Na medição das 6 horas da manhã desta quinta-feira, 24, o Rio Juruá mediu 13,27 metros, ultrapassando a cota de transbordamento, que é de 13 metros, atingindo mil famílias em oito bairros de Cruzeiro do Sul.
Pelo ritmo da subida do manancial, o prefeito Zequinha Lima acredita que após o meio dia as famílias já terão que ser retiradas de casa para serem levadas para a casa de parentes e escolas que a prefeitura está preparando. “O monitoramento agora é 24 horas e já agiremos na retirada das famílias para outros locais, seja casa de parentes, aluguel social ou escolas”, diz o gestor.
O chefe da Defesa Civil Municipal, tenente Lima, afirma que pelos próximos três dias o Rio Juruá continuará o movimento de subida. “A cada 5 centímetros de subida, muda o cenário da alagação, por isso o monitoramento é constante”, diz.
Ele também informa que hoje será feita uma reunião com a Energisa para avaliar a necessidade do corte da energia elétrica nos bairros atingidos pela alagação. “Eles que decidem sobre os cortes”, explica.