtores. Ficamos mais de 7 horas em uma cela imunda e sem acesso a nada. Mas quando o senhor quiser falar com alguém do Ramal, estamos à sua disposição”, falou.
Eudes Ramos, da Comunidade Santa Luzia do Pentecoste, lembra que Cameli garantiu, em 2018, asfaltar a via vicinal, o que segundo ele não foi cumprido.
“Muito obrigada pela atenção e pela promessa de asfaltamento feita em 2018. Aí nós fomos cobrar e fomos presos. Mas agradecemos e a sua campanha está feita aqui”, concluiu.
A AC-405 foi fechada às 5h30 da manhã e o movimento foi encerrado no início da tarde pela Polícia Militar, depois que as negociações se esgotaram. Em imagens, é possível ver muita fumaça e ouvir barulho de bombas enquanto a PM dispersa os manifestantes.
O comandante da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, tenente coronel Edvan Rogério, disse que toda a ação teve efeito moral sem o uso de armas. “Foi usado apenas granada de efeito moral, não foi usado gás nem bala de borracha”, afirmou.
Em nota, o governo do Estado explica que estava mantendo amplo diálogo com lideranças e integrantes de comunidades que interditaram a via estadual AC-405, que liga Cruzeiro do Sul a Rodrigues Alves e Mâncio Lima, e lamenta que um pequeno grupo tenha obstruído as negociações.
“O articulador político do governo do Estado, advogado Jonathan Donadoni, esteve no local buscando um acordo pacífico que garantisse o direito tanto dos manifestantes quanto dos usuários da via. No diálogo entre o articulador e a comunidade, ficou acertado que uma via seria desobstruída e uma comissão paritária formada por governo e manifestantes iriam até o Escritório do Governo em Cruzeiro do Sul, para a redação e assinatura de um termo de comum acordo. Infelizmente, um dos líderes do movimento não aceitou qualquer negociação que não tivesse a presença do governador, no que foi apoiado por parte do movimento.
Ato contínuo, como não houve mais entendimento e foram esgotadas as tentativas de negociação, a questão passou a ser tratada pelo Comando da PM no Vale do Juruá”, pontua a nota.
Veja o vídeo:

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP) articula uma aliança para que sua esposa, Lurdinha Lima, seja a suplente na chapa de Ney Amorim para o senado.
“É justo. O Ney de lá e a Lurdinha aqui do Vale do Juruá”, citou Zequinha, que constrói essa aliança junto ao governador Gladson Cameli desde o final de semana.
Lurdinha é pedagoga e lidera o Grupo Permanente de Trabalho e Apoio ao Serviço Humanitário de Cruzeiro do Sul, que abriga as coordenações de Combate à Violência Contra a Mulher e de Combate à Discriminação Racial. É a primeira vez em 117 anos de fundação que Cruzeiro do Sul tem essas estruturas de políticas afirmativas de gênero e raça.

O Mercado Municipal de Rodrigues Alves, inaugurado em julho do ano passado pelo prefeito Jailson Amorim, segue fechado sob protesto dos moradores e donos de concessão do local. “Ganhei a concessão, peguei a chave, mas até agora nada da gente poder abrir, vender e tocar a vida”, reclamou uma mulher, que pediu para não ser identificada com medo de perder o ponto.
A estrutura de dois pisos que abriga cerca de 30 boxes, plataforma de elevação para proporcionar acessibilidade, além de banheiros e praça de alimentação foi construída por meio de emenda parlamentar da deputada Jéssica Sales no valor de R$1,5 milhão. A ideia é que o Mercado funcione como um mini shopping, com lojas, lanchonete, barbearia, além da venda de produtos regionais e agrícolas, fomentando a produção local.
No dia 29 de outubro do ano passado, o prefeito entregou as chaves para as 34 famílias que desenvolverão atividades comerciais no local e a data de início das atividades estava marcada para 20 de novembro.
“Há toda uma expectativa pelo funcionamento do mercado, que será um verdadeiro centro comercial. Esperamos que a nossa comunidade valorize essa conquista e prestigie o comércio local, priorizando a realização de suas compras aqui mesmo, sempre que possível. Isso gerará mais renda para o município, fazendo com que a economia se fortaleça”, afirmou o prefeito à época.
A Assessoria de Comunicação da prefeitura não soube informar o motivo do Mercado não estar funcionando ainda, o que só deverá ocorrer em outubro deste ano.

Com uma missa e hasteamento de bandeiras, foi aberto na noite desta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, o 104° Novenário de Nossa Senhora da Glória, a maior festa religiosa do Acre.
O bispo Dom Flávio Giovenale comemorou a grande presença de fiéis que deixaram a Catedral Nossa Senhora da Glória lotada.
“Ficamos felizes com a igreja lotada e neste sábado já teremos cadeiras lá fora bem como telões. As pessoas também podem vir de dia que teremos padres para as confissões e momentos mais calmos de oração. Convidamos para que todos participem do Novenário e que rezem por si e por quem não pode vir mas precisa de uma força especial de Deus”, conclamou o líder religioso.
Já a partir deste sábado, 6, além das atividades religiosas terão início as vendas de alimentos, artesanato e outros itens, além de bingos.
O ponto alto do Novenário será a Procissão de Nossa Senhora da Glória, que este ano terá 3 quilômetros.
Arrecadação de leite em pó
Como acontece anualmente, categorias profissionais são homenageadas pela Diocese de Cruzeiro do Sul durante o Novenário de Nossa Senhora da Glória. Este ano os jornalistas uma das profissões lembradas, resolveram criar uma campanha de arrecadação de leite em pó que será destinado a crianças pobres atendidas pela Diocese. Há pontos de arrecadação do leite pó nas rádios Juruá, Integração e Verdes Florestas, no Supermercados Cameli Avenida, no Shopping Copacabana, Distribuidora Cristal e Cerâmica Terças.
O leite será entregue à Diocese de Cruzeiro do Sul na Missa da noite de 12 de agosto.

As barracas já estão montadas no pátio e na frente da Catedral Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul para o 104 ° Novenário em homenagem à santa padroeira de Cruzeiro do Sul, que terá início nesta sexta-feira, 5, sendo concluído no dia 15 com a Procissão em honra à Santa. 57 empreendedores vão vender vários itens durante o evento religioso e que movimenta a economia local.
A coordenadora do evento Lizane Negreiros, diz que na sexta às 19 horas uma Missa abre a programação e em seguida haverá o hasteamento dos pavilhões. Já no dia 6 à noite, logo após a Novena e Missa, terá início a parte comercial do Novenário com vendas de alimentos, artesanato, confecções e veículos.
No dia 11 a Ordem dos Advogados do Brasil vai prestar assessoria jurídica gratuita e um laboratório particular vai ofertar exames para a população.
Em cada noite uma categoria profissional será homenageada pela Diocese e no dia 12 será a vez dos bancários e jornalistas, que lideram uma campanha de arrecadação de leite para doação a famílias pobres da Diocese.
No dia 14 será a vez da Corrida Pedestre com apoio da Polícia Militar, que já conta com 119 inscritos. Como será Dia dos Pais haverá show do Conservatório de Música.
Já no dia 15, a Procissão de Nossa Senhora da Glória terá início às e em vez de 2,5 quilômetros terá 3 quilômetros com duas subidas e duas descidas. Na chegada à Catedral haverá a Missa Campal e o Show do Frei Renan, de Rio Branco.
“Nós ainda temos vagas para quem quiser expor seus produtos no Novenário é só procurar a secretaria da Diocese. A inscrição da corrida é feita em um link das redes sociais da Diocese”, explica Lizane.
A última Procissão de Nossa Senhora da Glória antes da pandemia, em 2019, atraiu cerca de 40 mil pessoas. Este ano, como o Novenário abrangerá as 12 cidades que compõem a Diocese, e é ano político, um número maior é esperado.
Mas o bispo Dom Flávio Giovanele já avisou que não haverá referência à candidaturas nos eventos religiosos. “Nós acolhemos a todos os que estiverem na Procissão como cristãos e os que aproveitarem a situação para encontrar com o povo, mas não haverá campanha eleitoral”, destacou.
-
TÁ NO DIÁRIO
Resolução determina que aulas aconteçam mesmo em caso de Covid em sala de aula
-
NOVIDADE
Acreanos podem acessar versão digital da nova carteira de identidade
-
Extra Total
Gladson fecha chapa majoritária com Mailza de vice e Ney Amorim na disputa ao Senado
-
Luiz Calixto
Acre: ninguém vem impunemente
-
Destaque 2
Briga generalizada marca encerramento das festividade da Expoacre 2022
-
LUTO!
Motorista de ônibus sofre acidente de moto e morre no bairro Tucumã
-
Cotidiano
Noite de sexta tem ocorrência com tiros e correria em setor da ExpoAcre
-
VEM FRIO AÍ
Friale prevê nova onda de frio polar no Acre e temperatura deve cair