Menu

O que é Fies? Entenda a pergunta feita por Tiago Abravanel no BBB22

No time to distract, need work hard. Charming busy female entrepreneur in glasses and stylish outfit, sitting near dictionaries and laptop, working with internet, drinking warm tea to focus.
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um dos mais populares programas de acesso ao ensino superior, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), entrou em pauta no reality show Big Brother Brasil (BBB) 22, durante conversa entre os participantes Tiago Abravanel e Jessilane de Souza, nesse domingo (06). O desconhecimento de Tiago sobre o assunto chamou a atenção de pessoas que assistiram ao episódio e criticaram a fala na internet.


Enquanto explicava sua trajetória acadêmica, a professora Jessilane mencionou que contou com ajuda do Fies para concluir a graduação em Biologia. Nesse momento, Tiago indagou: “O que é o financiamento estudantil? Já ouvi falar, mas conta o que é”. 

Publicidade

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC), que concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas. Esse modelo de financiamento é dividido em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. 


De acordo com pesquisas da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), 40% dos brasileiros não têm condição de ingressar em uma faculdade e precisam de apoio através de programas de bolsa de estudo ou financiamento estudantil. Neste contexto, motivos financeiros aparecem como principal empecilho.


A enfermeira Elzirene Marques é especialista em Implementação de Unidades Covid em Fortaleza, capital do Ceará, e professora universitária e de nível técnico. É a primeira pessoa da família a se formar no ensino superior, e conseguiu o título de Bacharel em Enfermagem com ajuda do Fies. Ela é a primeira mulher a ser coordenadora administrativa de um hospital de campanha da Covid-19 em Fortaleza.  


“O Fies é muito importante. Imagine quantas pessoas querem se formar e passam pela mesma situação que eu passei. Meus pais não tinham condições de pagar uma faculdade para mim, a gente foi na luta, e graças à ajuda do Fies eu pude passar mais tempo com minha família e aliviar a rotina que era difícil quando eu precisava conciliar os três empregos para pagar a faculdade antes de conseguir o benefício da bolsa”, relembra.


Fies 2022: inscrições

As inscrições para o Fies 2022.1 serão entre os dias 8 e 11 de março. A divulgação do resultado está prevista para o dia 15 do mesmo mês. De acordo com o MEC, neste ano, o Fies irá ofertar 110.925 vagas, sendo que 66.555 estarão disponíveis no primeiro semestre e 44.370 vagas ficarão para o segundo semestre.


Para participar do processo seletivo do Fies é preciso ter a nota do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado a redação. 


O programa leva em consideração a renda familiar. Contudo, para participar desse processo o candidato precisa possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, igual a superior a um salário-mínimo ou até 3 salários-mínimos.


O bolsista parcial do Prouni poderá participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa, desde que se enquadre nas condições previstas no edital.


O Fies, assim como o Prouni, é realizado em chamadas no primeiro e segundo semestre e também possui lista de espera.


Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido