Menu

Infectologista defende imunização imediata de crianças no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O médico infectologista Thor Dantas usou as redes sociais nesta sexta-feira, 21, para alertar aos pais ou responsáveis pelas crianças abaixo dos 11 anos de idade sobre os riscos da infecção da Covid-19.


De acordo com o especialista, o problema do COVID-19 em crianças tem sido subestimado por muitos por compará-las erroneamente com adultos. “Devemos comparar crianças com crianças. Isso é o que faz sentido”, disse.

Publicidade

Dantas destacou que o coronavírus se tornou a principal causa de morte por ‘doença imunoprevenível’ na Pediatria, vitimando 2500 crianças e adolescentes (0-19 anos), já na faixa de 5-11 anos foram 300 mortes (13 mortes/mês em dois anos de pandemia), “Além dos milhares de internações e os quase 1500 casos da temida Síndrome inflamatória multissitêmica, com mais óbitos e sequelas neurológicas e cardiovasculares”, escreveu.


Thor ressaltou que cerca de 6% da população infantil no país possui alguma doença crônica grave, com alto risco de complicação pela COVID e, por essa razão, defendeu a imunização imediata para evitar mais mortes. “Essas crianças precisam ter acesso imediato à vacina! Além de extremamente eficazes entre crianças, as vacinas são também muito seguras”.


Por fim, o médico frisou que o risco de qualquer uma das complicações da vacina é menor do que o que ocorre com a infecção natural pela Covid-19. “Em especial a miocardite, complicação mais temida e associada à vacina de RNA, ocorre em crianças de 5-11 anos numa frequência de cerca de 4-8 casos/milhão de doses, enquanto no COVID ocorrem 40 casos/milhão de infectados.


Não há dúvida do benefício. Com duas vacinas de plataformas diferentes, inclusive, é possível identificar perfil de pacientes que eventualmente mais se beneficiem de uma ou de outra”, encerrou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido