Menu

A encruzilhada da oposição

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A OPOSIÇÃO ao governo do Gladson Cameli vai ser dividida para a eleição de governador. A unidade passa longe. O senador Sérgio Petecão (PSD) riscou da sua cartilha a palavra desistência, e em qualquer cenário disputará o Palácio Rio Branco.


 David Hall, do CIDADANIA, também não pensa em desistir. A deputada federal Mara Rocha aguarda apenas a abertura da janela partidária em março, para entrar no PL, e anunciar a sua candidatura a governadora. 


O ex-senador Jorge Viana (PT), é a grande interrogação deste período de pré-campanha: atenderá o clamor dos seus aliados, que o querem como candidato a governador; ou sairá para o Senado? Nos dois campos, ele tem aparecido bem nas pesquisas. Vai deixar esta dúvida no ar até o início de abril, quando terá que colocar a sua candidatura na rua, seja para senador ou governador. 


O deputado Jenilson Leite (PSB) está tocando a sua campanha de olho nas negociações nacionais, para a formação de uma federação com o PT. Se o Jorge Viana sair para o governo, o deputado Jenilson Leite (PSB) ficaria sem espaço para continuar candidato. Teria que recuar, para uma possível candidatura a senador. 


O professor Nilson Euclides (PSOL), também está com a candidatura posta. Mas, nenhuma pedra deste complicado tabuleiro será mexida antes de se conhecer a decisão do Jorge Viana sobre a sua candidatura ao Senado ou ao governo. Este quadro não será modificado antes do início de abril. A não ser que ocorra um fato relevante no cenário, nada acontecerá até o PT dizer com que roupa vai para a festa da eleição estadual.


 Esta é a encruzilhada da oposição, para tentar chegar ao poder.


PLANO PRONTO


SENDO adotada a federação – que aglutinará o PT-PV-PCdoB e PSB – com as nove vagas para a Câmara Federal sendo rateadas entre esses partidos, o PT já tem o seu plano montado: lançará o deputado federal Léo de Brito (PT), como seu único candidato a federal. Não quer correr o risco de pulverizar os votos e não eleger ninguém.


SERIA CORRER PARA O ABRAÇO


TEM LÓGICA o raciocínio petista. Se dividir os votos entre vários candidatos, será o mesmo que colocar a bola na marca do pênalti, para a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) chutar no gol sem goleiro debaixo da trave.


GRATA SURPRESA


O PT tem pesquisa na mão, mas não revela. A única coisa que vazou foi o ex-prefeito Marcus Alexandre aparecer bem para o governo. Só que, o seu foco é a ALEAC.


ANGELIM FORA


AGORA não é mais especulação, o ex-prefeito Angelim (PT) não será candidato a deputado federal, já hipotecou apoio à reeleição do deputado federal Léo de Brito (PT).


NÃO SEI O MOTIVO


NÃO me perguntem qual é o motivo, mas a candidatura ao governo do deputado Jenilson Leite (PSB) não é vista pelos cardeais do PT, com bons olhos. A fonte é boa.


CENÁRIO DO OLIMPO


O ex-senador Jorge Viana (PT) não fala em público, mas com amigos mais próximos deixa antever que sonha com toda a oposição ao Gladson lhe apoiando para o governo.


SUA ELEIÇÃO COMO EXEMPLO


NAS conversas do prefeito Tião Bocalom com a senadora Mailza Gomes (PP), este tem lhe incentivado a manter a candidatura. Lembra que seus números nas pesquisas eram baixos, mas ganhou a eleição dos tidos favoritos.


JÁ TIVE PRESSA


O SENADOR Márcio Bittar (PSL) diz que já teve pressa, mas agora não tem mais sobre o apoio do governador Gladson à candidatura da Márcia Bittar ao Senado. Quero ver como vai ficar na frente, fala um enigmático Bittar.


DÁ PARA O GASTO


Wânia Pinheiro, Rafael Almeida, Maurício do Chalé, Luziel, Sérgio Torres, Mário Marcelo, Espiridião Junior, Pedro do Dayane, Ismael Muniz, são alguns dos nomes que podem estar na chapa do PTB para a ALEAC. Não é a oitava maravilha do mundo, mas dá para fazer de deputado.


A PORCA TORCE O RABO


MAS, para formar uma chapa competitiva a Federal, a porca torce o rabo. Será difícil a presidente Charlene Lima (PTB), conseguir encontrar nove nomes competitivos.


NÃO SOFREU UM TERÇO


O GOVERNADOR Gladson não pode reclamar dos perrengues que tem passado, não sofreu nem um terço do que sofreu o tio e ex-governador Orleir, que tinha contra ele uma feroz oposição e a imprensa em cima.


DEVERIA TER LEMBRADO


NÃO SEI quem redigiu o discurso do governador Gladson  lido na ALEAC, na abertura dos trabalhos, mas cometeu uma omissão, ao não mencionar que, grande parte dos recursos das obras da sua gestão, foram fruto do apoio da bancada federal, através das emendas parlamentares.


TEM MUITO É BLEFE


UM ativista político experiente, que transita bem nos bastidores, disse ontem ao BLOG que, o que há é muito blefe, e que nenhum partido tem chapa a Federal pronta.


VAI DEIXAR DOIDO


COM A SUA INDEFINIÇÃO, o Jorge Viana ainda vai deixar o presidente do PT, Cesário Braga, doido. O Cesário já se agarrou com São Expedito – o santo das causas impossíveis – para convencer o JV a disputar o governo.



PEDRA EM CIMA


A MARCAÇÃO do MPF já é forte contra a abertura da estrada Cruzeiro do Sul-Pucallpa (Peru), e se o Lula for eleito pode colocar uma pedra de 1 tonelada em cima do projeto. É um projeto que já surgiu morto.


DUAS BOAS NOTÍCIAS


DUAS boas notícias no meio político. As recuperações do deputado Whendy Lima e do vice-governador Major Rocha, que passaram baixo após cirurgias bariátricas.


GRANDE EXPECTATIVA


COM QUE candidato o União Brasil – partido que surgirá da fusão entre PSL e DEM, irá para presidente? É a grande expectativa, porque poderá ter reflexos profundos no estado, mudando a sua atual configuração de comando.


COMPASSO DE ESPERA


O PRESIDENTE do MDB, deputado federal Flaviano Melo, não deve anunciar tão cedo com qual candidato ao governo o partido marchará este ano. Pragmático, Flaviano vai querer ver como estará o cenário político bem mais na frente, antes de anunciar qualquer apoio.


FORA DE NEGOCIAÇÃO


SE HÁ um ponto sobre o qual o MDB não negocia é sobre a candidatura da deputada federal Jéssica Sales (MDB) ao Senado. Aguarda sua recuperação de um tratamento de Câncer de mama, para jogar a campanha na rua. A Jéssica somente não será candidata se ela não quiser. E, ponto!


FRASE MARCANTE


“Quando doar alguma coisa, dê o que de melhor há em você”. Mahatma Gandhi.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.