Conecte-se agora

Morre idosa que foi atropelada na estrada do Novo Calafate

Publicado

em

Francisca Santos da Silva, 71 anos, lutou pela vida durante um mês em uma UTI do pronto-socorro de Rio Branco, mas não conseguiu superar as sequelas do atropelamento que sofreu em 22 de dezembro, na estrada do Novo Calafate, na rotatória de um posto de combustível.

A idosa faleceu vítima das diversas sequelas que teve após ser atropelada, inclusive com amputação de uma perna que foi esmagada.

Familiares e amigos de Francisca ainda se mostram desolados e cobrando justiça no caso. O atropelamento foi filmado por câmeras de segurança e mostram o momento do atropelamento, quando o condutor deixa o local sem prestar socorro à idosa.

A revolta de quem conhecia Francisca é que o motorista, que não teve o nome revelado, disse em depoimento que estava apenas a 40 quilômetros por hora.

A família aguarda a chegada de outros parentes que não moram em Rio Branco para iniciar o velório que acontece na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na Travessa Caramuru, Abrahão Alab.

Acre

Rio Acre estabiliza em Xapuri e vazante é aguardada ainda hoje

Publicado

em

Por volta das 9 horas da manhã desta quinta-feira, 30, o Rio Acre estabilizou em Xapuri. Até a última medição, feita às 11 horas, o nível se mantinha em 15,54 metros, apenas 3 centímetros da cota da enchente de 2012.

A cidade enfrenta sérios problemas de falta de água potável para toda a população e energia elétrica em alguns bairros. O Saneacre mobiliza esforços para resolver o problema da água.

Dois bairros, Sibéria e Braga Sobrinho (Bolívia), estão isolados e mais de 200 famílias estão desalojadas ou desabrigadas. A região central da cidade tem vários pontos inundados, com rua do comércio já começando a ser ultrapassada.

A expectativa, no entanto, é de que a vazante comece a acontecer a partir da tarde desta quinta-feira para trazer um maior alento para a população que sofre diversos efeitos da enchente.

Continuar lendo

Acre

Aumenta atendimento na UPA do 2º Distrito por síndromes diarreicas

Publicado

em

A UPA do 2° Distrito, unidade de referência para atendimento da população vítima de alagamentos, registrou aumento no atendimento de pessoas com síndromes diarreicas, síndromes respiratórias e traumas como torção e cortes.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Acre, a unidade recebeu reforço com o aumento de 11 leitos de observação. Quatro médicos estão de plantão no atendimento ambulatorial, dois na emergência clínica e traumática.

Já na UPA da Sobral, o atendimento é normal. Quatro médicos atendem ambulatório e um na emergência.

A água contaminada das alagações apresenta alto risco de transmissão de doenças, por isso não utilizá-la e não ingeri-la é fundamental. Pessoas que entraram em contato com alagamentos ou inundações devem ficar atentas a sintomas como dor de cabeça, dor no corpo e náuseas, sintomas comuns à leptospirose, hepatite A, febre tifoide e diarreia.

Principais doenças associadas a alagações:

Leptospirose: doença infecciosa grave causada pela bactéria Leptospira, eliminada principalmente pela urina dos ratos. A transmissão acontece por meio de contato com água ou lama contaminada. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dor na panturrilha, fraqueza, sangramentos na pele e mucosa e insuficiência renal. Em 2011 houve 115 casos e em 2012, 103. Neste ano, há 17 registros até o momento.

Diarreia: pode ser causada por vírus ou bactérias. Ingestão de água ou alimentos contaminados são os maiores vilões. Fezes moles, aumento do número de evacuações, dor de barriga, vômito, náuseas e febre podem indicar a doença.

Febre tifoide: causada por bactéria e está relacionada a condições ruins de saneamento básico e higiene pessoal. É transmitida por meio de água e alimentos contaminados com fezes e urina de pessoas com a doença. Febre alta, dor de cabeça, mal-estar, falta de apetite, intestino preso ou diarreia estão entre os principais sintomas.

Hepatite A: é uma doença que atinge o fígado, transmitida por meio de água ou alimentos contaminados. São sintomas da hepatite A: perda de apetite, febre, dores de cabeça, dor abdominal, mucosas e pele com cor amarelada e fezes brancas.

Continuar lendo

Acre

No DNIT, senador Alan Rick volta a pedir recuperação da BR-364

Publicado

em

Preocupado com a situação das rodovias federais, o senador Alan Rick (União/AC), parlamentares da Bancada Federal, prefeitos e vereadores do Juruá, se reuniram nesta quinta-feira, 30, com o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão. No encontro, o principal assunto tratado foi a necessidade de medidas emergenciais para recuperação das estradas no Acre, principalmente, da BR-364.

Com as chuvas, as erosões comprometem ainda mais o tráfego na rodovia que interliga os municípios e o estado ao restante do país. No dia 19, o Acre chegou a ficar isolado, via terrestre, após desbarrancamento nas laterais e buracos se abrirem no Km 1033, em Extrema/RO. A interdição durou três dias e após novas chuvas um outro trecho, o do KM 102, se rompeu e os acreanos seguem tendo que usar acesso alternativo pela AC-40 para seguirem viagem para Porto Velho -RO. A viagem de Rio Branco a Cruzeiro do Sul também não tem sido fácil. Acreanos levam pelo menos 16h no trajeto com muitos buracos e erosões.

“O DNIT nos ouviu e se comprometeu a realizar uma nova licitação na próxima semana e avaliam, inclusive, decretar situação de emergência, o que vai agilizar as licitações e contratações das empresas para que as obras sejam feitas o mais rápido possível,” disse Alan Rick.

O senador acrescentou: “Tratamos também da ponte de Rodrigues Alves. O diretor nos informou que os técnicos estão trabalhando para concluir o anteprojeto da obra para dar início ao processo licitatório e contratar uma empresa para iniciar os trabalhos, esse ano, uma vez que R$ 41 milhões já estão garantidos no Orçamento da União, fruto da articulação da Bancada Federal”.

Também participaram da reunião, os senadores Márcio Bittar (União Brasil) e Sérgio Petecão (PSD); os deputados federais Socorro Neri (PP), Roberto Duarte (Republicanos) e Zezinho Barbary (PP); os prefeitos Zequinha Lima (PP), de Cruzeiro do Sul e Jailson Amorim (PROS), de Rodrigues Alves, e os vereadores Tiago Matos (PROS), presidente da Câmara de Rodrigues Alves, Luciene Mesquita (MDB) e Paula Paixão (MDB) também de Rodrigues Alves e o coordenador da Associação de Municípios do Acre (AMAC), Marcus Lucena.

“Estamos todos unidos trabalhando para garantir essas obras fundamentais para a região do Juruá e para o povo do Acre”, finalizou o senador Alan Rick.

Continuar lendo

Acre

Defesa Civil alerta para chuvas e ventos intensos no Acre

Publicado

em

A Defesa Civil de Rio Branco publicou um alerta de chuvas e ventos intensos para hoje, 30 e amanhã, 31.

Segundo o comunicado, o alerta é válido para todo o território acreano e Rondônia, e ainda áreas do Amazonas, Amapá, Pará, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

No Acre, o acumulado de chuvas pode chegar a 100 milímetros com ventos de até 100km/h.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas