Menu

Pesquisar
Close this search box.

Bocalom: “Candidatura da Mailza é inegociável”

CONTINUA o barraco no PP. Depois da declaração na última quinta-feira ao BLOG, pelo governador Gladson Cameli defendendo a abertura da chapa ao Senado do partido, com a retirada da candidatura da senadora Mailza Gomes (PP), para o espaço ser ocupado por um nome de sigla aliada, foi a vez do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, foto, se pronunciar ontem a respeito e, de forma muito direta: “A candidatura da Mailza é inegociável, não tem que retirar o seu nome, ela conta com o meu apoio irrestrito”. 


Além do mais, citou Bocalom que, o direito dela de disputar mais um mandato já foi chancelado pela direção nacional do PP, em recente reunião partidária em Brasília, com a direção regional, deputados, prefeitos e a presença do governador Gladson Cameli. 


Bocalom tem sustentado que o fato da senadora Mailza Gomes (PP) não estar aparecendo na ponta das pesquisas não significa nada, pois, no início da sua campanha para a prefeitura da capital aparecia em quarto lugar e acabou por se eleger. “A Mailza é a minha candidata e vai ganhar a eleição, não tem recuo”, previu um firme Bocalom.


 Esta novela terá que ter o seu desfecho após o carnaval, para se saber também se o governador Gladson continuará ou não no PP, se não conseguir impor um nome da sua escolha para o Senado.  


UMA SAÍDA HONROSA


O PRESIDENTE da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Junior (PP), disse ontem ao BLOG que se soma ao governador Gladson de que a chapa tem que estar aberta aos aliados, mas defende uma saída honrosa para a senadora Mailza Gomes (PP), que poderia ser uma candidatura negociada a deputada federal. Nicolau prometeu ter uma conversa neste sentido com ela.


CHAPA SE FORMANDO


AOS POUCOS a chapa da futura federação com PT-PCdoB-PV-PSB, vai se formando para a disputa da Câmara Federal. Entre os nomes já certos estão o da ex-vice-governadora Nazareth Araújo (PT), do deputado federal Léo de Brito (PT), Henry Nogueira, e o da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB).


QUEIXA ABERTA


HÁ uma queixa aberta de assessores do candidato ao governo, deputado Jenilson Leite (PSB), de que a sua candidatura estaria melhor posicionada nas pesquisas, se o Jorge Viana (PT) já tivesse declarado que será candidato ao Senado. Mas, o fará em breve, após o carnaval.


O MANOEL QUER VOLTAR


O EX-DEPUTADO Manoel Machado, que no seu auge político sempre foi eleito com larga votação; e que nunca mais recuperou este eleitorado, tentará de novo nesta eleição conseguir uma vaga na ALEAC pelo União Brasil.


CHAPA IDEAL


DENTRO do grupo do senador Sérgio Petecão (PSD) a chapa dos sonhos seria o Petecão para governador; deputado Jenilson Leite (PSB) de vice, e a deputada federal Jéssica Sales (MDB), como candidata ao Senado.


FEDERAÇÃO IMPEDE


MAS HAVERIA um impedimento legal. Como o PSB estará na federação junto com o PT, para o Jenilson ser vice do Petecão, teria de deixar o PSB, até o dia 2 de abril.


NADA DEFINIDO


A DEPUTADA FEDERAL Jéssica Sales (MDB) ainda não definiu em que chapa estará para a disputa do Senado.


ESTARIAM LOTADAS


QUANDO o político e o partido estão fora do poder nem o vento bate nas costas, diz o ditado. Fosse no seu tempo de auge, nessa altura o PT estaria com as chapas completas para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa, e com quadro de reservas de luxo.


CONTINUA FOLGADO


O EX-PRESIDENTE Lula continua liderando folgado a corrida presidencial. O petista apareceu na pesquisa do Ipspe\XP com 43% das intenções de votos; Bolsonaro com 26% e Moro 8%. E, nada da terceira via decolar.


MUDA TUDO


UMA VITÓRIA do Lula levaria a um remanejamento no poder das forças políticas do estado, porque qualquer governo de um estado pobre, precisa de ajuda extra do governo federal. E, quem estaria com as cartas seria o PT.


LEITURA INTERESSANTE


QUEM fez uma leitura experiente sobre o quadro nacional na entrevista das páginas amarelas da última VEJA, foi o presidente do União Brasil, Luciano Bivar. Voltou a reafirmar que o partido não apoiará o Bolsonaro; e acha que, a terceira via pode ainda tomar impulso. Lembrou que a candidatura de Collor Mello só decolou em agosto para a vitória.


QUAL SERÁ O DESFECHO?


AINDA quero ver como será o desfecho regional do União Brasil. As suas duas maiores lideranças regionais, o senador Márcio Bittar e o deputado federal Alan Rick, são bolsonaristas de carteirinha. Será aberta uma exceção no estado para o partido apoiar o presidente Bolsonaro?


RAZÃO DE PROTESTAR


O VEREADOR Emerson Jarude (MDB) é pré-candidato ao governo como os demais, por isso tem razão de protestar por o seu nome não ter sido incluído para aferição na pesquisa encomendada pela FIEAC.


A SABER SE RENDERÁ


O PRESIDENTE do PT, Cesário Braga, tem feito uma campanha forte, principalmente, nos meios sindicais e rurais. A saber se renderá votos para a sua candidatura a deputado estadual.


O QUE PASSA PELA CABEÇA DO GLADSON?


QUANDO o eleitor vota no candidato a governador não quer saber quem é o seu vice e nem o candidato a senador na sua chapa. Vota no perfil de quem disputa o governo. Por isso, não sei o motivo dessa insistência de tirar a senadora Mailza Gomes (PP) da sua chapa. Se o Gladson tiver de ser reeleito ou não, isso acontecerá, independente, de quem estiver na sua chapa. Isso se aprende no Jardim de Infância da política.


CONFESSO QUE NUNCA VI


E, confesso que nunca vi um partido sair como o grande vencedor de uma eleição municipal e substituir um candidato próprio ao Senado, para tentar dar este mandato a um outro partido. Estou vendo agora com o PP. Não existe a mínima coerência nisso.


TREMENDA BALELA


O Jorge Viana (PT) se elegeu governador tendo o Binho Marques (PT) de vice. Tião Viana (PT) se elegeu governador com Nazareth Araújo (PT) de vice. É, pois, uma tremenda balela de que chapa puro-sangue prejudica um candidato ao governo. Nabor Júnior (MDB) ganhou o governo tendo a Iolanda Lima (MDB) de vice. Poderia citar sem esforço outros exemplos de chapa puro-sangue de sucesso.


SOLDADO RASO


CASO o governador Gladson Cameli se filie ao União Brasil por não querer apoiar a senadora Mailza Gomes (PP), vai entrar como soldado raso, porque o General deste quartel até aqui é o senador Márcio Bittar (União Brasil), que não é de abrir mão do poder.


FRASE MARCANTE


“Um mundo sem alegria e sem amor é um mundo sem valor”. Bertrand Russell.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.