Menu

Falso médico é preso durante cirurgia na Clínica do Lúcio Brasil

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Conselho Regional de Medicina no Acre (CRM-AC) acompanhou a prisão em flagrante feita pela Polícia Civil na noite desta quinta-feira, 13, de Mizael Ribeiro Saboia, acusado de ser falso médico. Saboia é formado em medicina em faculdade do exterior e não tem revalidação de diploma, ou seja, não tem registro no Conselho de Classe e, portanto, não pode exercer a profissão.


Ele foi preso durante procedimento cirúrgico na Clínica do Lúcio Brasil, em Rio Branco. Segundo o CRM, uma paciente foi atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Publicidade

Mizael foi levado para a Delegacia de Flagrantes, na Cidade do Povo. A atuação do mesmo como falso médico já havia sido denunciada pelo CRM-AC à polícia, que vinha investigando o caso.


Em meados de julho de 2020, o CRM encaminhou denúncia ao Ministério Público sobre o falso médico que estava atuando como cirurgião plástico em Rio Branco, exercendo a medicina de maneira ilegal na cidade. À época, o ofício foi entregue à titular da 2ª Promotoria Criminal, promotora Joana  D’Arc Dias Martins.



De acordo com o CRM, a denúncia chegou ao Conselho por meio de uma paciente que teve lesões provocadas pelos atos cirúrgicos inapropriados praticados pelo falso médico. A vítima foi submetida a exame de corpo de delito que constatou as lesões. O caso foi encaminhado pelo CRM-AC à Delegacia de Polícia Civil da 1ª Regional, ainda no dia 30 de abril de 2020.


O CRM destaca que o falso médico já respondeu processo na 2ª Vara Criminal de Rio Branco após denúncia de exercício ilegal da medicina no ano de 2016. Desde aquela época, ele já se apresentava como cirurgião plástico e teria provocado lesões corporais de natureza gravíssima em pacientes. Porém, o acusado foi beneficiado pela suspensão condicional do processo em maio de 2019, estando ainda em cumprimento das medidas estabelecidas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido