Um bebê e mais 8 adultos morrem de Covid-19 no Acre, diz boletim
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registrou mais 1.387 casos de infecção por coronavírus nesta sexta-feira, 18 de fevereiro. O número de infectados subiu para 116.210 em todo o estado.
Até o momento, o Acre registra 304.513 notificações de contaminação pela doença, sendo que 188.289 casos foram descartados e 14 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 106.435 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 62 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.
Nove óbitos foram registrados nas últimas 24 horas. Uma das mortes é de um bebê de apenas um ano de vida, de Plácido de Castro. O número oficial de mortes por covid-19 suba para 1.949 em todo o Estado.

Nesta sexta-feira, 3, o Bar Zé do Branco, localizado na Orla do Rio Acre, no bairro Base, foi palco de um encontro histórico entre o senador Sérgio Petecão (PSD) e o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB).
Com muita cerveja gelada e petiscos, a reunião informal contou com a presença de diversas lideranças políticas ligadas à “Cabeça”e ao “Camarada”, entre eles os ex-deputados Fernando Melo e Eduardo Farias.
Até pouco tempo adversários políticos, Petecão e Magalhães prosearam sobre os rumos do governo Lula e Gladson, mas também citaram as políticas públicas em prol da população. E como em todo bar, falaram das “amarguras” em tons de desabafos, mas com muito bom humor de ambos os lados.
O encontro foi registrado nas redes sociais pelo ativista Francisco Panthio, que relembrou as trajetórias políticas vivenciadas nos últimos anos. “Petecão e Edvaldo Magalhães tem vivências políticas históricas e que já construíram boas coisas para nosso Acre”, comentou.

As inscrições para os interessados em comercializar produtos e alimentos durante o Carnaval da Família, na Arena da Floresta, em Rio Branco, estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, 06.
Para participar é preciso demonstrar interesse até o dia 08 de fevereiro na sede da Secretaria de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo (Seicetur).
As vagas serão preenchidas por meio de sorteio, que ocorrerá no dia 10 de fevereiro, às 10h, no Quadrilhódromo do Arena da Floresta.
O Carnaval na capital inicia dia 17 de fevereiro, com a escolha da Realeza, e se estende até a quarta-feira de cinzas. Além de diversos shows de artistas locais, a programação conta ainda com um baile infantil e outro da melhor idade.

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN) decidiu abrir um procedimento para apurar a denúncia de que a empresa fornecedora de alimentação para os detentos estaria mandando a proteína, seja carne bovina, ave ou peixe fora do que é estipulado pelo contrato.
O assunto e a decisão da abertura de um procedimento administrativo foram temas de uma reunião entre os policiais penais, que são os fiscais do contrato, e o representante do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).
A comida fornecida aos detentos do Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde é realizada por uma empresa vencedora de uma licitação, mas conta com o trabalho dos presidiários. Além de nutricionista e outros funcionários contratados, cerca de 40 apenados trabalham no local.
Caso a denúncia seja confirmada, pode significar que em um mês cerca de 6 toneladas de carne deixaram de ser entregues pela empresa. Se feita uma conta simples, colocando a R$ 20 o quilo da proteína, o contribuinte estaria pagando em torno de R$ 120 mil mensais em carne que não chegou na boca dos detentos.
“Os policiais penais me mostraram dezenas de notificações de irregularidades dessa empresa. A mais grave é que no contrato está especificado que a proteína carne tem que vir com uma gramatura e 150 a 180 gramas. De acordo com a denúncia dos fiscais do contrato, a empresa estaria fornecendo apenas 100 gramas. A pequena quantidade de carne já tinha sido objeto de reclamação dos detentos. Isso é seríssimo, já que se for comprovada, a empresa estaria ganhando 200 quilos de carne por dia, já que são mais de 3 mil marmitas fornecidas diariamente. Dependendo do resultado desse procedimento de investigação, o IAPEN pode até rescindir o contrato e assinar com outra empresa”, afirma o promotor de justiça Tales Tranin.
A reportagem do ac24horas procurou também a presidência do IAPEN. Glauber Feitoza confirmou que o instituto vai abrir o procedimento de investigação. “Vamos apurar esse fato. Nossa fiscalização tem sido constante quanto ao controle da alimentação fornecida, assim como a gramatura do que vem especificado no contrato. Na próxima semana, vamos abrir o procedimento administrativo para apuração, cobrando as devidas medidas para que a empresa cumpra com o que está no contrato”, disse.
A empresa que tem o contrato de fornecimento de alimentação para o presídio é a Gran Nutriz, empresa de Brasília. A reportagem tentou entrar em contato com a empresa, mas não obteve êxito. O espaço segue aberto, caso haja interesse em se manifestar.

Apesar do registro de poucos novos casos, a Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre),informou que dois óbitos causados pela Covid-19 foram registrados da semana que compreende o dia 28 de janeiro até esta sexta-feira, 3 de fevereiro. Agora, o número oficial de mortes pela doença chega a 2.043 em todo o Acre.
As mortes são da paciente M. J. A., de 81 anos, deu entrada no Pronto-Socorro de Rio Branco no dia 14 de janeiro e faleceu no dia 27 do mesmo mês e do paciente J. C. B. R., de 61 anos, deu entrada na Fundação Hospitalar do Acre no dia 14 de janeiro e faleceu no dia 31 do mesmo mês.
O boletim também atualiza o número de novos casos. De acordo com a Sesacre, apenas 28 novos casos foram registrados, o que dá uma média de 4 casos diários.
O número de infectados notificados é de 160.191 em todo o estado.
-
NOVA REGRA
Portaria do MJ obriga cadastramento de armas a partir desta quarta, 1º de fevereiro
-
Destaque 4
Câmeras mostram influenciadora forçando portão antes de flagrar namorado com outra
-
CONTRAPONTO
Militares dizem que quem não seguir disciplina em Colégio Militar que procure outra escola
-
Notícias
Polícia faz buscas por casal vítima de sequestro nesta madrugada em Rio Branco
-
Acre
60% das vagas do CNH Social vão para capital e 40% para o interior
-
Destaque 4
Colégios Militares do Acre não podem invadir vida privada de alunos, afirma Ministério Público
-
oportunidade
Inscrições em cursos profissionalizantes do Senai iniciam nesta quinta-feira
-
POVO DESCONFIADO
No Acre, moradores rejeitam responder ao Censo do IBGE