Menu

No Acre, Ômicron faz média de casos sair de 3,3 para 440 desde 1º de janeiro de 2022

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Alavancada pela variante Ômicron, a 3ª Onda da Covid-19 no Acre saiu de 3,3 casos na média móvel de 7 dias em 1º de janeiro para 440,6 casos (média móvel 7 dias por 100.000 habitantes) no dia 23.


Para efeito de comparação, em 2021 a média móvel foi de 14,3 casos por 100.000 habitantes.

Publicidade

Os dados são do painel “Redes sociais e Covid-19 – sintomas e comportamentos dos internautas”, mantido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).


O painel usa os resultados da Pesquisa de Sintomas Mundiais Covid-19, uma parceria entre o Facebook e instituições acadêmicas (University of Maryland e Carnegie Mellon University). Uma amostra de usuários do Facebook é selecionada diariamente com o uso de uma metodologia de amostragem capaz de otimizar a escolha dos participantes (desenho amostral) para que os respondentes representem melhor a população-alvo para reduzir a falta de resposta e o viés de cobertura.


O questionário aborda tópicos como, por exemplo, sintomas, comportamento de distanciamento social, aceitação de vacinas, problemas de saúde mental e restrições financeiras. Mais de meio milhão de respostas são coletadas diariamente, sendo que no Brasil já foram coletadas mais de 5 milhões de respostas desde abril de 2020, sendo mais de 10 mil por dia. O número de respostas é afetado conforme o número de usuários no local analisado.


O painel fornece a visualização diária dos casos notificados de Covid-19 e as médias móveis (7 dias) do percentual de pessoas que relataram sintomas semelhantes aos da Covid-19 (definido como febre junto com tosse, falta de ar ou dificuldade para respirar). Os sinais de mudanças na tendência da pesquisa de sintomas têm se mostrado com potencial para prever o aumento de casos de forma antecipada, o que é muito útil visto que temos um atraso considerável no registro de casos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido