Acre confirma 302 novos casos e uma morte por Covid-19 em 24h

O estado do Acre confirmou 302 novos casos de infecção por coronavírus nesta quinta-feira, 27 de janeiro. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), o número de infectados subiu para 96.834 em todo o estado.
Um óbito foi registrado nesta quinta, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 suba para 1.861 em todo o estado. Trata-se de T.C.G, de 80 anos, natural de Rio Branco, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento do 2° Distrito no dia 24 de janeiro de 2022.
Até o momento, o Acre registra 271.692 notificações de contaminação pela doença, sendo que 174.487 casos foram descartados e 371 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 88.164 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 54 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.
Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Mesmo ainda sem oficializar se é candidato ao senado ou ao governo, o ex-governador e ex-senador Jorge Viana já está em campanha dentro do que permite a lei eleitoral. Nesta segunda-feira, 16, Viana foi às redes sociais criticar a situação de abandono em que se encontra a Biblioteca da Floresta, construída durante o seu governo e que já foi um dos cartões postais da capital acreana.
A Biblioteca da Floresta sofreu dois incêndios nos últimos dias e sua estrutura está comprometida, necessitando de uma completa reforma.
Jorge Viana disse em um vídeo ser difícil expressar a dor de ver o espaço abandonado e usou o termo “referência” para citar a biblioteca. “O abandono aqui é uma afronta a dignidade, a educação, a cultura, nós fizemos essa biblioteca com muito amor, esse prédio virou uma referência na Amazônia, no Brasil e no Mundo. Implantamos aqui uma das bibliotecas mais modernas no Brasil. Onde estão os gestores da educação?”, perguntou o petista.
Viana usou imagens da inauguração do espaço para fazer o comparativo com as atuais condições e escreveu ainda nas redes sociais que na sua opinião o Acre vai precisar renascer das cinzas. “Muitos acreanos e acreanas que um dia imaginaram um futuro melhor para todas as gerações, ainda querem trabalhar para reconstruir, recuperar e fazer brilhar novamente nossa história e nosso patrimônio. Nosso estado vai ter que renascer, literalmente, das cinzas. É por isso que estou decidido a buscar um mandato para ajudar a mudar essa situação. A luta será longa e difícil, mas venceremos”, afirmou.

O pré-candidato a governador do Acre pelo PSB, deputado estadual Jenilson Leite, tem se dedicado a conhecer as plantações agrícolas de moradores da zona rural de Rio Branco. Uma das propriedades que visitou foi a do ex-secretário de Produção e Agroindústria, José Carlos Reis, onde ele mantém, 3m 15 hectares de terra, plantações de banana, açaí e café.
Além das cultivares, Reis pretende ainda desenvolver a criação de abelhas. No caso do açaí, ele cultiva o nativo e o de plantação, modelo de desenvolvimento que Jenilson aposta como saída econômica para o Acre. Algo que já ocorre no estado do Pará, onde o pré-candidato esteve recentemente, e gera uma economia de cinco bilhões reais, resultando em uma boa participação no Produto Interno Bruto (PIB).
Na conversa com o pré-candidato, o produtor agradeceu a visita. “O Jenilson é um amigo de longas caminhadas, e é uma pessoa que pensa no Acre mais produtivo e mais desenvolvido, com a participação dos pequenos produtores que possuem as maiores propriedades. E o Jenilson é um político atualizado com esse tema, buscando resolver esses problemas da agricultura familiar através da política. O Jenilson é um dos políticos que está nos bons caminhos”, diz o ex-secretário, que aposta na capacidade de crescimento do Acre a partir do setor agrícola.
Entendendo a importância da agricultura e pecuária, Jenilson Leite tem percorrido o Acre e outros estados para conhecer as formas de produção agrícola para construir um plano de Governo que possa colocar o estado do Acre no caminho do desenvolvimento. Para ele, que também é técnico em agropecuária, a agricultura foi e continua sendo um dos principais setores da economia brasileira. O setor agrícola tem produzido a maior parte do produto nacional bruto e é através dele que é gerada uma grande parte das oportunidades de emprego e exportação.
“Nos últimos anos o nosso setor produtivo voltado para a agricultura não avançou, temos uma participação tímida desse setor, assim como a pecuária que hoje representam, juntos, apenas 8% do PIB acreano”, observa Leite.
O pré-candidato ainda destacou que José Carlos Reis vai ajudá-lo na construção do plano de Governo. Com sua experiência como gestor e como produtor, poderá contribuir muito nessa área.
“O Reis é um amigo nosso que muito contribuiu com o Acre, desde quando esteve à frente da SEPA e da Secretaria de Pequenos Negócios, e hoje aposta na agricultura familiar como forma de geração de renda. Agradeço por estar se colocando à disposição para auxiliar no projeto de Governo, na parte do setor agrícola. Para gerar emprego, o Estado precisa de investimentos no setor agrícola. Quando dermos o apoio necessário aos pequenos produtores, com ajuda na mecanização, incentivos fiscais e capacitação técnica, vamos conseguir avançar “, afirma Leite.

A coluna Radar, assinada pelo jornalista Robson Bonin, e uma das importantes colunas políticas da Revista Veja publicou uma nota nesta segunda-feira, 16, onde o presidente do PSD, Gilberto Kassab, teria declarado que deve priorizar recursos para duas candidaturas no estado, que teriam chances de vencer nas próximas eleições.
Uma delas é de Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte, que renunciou ao cargo no mês passado para disputar o governo de Minas Gerais. O outro, é o senador acreano Sérgio Petecão, pré-candidato ao governo do Acre.
De acordo com a coluna, os outros projetos estaduais do PSD já têm recursos garantidos ou não têm chances.

Pelo terceiro dia consecutivo no início dessa semana, o estado do Acre não registrou novos casos de infecção por coronavírus. Nesta segunda-feira, 16 de maio, o número de infectados permanece de 124.970 em todo o estado. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), nenhum óbito foi notificado nesta segunda, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça 2.002 em todo o estado.
Até o momento, o Acre registra 327.135 notificações de contaminação pela doença, sendo que 202.161 casos foram descartados e 4 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 122.929 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 3 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.
Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.
-
AGORA É LEI!
Vigilantes e atiradores esportivos vão ter direito a porte de arma
-
LAVOU A ALMA
Gladson toma chá de Ayahuasca com os índios e diz que vai ganhar eleição no 1º turno
-
ASSISTA AO VÍDEO
No Acre, mãe e filho vivem drama de enfrentar o câncer e não ter apoio para tratamento
-
Destaque 2
Caso Jonhliane: Advogados de Alan Lima dizem que investigação policial foi mal feita, parcial e seletiva
-
Destaque 6
Promotor diz que defesa de Alan Araújo difama delegado
-
Acre
Gladson participa de culto evangélico na sexta-feira 13
-
descubra seu talento
Escola de Música do Acre abre 640 vagas para diversos cursos musicais na capital
-
COMPANHEIROS ESQUECIDOS
Nenhum petista do Acre foi convidado para o casamento de Lula e Janja que será no dia 18