Menu

Mulher denuncia falta de fitas para medição de glicemia na Capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Janaina Gondim é mãe de uma criança de apenas 6 anos de idade que foi diagnosticada com diabetes tipo 1 desde os 8 meses de idade. Seu filho precisa medir a glicemia no mínimo 8 vezes por dia. Janaína usou as redes sociais para denunciar que nos postos de saúde da capital acreana, a prefeitura não está disponibilizando a fita, que é o material necessário para fazer a medição.


“Meu filho precisa medir no mínimo oito vezes por dia para que possamos decidir a quantidade de insulina que ele precisa tomar para continuar sobrevivendo. Isso é uma condição de vida ou morte. Eu preciso desse auxílio. Nós entramos em contato com a secretaria de saúde e nos disseram que não tem fita e nem previsão”, afirma Janaína.

Publicidade

O ac24horas também entrou em contato com a Semsa que confirmou o quantitativo insuficiente de fitas para aferição de glicemia e disse que a demora na aquisição do material, ocorre por causa da lentidão dos trâmites legais para licitação e compra.


“Disponibilizamos de apenas 400 caixas de fitas que serão usadas para atendimento prioritário nas Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs), apenas para os pacientes devidamente cadastrados no sistema de Atenção em Saúde”, disse o município em nota.


De acordo ainda com a nota assinada pela secretária municipal de saúde, Sheila Andrade, o atendimento dos pacientes diabéticos volta ao normal até o fim deste mês de fevereiro, quando todo o processo de compra e aquisição devem ser finalizados.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido