Menu

Decifra-me ou te devoro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O MDB lembra o antigo mito grego da Esfinge de Tebas, que colocava enigmas para serem resolvidos aos que lhe encaravam. Os que não resolviam, eram devorados. O MDB é plural, tem várias correntes discordantes, mas quando se trata de tomar uma decisão que diga respeito aos interesses coletivos do partido, todos se juntam. E, a sigla não aceita pitacos de outros dirigentes partidários do poder, mesmo estando o MDB fora poder. 


Muita gente não gosta do presidente do MDB, deputado federal Flaviano Melo,  acham ser autoritário; só pensar na sua sobrevivência política, mas tem uma virtude que ninguém pode lhe tirar, a de ser partidário. Não aceita, jamais, ingerências externas. Ficou claro ao não entrar no debate do Senado, que virou uma baita confusão em outras agremiações. Fixou que a sua candidata a senadora é a deputada federal Jéssica Sales (MDB), não abre mão, e tampouco aceita discussão que implique na retirada do seu nome para beneficiar candidaturas de outros partidos. 


Assim é que se faz, quando se pretende chegar a algum lugar na política. Outro exemplo de independência foi agora o deputado federal Flaviano Melo (MDB) liberar o vereador Emerson Jarude (MDB) a viabilizar a sua candidatura a governador. Errado? Certíssimo! Um partido do tamanho e da tradição do MDB não pode ficar refém de siglas que não têm a sua história e muito menos servir de puxadinho numa eleição majoritária. Partido que se esconde definha, é a lógica. Ponto para o Glorioso do Dr. Ulysses Guimarães!


ALGUÉM ENTENDE O PP?


VAMOS para o exercício da racionalidade. Um partido sai da eleição municipal como o mais vitorioso; elege os prefeitos dos dois maiores colégios eleitorais do estado; grande número de vereadores, tem o governador, e briga para não ter candidato próprio a senador? Alguém entende o PP? Nem consultando Santo Antonio.


TEMPO PARA TUDO


A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, Socorro Neri, diz estar focada em garantir o retorno 100% presencial às aulas; numa negociação salarial dos servidores, e só depois que encaminhar estas questões antes do dia dois de abril, e que definirá se será ou não candidata a deputada federal.


NINGUÉM É DONO DE VOTO


ELEIÇÃO, cada uma é diferente da outra, mesmo porque os cenários são diferentes. Por isso, ninguém solte fogos do já ganhou por liderar pesquisas. Poderia citar dezenas de exemplos, mas vou buscar um que marcou. O PT, no seu auge, estava tão certo que o Raimundo Angelim (PT) tinha virado o jogo e se elegeria prefeito, que até um famoso cantor de toadas de boi bumbá do Amazonas foi contratado, para na festa do dia seguinte da eleição, para puxar a música Meu Coração\É vermelho…., que tinha sido o hino da campanha petista. As urnas abriram e deu Flaviano Melo (MDB), fora do poder, sem um pau para dar no gato. Por isso, ninguém gaste por conta de uma campanha que ainda nem começou.


DIÁLOGO NO DF


SENADOR Ciro Nogueira (PP)- “Petecão, faz uma aliança para apoiar a candidatura do Gladson…


SENADOR Petecão (PSD): “Ciro, meu amigo, com o Gladson não tem conversa, seremos adversários na campanha….


SENADOR Ciro Nogueira (PP)- “Mas ele me disse que você acabara desistindo e não será candidato…..


SENADOR Petecão: “Ciro, conversa dele, vou ganhar a eleição, e só não serei candidato em duas hipóteses: Se não houver eleição, ou se Deus não quiser e eu morrer…


Diálogo acontecido ontem em Brasília. E fim de assunto.


JOGO BRUTO


O JOGO será bruto na reunião de hoje do PP, em Brasília, para tentarem decapitar a candidatura da senadora Mailza Gomes (PP). Até pesquisa encomendada em que ela aparece mal foi levada para jogar na mesa. Chegou a hora de saber quem é que tem café no bule para servir.


SITUAÇÃO COMPLICADA


A SITUAÇÃO da senadora Mailza Gomes (PP) é delicada. Se recuar para ser candidata a deputada federal estará desmoralizada; e nada garante que será eleita, até porque sua cunhada, a prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes (PP), lhe apoia ao Senado, mas para Federal o seu candidato é o prefeito Mazinho (MDB).


BRINCANDO DE ELEIÇÃO


OSTENTAR pesquisa num tempo em que nem a campanha começou, como verdade absoluta para dizer quem vai ser ou não eleito para o Senado; é no mínimo uma brincadeira, zombar com a inteligência alheia.


ESPERANDO DEFINIÇÃO


A VEREADORA Michele Mello (PDT) espera na próxima semana uma decisão oficial do seu partido sobre a sua proposta de disputar o governo. Somente numa recusa é que vai para o Plano B de ser candidata a deputada federal, por partido que ainda pretende decidir.


REVIGORA A DEMOCRACIA


SE o vereador Emerson Jarude (MDB) vai conseguir quebrar a polarização dos velhos caciques na disputa do governo, isso é lá com o eleitor; mas, se levar avante a sua candidatura a governador vai arejar a democracia, com novas propostas. Não existe mais o bipartidarismo.


PAPEL IMPORTANTE


OS DEPUTADOS Nicolau Junior (PP) e Luiz Gonzaga (PSDB) tiveram papel importante na redução do ICMS sobre a farinha produzida em Cruzeiro do Sul. Milhares de produtores foram beneficiados com a medida do governo.


VOTA NO CANDIDATO


É DA MAIOR estultice o argumento de que um candidato ao Senado e um vice bem escolhidos, são fatores decisivos para a eleição de um governador. O eleitor quando resolve votar num candidato ao governo, dá o seu voto independente de quem é seu vice ou senador.


FORA DO JOGO


QUEM ESTARÁ fora do jogo na eleição deste ano em Cruzeiro do Sul é o ex-deputado Josa da Farmácia, que teve o mandato cassado. Se estivesse na disputa seria novamente um dos mais votados do Juruá.


EM QUALQUER CENÁRIO


A MÁRCIA BITTAR está fazendo o jogo político correto quando usa os meios que tem ao seu dispor, para arregimentar apoios à sua candidatura ao Senado. Na política funciona a Lei do Murici, cada um que cuide de si. Ninguém é dono de votos, quem for podre que se quebre.


FIM DO LARANJAL


O QUE MAIS TEM COMPLICADO a vida dos dirigentes partidários com a nova regra eleitoral na formação de chapas para deputado federal, é que não podem mais usar mulheres como laranjas. Cada chapa tem que ter três mulheres, e cada uma com mais de 10 mil votos, para ajudar a formar legenda. E isso não se encontra em qualquer esquina.


FRASE MARCANTE


“O mestre é que ensina a servir. Quem tem o poder, de fato, é aquele que tem o poder de servir”. Pe Marcelo Rossi.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.