Menu

Governador convoca aprovados do cadastro de reserva da PM e alfineta opositores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira, 9, no Palácio Rio Branco, o governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), assinou o edital de convocação de 202 alunos soldados aprovados no cadastro de reserva do concurso da Polícia Militar (PMAC) de 2017, sendo 187 para os quadros da Polícia Militar e 15 para atuar na área da saúde da corporação. A convocação foi publicada na edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE).

CONFIRA A LISTA DOS CONVOCADOS AQUI

Anúncio

O governador Gladson Cameli afirmou, em seu discurso, que a convocação só foi possível com o apoio dos parlamentares da Assembleia Legislativa. Além disso, Cameli agradeceu o trabalho realizado pela equipe econômica do governo para que fosse cumprido mais uma promessa de campanha.

Em seu pronunciamento, o chefe do executivo cutucou a gestão do governo de Sebastião Viana que não fez a convocação do concurso feito em 2017. “Tinha que ser fiscal para fazer o concurso e não realizar o chamamento, tinham que pedir desculpas em público. Acabou o Gladson paz e amor, vamos comparar o Acre de agora com os últimos 4 anos. Os 4 anos passam e passam ligeiro”, declarou.

Por fim, Cameli criticou seus opositores. “Esse ano será um dos melhores. As maldades que acontece, vou responder com o bem nos próximos dias, vamos ter muitas novidades. Quem está falando asneira, está preocupado com a saúde? Não. Esse ano é nosso vestibular e o povo vai decidir”.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Paulo César Gomes, enfatizou que a corporação se deparou com uma defasagem que acontece desde 2015, onde foi a base para a convocação dos aprovados do cadastro de reserva. “Esse esforço será essencial na melhoria da segurança da população. Com esse reforço, teremos, em meados de maio, a entrega da primeira turma. Não será nada fácil no curso de formação”, ressaltou.

O secretário de planejamento e gestão, Ricardo Brandão, fez questão de enaltecer o esforço do governo em realizar o chamamento dos demais integrantes do cadastro de reserva da Polícia Militar, segundo ele, os novos convocados não irão ultrapassar o limite de Responsabilidade Fiscal. “Tivemos cuidado em olhar o parecer técnico. Observamos a vacância, mas isso ocorreu graças ao governador Gladson Cameli. Parabéns aos envolvidos, a Polícia terá um incremento de mais de 800 militares nos quadros da corporação.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado estadual Nicolau Júnior (Progressistas), relatou que o governo fez um grande esforço para fazer o chamamento dos demais integrantes do cadastro de reserva da Polícia Militar. “Vamos tornar o estado o melhor que o Acre já viu”.

O concurso da PM-AC foi lançado em março de 2017, ainda na gestão do ex-governador Tião Viana (PT), com 250 vagas para o cargo de soldado combatente no nível médio e técnico.

A validade do concurso da PM era de seis meses, a contar da divulgação do resultado final do certame, que ocorreu em junho de 2018. Porém, o prazo foi prorrogado por mais dois anos no mesmo mês. O concurso venceria em 2020, mas, devido à pandemia de Covid-19, uma lei, aprovada pelo governador em maio do ano passado, suspendeu os prazos de validade de concursos públicos já homologados e em fase de convocação dos aprovados no estado durante o período de calamidade.

Fotos: Sérgio Vale/ac24horas

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.