Menu

Atendimento ambulatorial cresce 30% nas unidades de saúde do Acre em 2021

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O atendimento ambulatorial nas unidades de saúde do Acre está retomando os níveis pré-pandemia. Em 2021, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a produção ambulatorial aumentou 30% em comparação ao ano anterior.


O Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) do Ministério da Saúde aponta que o ano de 2020 registrou uma redução severa na produção ambulatorial gerada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), a partir do mês de março, coincidindo com o início da pandemia da Covid-19.

Publicidade

A redução no número de atendimentos ambulatoriais no período de início da pandemia já era esperada, tendo em vista alguns fatores como alterações no padrão de atendimento de algumas unidades, afastamento de funcionários, suspensão de consultas ambulatoriais, suspensão de cirurgias eletivas, dentre outros.


De outro lado, a recuperação da produção ambulatorial no período de retomada dos serviços, no ano passado, também já era esperada pela coordenação do SIA, que registrou um aumento de 878.618 procedimentos, representando um acréscimo de 32,18% na produção.


Segundo a chefe do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação (DRCA), Adriana Salomão, o monitoramento das informações ambulatoriais tem como objetivo a manutenção do repasse do teto de Média e Alta Complexidade (Mac) e Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec) pelo Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Estadual de Saúde. “Estas informações prestadas pelas unidades se configuram como a única forma que a Secretaria de Estado de Saúde tem para justificar aos órgãos federais a necessidade de aumento no aporte financeiro ao Estado”, esclareceu a coordenadora.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido