Menu

Governo e Prefeitura de Mâncio Lima vão executar ações de controle dos crimes ambientais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A secretaria de Estado de Meio Ambiente e Políticas Indígenas – SEMAPI – e a secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Mâncio Lima reuniram nesta segunda-feira, 14, técnicos e gestores de diversos órgãos, no auditório do Colégio Pe. Edson de Oliveira Dantas, para elaboração de planejamento estratégico para prevenção e controle do desmatamento, queimadas e incêndios florestais no município.

O encontro contou com a participação de gestores e técnicos do IMAC, SEMAPI, DEPASA, SEPA, SEMATUR. Na pauta, avanços, números e as ações no plano estadual elaborado em 2018 com vigência até 2030, identificando as necessidades de cada município.

Anúncio

O objetivo do evento é garantir reduções efetivas e duradouras nas taxas de desmatamento e a consolidação de alternativas ao uso do fogo e indicar ações de prevenção, controle e combate aos desmatamentos e incêndios florestais, de forma a consolidar uma estratégia regional, estadual e municipal integradas que possibilite a redução do desmatamento e das queimadas.

Ao final da oficina será feito um diagnóstico do município identificando as causas indutoras do desmatamento e dos incêndios florestais, estabelecendo o nível de criticidade e indicando as áreas prioritárias para implementação de ações de prevenção e controle do desmatamento e dos incêndios florestais.

Será estabelecida uma estratégia de gestão territorial integrada para a redução do desmatamento e queimadas no município (parcerias) e indicar e fortalecer políticas públicas municipais de controle e combate do desmatamento e queimadas.

Cenário

Entre os estados que compõem a região Norte, o Pará apresentou o maior percentual de focos de queimadas com 35,8 %, seguido do Mato Grosso com 20,7 % e do Amazonas (17,3 %). O estado do Acre apresentou 9.053 focos, no período, representando 9,7 % dos focos de queimadas acumulados na Amazônia Legal.

Os municípios acreanos com maior número acumulado de focos no período de janeiro a outubro de 2020 foram: Feijó (1.552 F), Sena Madureira (1.086 F), Tarauacá (1014 F), Xapuri (735 F) e Rio Branco (714 F).

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.