Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura vai desativar escola do Centro e remanejar crianças para novas instituições

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A secretaria municipal de educação em Rio Branco decidiu que irá desativar o prédio da Escola Alexandre dos Santos Leitão, localizada no Centro da cidade. Diante da medida, pais dos 140 alunos da instituição passaram a reclamar e ficarem contrários à desativação.


No entanto, a secretária da pasta, Nabiha Bestene Koury, afirma que foram vários os motivos para desativação do prédio que abriga a escola, entre eles o de que o prédio não possui saída de emergência, rota de fuga. Atualmente, a escola abriga alunos que concluíram o Pré I. Estes, segundo a prefeitura, serão encaminhados para a escola Municipal Menino Jesus, também localizada no centro da cidade.

Anúncios


Alunos que concluíram o Pré II serão encaminhados às Escolas Estaduais para o 1º ano do Ensino Fundamental. “As famílias não ficarão desassistidas, pois a secretaria preocupou-se em garantir as vagas e as matrículas, automaticamente, de todas as crianças na Escola da mesma regional”, disse a secretária.


Um levantamento apresentado pela secretaria demonstrou que em sua maioria, os alunos não são moradores do centro da cidade, e sim de outros bairros também contemplados por escolas da rede pública municipal. “Ao longo dos anos algumas intervenções foram feitas no intuito de dar estrutura a uma melhor funcionalidade, entretanto, os itens essenciais ao funcionamento adequado dentro do que está normatizado não podem ser alcançados devido às limitações do espaço físico o que impossibilita a implementação de uma rota de fuga que atenda os padrões de Projeto exigidos pelo CBM/AC”.


Ainda de acordo com a prefeitura, a única saída/entrada da Unidade Educativa é um corredor de aproximadamente 20 m, com largura de aproximadamente 1,50m e, que tal saída em situação de emergência propiciará uma rota de fuga com pouca fluidez, ocasionando uma dificuldade a evacuação rápida do prédio;


“Não pode receber recursos públicos para reformas e manutenção, tendo em vista ser prédio cedido ao Poder Público pois, pertence a AUGUSTA E BENEMERITA LOJA SIMBOLICA IGUALDADE ACREANA NR 02; E por fim, a preocupação com as vidas é o fator primordial da gestão desta Seme que, buscando evitar e resguardar seus alunos e servidores, desativará a Instituição que poderá em outro momento oportuno ser reativada”, explicou Nabiha em nota de esclarecimento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido