Conecte-se agora

Gladson pede que Operação da PF seja ‘passada a limpo’ o quanto antes

Publicado

em

O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), foi escolhido para ser entrevistado no programa de análise política Uol News, transmitido no canal do Youtube nesta sexta-feira (14). Cameli foi convidado para falar sobre a pandemia que voltou a assolar o estado, os altos preços de combustíveis nos municípios acreanos e toda a região e sobre as recentes investigações de corrupção envolvendo a gestão estadual.

Por ironia do destino, o programa saiu do ar logo no início problemas técnicos. Assim que normalizou a transmissão, Gladson foi questionado sobre a Operação Ptolomeu, deflagrada recentemente pela Polícia Federal no Acre.

Ele afirmou que desde que assumiu o governo, tem procurado ser o mais transparente possível em sua gestão e que agora é o mais interessado nos esclarecimentos das investigações.

“Sempre chamei os órgãos de controle para estarem presente no estado. O caso está em segredo de justiça e não quero atrapalhar as investigações. Mas, quando há um processo de investigação e alguém cita o nome do governador, ele automaticamente já passa a ser investigado. Estou esperando que concluam as investigações para que eu possa me defender”, argumentou.

Não satisfeito com as respostas de Gladson, o colunista Tales Faria insistiu para que ele explicasse a origem do dinheiro que o Coaf disse ser anormal. Cameli ressaltou: “faço questão que esse assunto seja esclarecido. Não existe qualquer irregularidade que tenha a minha participação no governo”.

O repórter da UOL, Hanrrikson de Andrade, insistiu em saber por quê os valores da conta cresceram tanto no período investigado. Gladson justificou que a inflação corroeu o poder de compra e fez disparar os preços de bens.

O governador finalizou a participação na entrevista afirmando respeitar as operações policiais. “Onde há dúvida, tem que ser esclarecido. E o que eu puder fazer como governador pra mostrar pra sociedade o que é de fato, estou pronto para contribuir com as investigações”.

Acre

Duarte é contra suspensão de sessões: “Não há justificativa”

Publicado

em

O deputado estadual Roberto Duarte (MDB) declarou ao ac24horas, na tarde desta quarta-feira, 26, que é contra a resolução da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) que decidiu suspender as sessões presenciais em decorrência do surto de Covid-19 e H3N2.

De acordo com o parlamentar, a resolução assinada pelos membros do parlamento acreano é arbitrária, haja vista que não houve uma consulta aos demais deputados. “Sou extremamente contrário. A gente ver o pessoal da saúde, educação, segurança e a Aleac tá retroagindo. O Deputado tem que tá trabalhando e ouvindo as reivindicações da população, essa foi uma uma decisão da Mesa Diretora da casa”, explicou.

Duarte considera que a medida deveria ter sido tomada em consenso com os demais parlamentares. Além disso, o emedebista acredita que o aumento no número de casos não justifica a suspensão das sessões plenárias. “Essa decisão deveria ser tomada em plenário. Não existe justificativa no momento, existe um grande número de infectados, mas os hospitalizados são poucos. Os que estão vacinados precisam fazer o estado avançar. Sou contra o fechamento das instituições públicas e das iniciativas privadas, precisamos fortalecer a economia”, comentou.

Por fim, o parlamentar adiantou que realizará as sessões remotas no hall da Assembleia Legislativa. “Quem quiser ficar em casa que fique”, encerrou.

Continuar lendo

Acre

Aleac suspende sessões presenciais e retorna trabalho remoto

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 26, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), baixou a Resolução n° 33/2022, que altera o plano de retorno às atividades presenciais da Casa, suspendendo as sessões presenciais e retomando as remotas em decorrência do aumento no número de infectados tanto pela Covid-19, como pela H3N2.

De acordo com o artigo 2° da Resolução, ficam determinados que o retorno dos trabalhos das sessões ordinárias, extraordinárias, reuniões das comissões permanentes e temporárias, serão feitas em formato remoto (home office), em horários regimentais, às terças-feiras e quartas-feiras.

O trabalho remoto já se inicia após o recesso parlamentar, no caso, dia 1° de fevereiro e vai até o dia 28 do mesmo mês, podendo ser ampliado por um período maior caso o número de infectados siga aumentando.

A Mesa Diretora destaca que o presente ato tem por objetivo estabelecer medidas para fins de prevenção à infecção e à propagação da Covid-19 na Aleac, de modo a preservar a saúde dos deputados, servidores, colaboradores e visitantes. “Será assegurado o funcionamento das atividades parlamentares e legislativas para garantir o exercício das competências constitucionais da Assembleia Legislativa, em atendimento das demandas da Instituição”, diz trecho da nota.

Atualmente, o Acre tem confirmado diariamente mais de 500 casos por dia, tendo registrado 938 novos casos de Covid-19 e 3 mortes em decorrência da doença. Somente em 2022, já morreram 9 pessoas em todo o território acreano.

Continuar lendo

Acre

Brasiléia firma parceria para asfalto e revitalização de rodoviária

Publicado

em

Na manhã de quarta-feira, 26, em Brasileia, a prefeita Fernanda Hassem se reuniu com o secretário de estado de infraestrutura do Acre (SEINFRA) Cirleudo Alencar, onde juntos realizaram o anúncio da parceria para os investimentos no município. A reunião foi realizada no gabinete da prefeita com a presença dos vereadores Elenilson Cruz, Jorge da Laura e do secretário de finanças Tadeu Hassem. 

A prefeita Fernanda Hassem, o secretário Cirleudo Alencar e suas equipes percorreram os cinco bairros que irão ser beneficiados com a massa asfáltica e estiveram vistoriando a rodoviária que será revitalizada.

“Mesmo no inverno o nosso governo tem trabalhado e tendo responsabilidade com todo o estado, estamos aqui na ponta sendo recebidos pela equipe gestora de Brasiléia e trazendo um investimento na ordem de R$ 1.800.000,00. Na parceria vamos estar beneficiando 5 bairros, isso mostra transparência, responsabilidade com a coisa pública e economia”, anunciou o secretário da SEINFRA, Cirleudo Alencar. 

O valor total de massa asfáltica que será disponibilizada para a prefeitura de Brasiléia, são: Mil e quinhentos metros de asfalto e setecentos toneladas de CBUQ. 

A prefeita Fernanda recebeu a notícia com muita alegria e esperança para que consiga realizar o trabalho. “Eu recebo com o coração muito grato e cheio de esperança, esse período é muito delicado tanto para o governo quanto para o município por conta do inverno e a população sofre muito. Por esse motivo convidei o secretário e sua equipe para visitarmos as ruas e ver a forma para iniciar com maior agilidade a operação tapa buracos. Aqui em Brasiléia nós somos movidos pelo trabalho e é importante que as instituições se deem as mãos”, destacou a prefeita Fernanda Hassem. 

Continuar lendo

Acre

Idoso entubado é levado a sala de pacientes com Covid-19 no PS

Publicado

em

A filha do idoso Antônio Alves Brilhante, de 71 anos, ficou revoltada ao saber que o pai, que sofreu cinco Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) no último domingo, 23, foi entubado e internado numa sala com pacientes contaminados pela Covid-19 no Pronto-Socorro de Rio Branco.
De acordo com a filha, a preocupação da família é que o pai tem problema por causa de uma pneumonia e se, for contaminado, pode morrer, afirma Socorro Brilhante. “Como é que fazem uma coisa dessas? Meu pai tem 71 anos e testou negativo para Covid”, argumentou.

Ao ac24horas, a diretora-geral do pronto-socorro, a médica Carolina Pinho, confirmou que o idoso está no mesmo ambiente que pacientes com Covid, mas que os riscos de infecção são quase nulos. “Quando os pacientes estão entubados, o risco de contaminação é muito baixo porque a via aérea está protegida. Os pacientes ficam distantes e por isso a chance de contaminação é perto de zero. Eu entendo a agonia da família, mas nós temos vagas de UTI para todos”, explica.

O idoso havia sido levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral, mas a condição frágil de saúde e os poucos recursos da unidade fizeram com que ele fosse transferido para o Pronto-Socorro da capital acreana.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Content is protected !!