Menu

Rede convida Marina Silva para ser candidata a deputada federal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em busca de garantir o acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda no rádio e na TV, dirigentes da Rede Sustentabilidade convidaram a ex-senadora Marina Silva para disputar o cargo de deputada federal por São Paulo. Ex-ministra do Meio Ambiente na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Marina foi três vezes candidata à Presidência da República e é vista como um quadro estratégico para atrair os votos necessários para a sigla atingir a cláusula de barreira nas eleições deste ano.


Na última disputa ao Palácio do Planalto, a ex-senadora terminou em oitavo lugar, com 1% dos votos válidos. O desempenho foi bem abaixo das eleições de 2014, quando Marina ocupou a terceira posição com 22,1 milhões de votos, o equivalente a 21,32% dos eleitores. Aliados de Marina acreditam que ela tem boa entrada em São Paulo, onde recebeu 5.761.174 de votos, em 2014, e 262.050, em 2018.

Publicidade

— A candidatura da Marina é uma vontade de todo o partido, tanto da executiva nacional quanto da direção de São Paulo. Pensando na legenda, teremos uma grande ajuda no cumprimento da cláusula de barreira, já que ela é uma liderança expressiva que disputou três vezes a Presidência e é defensora do meio ambiente, pauta que foi desmontada pelo governo Bolsonaro. Seria muito positivo para o partido — disse Giovanni Mockus, porta-voz da Rede Sustentabilidade em São Paulo.


A ex-senadora Heloísa Helena, porta-voz nacional da Rede, também ressaltou a atuação na área ambiental como um dos motivos para Marina ser candidata à Câmara:


— Estamos trabalhando muito para garantir a presença dela (Marina) no Congresso Nacional, para representar como deputada federal a linha programática que justifica a existência da Rede, como partido. Não somos os primeiros, nem os únicos, mas temos a maior liderança política na área (ambiental) e sua presença no Congresso é essencial — afirmou ela.


Em nota, Marina disse que ainda não tem uma decisão sobre o assunto, mas continua avaliando qual é a melhor forma de dar sua contribuição “para a difícil realidade política do país”.


Segundo Mockus, o partido espera uma resposta para os próximos 30 dias.


— Ela está estudando os números, as votações que teve no estado para a Presidência e conversando com pessoas de seu entorno. Ainda é um momento de avaliação, mas só de estar pensando é um indicativo.


Federação também sob análise

A candidatura de Marina é vista por dirigentes partidários como uma importante estratégia para atingir a cláusula de barreira, mecanismo adotado para reduzir a fragmentação partidária no país — o lançamento é tido como importante ainda que saia do papel a federação com o PSOL, outro mecanismo em análise para ajudar a superar o piso necessário.


Pela regra, ficam sem acesso aos recursos dos fundos partidário e eleitoral e ao tempo de propaganda eleitoral toda legenda que não conseguir pelo menos 2% dos votos válidos na eleição para a Câmara dos Deputados, distribuídos em um terço das unidades da federação, com 1% dos votos válidos em cada uma delas. Outra opção para não ficar sem os recursos é eleger pelo menos 11 deputados, distribuídos em um terço das unidades da federação.


Além da candidatura de Marina, a Rede também costura uma federação com o PSOL para manter o partido vivo. A última reunião entre as duas legendas ocorreu na semana passada, após encontro entre o senador Randolfe Rodrigues (Rede), o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, e o pré-candidato do PSOL ao governo de São Paulo, Guilherme Boulos. O principal entrave entre as duas siglas é o apoio a Lula no primeiro turno, movimento que a Rede não deve fazer e o PSOL ainda avalia.


Este ano, além de ser cotada para disputar a Câmara dos Deputados, a ex-senadora também foi citada como uma possível vice na chapa do ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT). Até agora, no entanto, lideranças da Rede dizem que não houve um convite formal ao partido ou mesmo pedido de reunião. Marina ainda não se manifestou sobre o assunto.

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido