Jarude protocola pedido de investigação para apurar dinheiro repassado à empresas de ônibus

Após a paralisação dos serviços pelas empresas de ônibus em Rio Branco, o vereador Emerson Jarude (MDB) resolveu protocolar na manhã desta segunda-feira, 17, no Ministério Público do Estado do Acre o pedido de uma investigação do repasse de R$ 2,4 milhões dado pelo prefeito Tião Bocalom às empresas responsáveis, com aprovação da Câmara Municipal de Rio Branco.
De acordo com o parlamentar, no documento também foi protocolado uma Ação Civil com pedido de providência do órgão controlador para imediata solução para o caos no transporte coletivo. “É inaceitável a omissão e irresponsabilidade com que está sendo tratada a crise no transporte coletivo do município. Prefeito, entenda que eu posso aguentar mais três anos de indiretas e chiliques seus. Agora, a população não pode e não precisa aguentar um serviço de péssima qualidade, caro e que por sinal está há dois dias sem ser fornecido”, ressaltou.
Por fim, Jarude solicita que a prefeitura de Rio Branco possa abrir novos editais para contratação de novas empresas para operar na cidade, além disso, ele sugeriu a contratação de vans para amenizar os impactos causados pela inoperância dos empresários aos usuários.
Cotidiano
Ruas dos bairros Preventório e Ivete Vargas terão obra de 180 dias a partir de quinta (23)

A Prefeitura de Rio Branco anunciou por meio da secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), que a partir desta quinta-feira, 23, dará início ao processo de recapeamento dos trechos das ruas São Paulo e Princesa Isabel, nos bairros Preventório e Ivete Vargas, próximo ao posto de gasolina.
Após o recapeamento das ruas citadas, as intervenções seguirão para as ruas Rio de Janeiro e Minas Gerais. A previsão de execução para cada trecho é de aproximadamente 180 dias. O secretário da Seinfra, Cid Ferreira, pediu compreensão e paciência daqueles que moram nas redondezas e garantiu que o resultado será satisfatório.
“A prefeitura fará a intervenção naquele local com um maquinário pesado. É uma obra semelhante à realizada na avenida Ceará, naquela mesma situação, portanto, pedimos a paciência dos moradores”, disse o secretário.
Cotidiano
FIEAC apoia realização da Xapuri Rural Show
Governo e outras instituições do setor produtivo também são parceiros da feira que acontece neste fim de semana

A Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), o Governo do Estado e outras instituições do setor produtivo, como Federação da Agricultura e Pecuária (FAEAC) e Sebrae são parceiros na realização da primeira edição da Xapuri Rural Show, feira que acontece neste fim de semana, nos dias 24, 25 e 26 de junho, no Polo Industrial de Xapuri.
Representantes de instituições parceiras e do Governo do Acre estiveram reunidos na tarde de terça-feira, 21, para discutir detalhes do evento. Estiveram presentes o presidente da FIEAC em exercício, João Paulo Pereira; os secretários de Estado Assurbanípal Mesquita (Seict); Edivan Azevedo (Sepa); o presidente da FAEAC, Assuero Veronez; Mauro Marcelo, do Senar; a diretora-técnica da Casa Civil, Glória Melo, e o consultor do Sebrae, Clóvis Consoli; remotamente, participou a presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Xapuri, Audilena Novaes.
João Paulo Pereira destaca que o Sistema FIEAC levará para a feira a Unidade Móvel de Marcenaria do SENAI. “Estamos felizes por participar deste evento que será muito importante para Xapuri e região. Haverá muitas atrações e rodadas de negócios, reunindo empresários, produtores rurais e acreditamos que será uma feira de sucesso”, frisou.
Para o secretário Assurbanípal Mesquita, o estado contribui para a promoção da Xapuri Rural Show visando aquecer a economia do município, gerando negócios, postos de trabalho e renda. Já o titular da Sepa, Edivan Azevedo, ressalta que o evento demonstra que a vocação do município como um todo é agricultura e pecuária. “Ou seja, o agronegócio e a Xapuri Rural Show vêm selar esse compromisso do Governo do Estado em apoiar a iniciativa privada, quer seja na produção como também nos eventos”, acrescentou.
A primeira edição da Xapuri Rural Show terá início nesta sexta-feira, dia 24, às 13h, com uma cavalgada. A programação do evento inclui rodeio, motocross, prova de laço, palestra, encontros empresariais e rodada de negócios, prova de ciclismo, concurso de rainha do rodeio, shows musicais e outras atrações.
Assessoria FIEAC

A Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) promoveu palestras nessa semana em alusão ao mês do Meio Ambiente em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC). No entanto, afirmou ao portal Agência de Notícias do Acre que ainda não iniciou as ações referentes ao cronograma de o combate ao desmatamento e queimadas.
Ainda assim, o órgão garante que essas execuções serão realizadas ainda neste mês de junho. O governo informou que todas as secretarias estaduais estão orientadas a monitorar e coibir as ações de queimadas, desmatamentos e outras possíveis infrações ambientais.
As palestras ministradas sobre Sistema de Comando de Incidente Aplicado pelo CBMMS nos Incêndios Florestais no Pantanal e Fogo no Pantanal: Prevenções, Combate e Desenvolvimento Sustentável, tiveram objetivo de apresentar medidas de prevenção e combate, além da exemplificação de práticas sustentáveis.
O tenente Freitas Filho, do CBMAC, explicou alguns termos técnicos da área, como “foco de calor”, que é um evento identificado por satélites que orbitam entre 700 e 900 km da terra. Os focos detectados têm temperatura superior a 47° C. Um incêndio pode gerar vários focos de calor, a depender da extensão e da configuração do evento detectado.
Já a queimada é o uso do fogo como técnica para manejo de áreas, geralmente para limpeza de terrenos para agricultura ou outros fins similares. O objetivo é limpar áreas e nutrir o solo com as cinzas resultantes da ação.

Na tarde desta quarta-feira, 22, um princípio de incêndio foi registrado nas imediações da Rua Rio Grande do Sul, em Rio Branco, mais precisamente em um terreno baldio.
Segundo informações repassadas ao ac24horas, as chamas “densas” foram ocasionadas pelos próprios moradores da região que, na tarde de hoje, decidiram pôr fogo em pneus desgastados.
Em seguida, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e controlou o fogo no local para não se espalhar nas residências próximas ao local.
-
Destaque 4
Acusado de jogar namorada do carro sai da prisão e deve casar com denunciante no Acre
-
ASSISTA AO VÍDEO
Mulher acusa cirurgião dentista de agressão no Seringal Bier
-
Destaque 4
Com 65 bairros afetados, Rio Branco só deve normalizar abastecimento de água no domingo
-
Destaque 4
Duas apostas de Rio Branco acertam a quina da Mega Sena e vão levar mais de R$ 400 mil
-
Destaque 7
Léo de Brito é registrado no TSE como negro e pode obter maior fatia do Fundão do PT
-
DISCURSO DA BISPA
Ajoelhada, Antônia Lúcia diz que Bolsonaro chora pelo povo do Acre: “ama nosso estado”
-
DEU RUIM
Homem com garrafa introduzida no ânus vai parar no Pronto-Socorro de Rio Branco
-
Acre 01
Ginecologista Thaysa Vilela fala sobre cirurgia intima: “realizo 3 ou 4 por semana”