Conecte-se agora

Prefeitura de Mâncio Lima inaugura UBS em terra indígena

Publicado

em

A prefeitura de Mâncio Lima inaugurou na última sexta-feira , 21, uma Unidade Básica de Saúde, Porte I, na Terra Indígena Nukini. Moderna e equipada, a UBS irá atender também os indígenas da etnia Nawa e as demais comunidades ribeirinhas localizadas no entorno da aldeia.

O investimento foi de R$ 726 mil, recursos oriundos do Ministério da Saúde.

A Unidade de Saúde está totalmente equipada e será gerenciada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI Alto Rio Juruá. O local passa a contar com atendimento odontológico, médico, enfermeiro e laboratório para diagnóstico de malária.

Durante a entrega da UBS o prefeito Issac Lima ressaltou que construção da UBS foi um desafio para a gestão e para a empresa responsável. “A Terra Indígena fica distante cerca de seis horas de barco da cidade e a construção demandou uma logística de transporte de material e mão de obra, exigindo dos construtores seguirem a dinâmica das águas do rio e da estação meteorológica”, relatou lembrando que a prefeitura já construiu outras Unidades de Saúde no município.

“Já construímos seis, todas de Porte I, equipadas com profissionais e equipamentos. Sabemos da necessidade deste povo em ter um posto maior e mais moderno, para garantir comodidade, conforto e melhor atendimento em saúde. É uma UBS que não vai beneficiar somente o povo Nukini, mas o povo Nawa e os ribeirinhos que estão às margens do Rio Moa”, lembrou.

A Terra Indígena Nukini, com uma população estimada em 700 habitantes, tem uma área de pouco mais de 27 mil hectares, integra um dos mais importantes mosaicos de áreas protegidas do Brasil e do mundo, sendo contígua ao Parque Nacional da Serra do Divisor. As famílias Nukinins estão distribuídas ao longo dos igarapés Timbaúba, Meia Dúzia, República, Capanawa e na margem esquerda do rio Môa.

 

O cacique da Terra Indígena Nukini, Paulo Almeida, agradeceu pela UBS. “Esta UBS é fundamental para o nosso povo e inicia um novo momento para nossa aldeia. Temos agora um espaço melhor, bonito e novo e queremos seguir com essa parceira com a prefeitura e demais órgãos que tragam melhoria para nós”, citou.

O Cacique da Terra Indígena Nawa, Railson Carneiro, também destacou os benefícios da unidade. “Sei que este posto também vai servir para nós, com uma equipe excelente, melhor atendimento, com uma estrutura melhor do que já tínhamos. Quem ganha somos nós, durante toda minha vida nunca tinha visto uma obra dessa chegar até nós, e isso mostra o compromisso e respeito que o prefeito Isaac tem com as comunidades indígenas e ribeirinhas”, ressaltou.

A unidade será gerenciada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI Alto Rio Juruá. Iglê Monte da Silva, coordenadora distrital cita a importância da parceria entre o munícipio, por meio da Secretaria de Saúde, e o Distrito.

“O usuário terá um atendimento humanizado, de qualidade, com consultório odontológico, atendimento médico e de enfermagem com mais privacidade para a população. A parceria entre o Munícipio, por meio da Secretaria de Saúde, e o DSEI é muito importante e juntos podemos fazer diferente e realizar atendimento de saúde de qualidade, não só para as populações indígenas, mas para os ribeirinhos que estão no entorno”.

Vereadores de Mâncio Lima participaram da inauguração que contou com uma apresentação de danças e músicas da etnia Nukini.

Na rede

Margaridas e Garis recebem homenagem e entrega de uniformes e equipamentos em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

No dia 16 de maio comemora-se em todo país o Dia do Gari. O objetivo da data é lembrar desses profissionais muitas vezes ‘invisíveis’, mas cujo trabalho é determinante para a qualidade de vida e autoestima das cidades e dos cidadãos todos.

Foi com essa intenção que a prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou nesta segunda-feira, uma homenagem especial a estes profissionais. Além do café da manhã com a presença do prefeito Zequinha Lima, com o Secretário de Meio Ambiente Ygoor Neves e equipes do setores de limpeza, no ato também foi realizada a entrega de equipamentos e uniforme que visam facilitar o trabalho e valorizar os profissionais.

“Aqui estão 150 mil reais de investimento sendo entregues na forma de fardamento, Equipamentos de Proteção Individual, roçadeiras e kits de limpeza. Aqui temos os servidores sendo contemplados, dignificados, pois é graças ao trabalho desses profissionais que temos um potencial estético mais agradável para cidade. Estamos valorizando com bota, calça, chapéu árabe, camisa e etc, a esses profissionais das quais depende a dignidade para Cruzeiro do Sul”, falou o secretário municipal de meio ambiente Ygoor Neves.

Para o ex-gari e hoje motorista do caminhão de limpeza, Paulo Sérgio, essa dada tem um significado muito importante.

“Para nós, é uma consideração, porque antes nós não éramos vistos. Essa valorização agora vem crescendo e é gratificante. Tem crescido também a união entre nós o que é uma grande alegria. Estamos sendo olhado, considerado, isso faz a gente se sentir respeitado. O prefeito está o lado de quem está lhe ajudando e com isso a cada dia a gente fica mais satisfeito, com mais vontade de trabalhar. Isso está sendo um acolhimento. Estamos alegres limpando para ajudar em tudo na cidade. É isso que temos colocado nossas vidas”, disse Paulo Sérgio.

Sirléia da Cruz contou que sente-se orgulhosa em trabalhar como margarida, e levar o sustento para família.

“É uma felicidade para todos. No início, na cidade não tinha o Dia do Gari, depois foi criado o dia do Garis e das Margaridas. Estamos felizes porque é uma data em que o prefeito está dando fardas novas e equipamentos para todos. É importante ser reconhecido pela cidade. Precisamos desse olhar por nós, alguém que olhe pela gente. Levantamos todos os dias de madrugada para trabalhar e dar alimento para meus filhos. Esse trabalho começou com minha mãe e estou feliz pelo trabalho em equipe, os chefes tratam bem, são humildes. Estamos muito felizes”, disse Sirléia da Cruz Gomes, margarida da prefeitura há oito anos.

O prefeito Zequinha Lima destacou a satisfação em ter uma proximidade com a classe e falou a importância em reconhecer o trabalho dos garis na sociedade.

“Não conseguiríamos fazer o trabalho de limpeza que estamos fazendo hoje na cidade se não fosse o trabalho dos garis, temos a obrigação de reconhecer esse trabalho. São pessoas que acordam cedo, de madrugada para seu trabalho, e que não perdem o entusiasmo. Fazem porque gostam. O Dia do Gari é um dia para homenagear todos aqueles que limpam nossa cidade. Além do café da manhã estamos entregando equipamentos para cada um deles, para valorizar com equipamentos, camisa, calça, sapato, chapéu com proteção para o dia a dia, roçadeiras novas etc. É o trabalho desses profissionais que faz a gente se sentir bem na nossa cidade de Cruzeiro do Sul”, disse o prefeito Zequinha Lima.

Continuar lendo

Na rede

Porto Walter conclui reformas e entrega oitava escola na zona rural

Publicado

em

O prefeito de Porto Walter, César Andrade, e seu vice, Guarsônio Melo, entregaram nesse domingo, 15, uma escola na Comunidade Foz do Natal, no Alto Juruá, zona rural do município.

A escola leva o nome de Raimunda Pereira Fernandes, professora que dedicou toda sua vida aos avanços da Educação na zona rural com 35 anos de serviços prestados no município. A inauguração marca a conclusão das reformas e melhorias de todas as escolas do Beiradão do Alto Juruá, com ordens de serviços expedidas este ano.

“Estamos inaugurando a escola da Foz do Natal, que é a oitava construída em nosso mandato. Também recuperamos todas da zona rural e urbana para o início do ano letivo. Meu vice-prefeito e eu estamos de mãos dadas, junto dos nossos vereadores e garanto, que outros benefícios virão”, disse o prefeito.

Também estiveram presentes familiares da homenageada, a Coordenadora do Núcleo da SEE, Fabiana Pedrosa, e os vereadores Robson Rodrigues, Rosildo Cassiano, Cleide Silva, Nego do Temista e Belo.

Os investimentos feitos pela prefeitura na Educação ao longo de um ano e quatro meses de gestão do prefeito César Andrade, resultaram em construção e reformas de escolas, instalação de internet e Wi-fi nas Unidades de ensino, processos seletivos para contratar professores, abono salarial e reajuste do Piso do Magistério.

Continuar lendo

Na rede

Dez anos depois do crime, homem é preso por matar outro a facadas

Publicado

em

A Policia Civil de Mâncio Lima prendeu nesta segunda-feira, 16, A. S. de L. , de 47 anos de idade, acusado pelo crime de homicídio na Comunidade Timbaúba, às margens do Rio Môa, em Mâncio Lima, ocorrido há 10 anos. O processo foi instaurado e após transitado em julgado, a justiça sentenciou o acusado a 19 anos de prisão.

A vítima, Durval Cardoso, de 40 anos, foi morta a facadas. Após a prisão feita pelo delegado José Obetânio, o acusado foi conduzido à Delegacia Geral do município e posteriormente será levado para o presídio Manoel Neri, já em Cruzeiro do Sul.

Continuar lendo

Na rede

Procissão de Nossa Senhora da Glória voltará a ser realizada no Juruá após 2 anos de pandemia

Publicado

em

A Diocese de Cruzeiro do Sul confirmou que voltará a realizar este ano a secular Procissão de Nossa Senhora da Glória, padroeira do município, que está marcada para ocorrer no dia 15 de agosto, que não acontecia desde 2020 por causa da pandemia de Covid-19.

Este será o 104° Novenário em homenagem à Santa, a mais tradicional festa religiosa do Vale do Juruá, que em 2019 atraiu cerca de 40 mil pessoas. O Novenário será realizado de 5 a 15 de agosto.

Haverá também as tradicionais missas e novenas, bingos, show de encerramento e a Feira de Empreendedores, realizada em parceria com o Sebrae. Durante a pandemia, a Diocese realizou carreatas para marcar o dia de Nossa Senhora da Glória, mas as atividades religiosas, sociais e econômicas do Novenário foram suspensas.

A procissão faz parte do Novenário de Nossa Senhora da Glória. No dia 15, o dia dedicado à Santa, é feriado municipal. O tema do Novenário, trajeto da procissão, logomarca, horário de missas e novenas e demais detalhes, será divulgado pela Diocese no dia 5 de junho.

“Em nome de Jesus e Nossa Senhora faremos um retorno extraordinário”, cita Lizane Negreiros, organizadora do evento. Em 2019, o Novenário foi encerrado com o show da cantora Eliana Ribeiro.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!