Conecte-se agora

Governo faz confusão e volta exigir carteira de vacinação para atualização cadastral

Publicado

em

No início da manhã desta terça-feira, 4, a agência oficial de comunicação do governo do estado publicou matéria dizendo que havia sido suspensa a exigência do comprovante de vacinação para o servidor público poder fazer sua atualização cadastral obrigatória todos os anos. O material, inclusive, trazia uma declaração do governador Gladson Cameli.

Ocorre que minutos depois, a mesma página do governo trocou a publicação por outra que explica que está mantida a exigência da apresentação da carteira de vacina.

“Após o preenchimento do formulário online, disponível na plataforma atualizacaocadastral.ac.gov.br, o servidor deverá anexar a cópia do comprovante de vacinação, atualizado, referente à covid-19 e deverá apresentar-se, respeitando o prazo de até dois dias úteis, ao setor de Gestão de Pessoas de sua lotação, com o comprovante da atualização online devidamente assinado, cópia e original dos documentos que foram atualizados para a conclusão e validação. Nesse momento, as informações serão validadas no cadastro anual”, diz a matéria.

A nota diz ainda que os servidores que, por razões de saúde declaradas em atestado médico, não puderem se vacinar, deverão anexar cópia da justificativa, assinada pelo médico responsável.

Já o servidor que não realizar a atualização cadastral e não apresentar o comprovante de vacinação atualizado, ou apresentação de atestado médico, terá suspenso o pagamento dos seus vencimentos, sem prejuízo de outras medidas cabíveis, podendo ensejar na instauração de processo administrativo disciplinar para apuração de responsabilidade. O pagamento será restabelecido após a regularização, respeitando o calendário de folha de pagamento do Estado do Acre.

Destaque 2

Governo decide exonerar indicado de Minoru do IMC após saber que ele já foi preso e condenado pelo TCE

Publicado

em

Não durou nem 24 horas a permanência do servidor do Poder Judiciário Antônio Jefferson Magalhães no primeiro escalão do governo do Acre. Ele foi nomeado ontem como diretor-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre (IMC), por indicação do ex-reitor da UFAC, Minoru Kinpara, mas a sua exoneração foi publicada na edição desta quarta-feira, 26, do Diário Oficial do Estado, sendo o seu decreto tornado sem efeito. Jefferson havia sido escolhido para substituir Joice Nobre, que ocupava a chefia da autarquia desde novembro do ano passado. Por enquanto, o IMC segue sem comando.

LEIA TAMBÉM: Indicado de Minoru, novo presidente do IMC já foi preso

A demissão do “pupilo” de Minoru foi desencadeada após o ac24horas trazer a tona que Jefferson, que já presidiu a Câmara Municipal de Manuel Urbano, foi condenado pelo Tribunal de Cobras do Estado do Acre a devolver mais de R$ 20 mil em recursos públicos em relação às despesas ilegais com pagamento de diárias e fracionamento de Licitações, contrariando as regras legais e constitucionais pertinentes. A condenação do ex-vereador no TCE gerou uma Ação Civil Pública do Ministério Público contra o ex-chefe do IMC.

Além de problemas com TCE e Ministério Público, Antônio Jefferson, que é técnico judiciário do Poder Judiciário, foi preso em junho de 2019 pela Polícia Civil, suspeito da prática do crime de peculato. A prisão foi resultado de uma investigação do Ministério Público do Acre (MP-AC), que está em segredo de Justiça. Esse caso gerou um processo administrativo para apuração dos fatos dentro do TJAC.

Desde 2021, o Instituto está sob comando político do PSDB, em especial do ex-reitor da Universidade Federal do Acre, Minoru Kinpara, que antes de indicar Joice Nobre e Jefferson para comandar IMC, havia intervido para que a esposa, a professora aposentada Degmar Kinpara, fosse nomeada e ocupasse o cargo por alguns meses até sofrer uma questionamento público por parte do Ministério Público Federal. onde passou a ser investigada por suposta acumulação ilícita de aposentadoria por invalidez pela UFAC e o cargo comissionado do governo do Acre.

Continuar lendo

Destaque 2

Presidente da Câmara de Tarauacá nomeia estudante de medicina da Bolívia como gerente

Publicado

em

O estudante de medicina Alexsandro da Silva Oliveira, que cursa faculdade na Bolívia, apareceu como o mais novo nomeado a gerente de departamento na Câmara de Vereadores do munícipio de Tarauacá. A informação consta no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (24).

A nomeação que causou estranheza foi realizada pelo presidência da Câmara de Vereadores de Tarauacá, o vereador Chico Batista (PDT). O estudante, também conhecido como “Dico”, já foi candidato à vereador nas últimas eleições pelo partido do presidente da casa legislativa,  mas atualmente estuda medicina na Universidade Amazônica de Pando e, como, consta em suas redes sociais, mora em Cobija.

Alexsandro foi nomeado no cargo de gerente de Departamento da Câmara Municipal com salário de R$ 2, 3 mil reais.

A reportagem do ac24horas procurou o vereador Chico Batista para que o mesmo pudesse explicar a nomeação. Batista disse que o estudante está em Tarauacá e que, se decidir voltar para Cobija, será exonerado. “Ele tá aqui em Tarauacá, por isso foi nomeado. Se amanhã ele decidir ir embora estudar, vai ser exonerado”, afirmou.

Alexsandro também foi procurado. Num primeiro momento, respondeu que estava de férias no município. Após ser questionado se achava correto ser nomeado apenas durante seu período de férias na universidade, declarou que não sabe se vai voltar a cursar medicina. Caso decida continuar com os estudos, garantiu que irá pedir exoneração. “Eu estou aqui em Tarauacá no momento e não sei se irei retornar, mas se for fazer o curso, vou pedir demissão, jamais faria algo diferente, afinal é um cargo público”, afirmou.

Continuar lendo

Destaque 2

Fernanda Hassem é excluída de grupo após declarações contra o PT

Publicado

em

A prefeita do município de Brasileia, Fernanda Hassem (PT), foi excluída do grupo de WhatsApp que reúne os principais representantes do Partido dos Trabalhadores no Acre. A exclusão veio pouco depois de a prefeita confirmar ao Blog do Crica, no ac24horas, que não irá apoiar seu partido nas candidaturas de deputado estadual, federal e senado nestas eleições.

“Só um aviso, o parâmetro para permanecer nesse grupo é votar no Leo. Nós vamos ter vários candidatos deputados estaduais, mas o que nos unifica é a candidatura do Leo. Teremos apenas um candidato a deputado federal, caso ocorra de termos mais algum dos quadros da tendência, não altera o enunciado”, informou um dos principais articuladores políticos do PT, Carioca Nepomuceno.

Segundo o aviso publicado no grupo, o articulador se disse triste pela posição de Fernanda. “Vale dizer que ela já havia me falado sobre essa possibilidade pessoalmente”, comentou. Para ele, votar no Lula também não define ser do PT. “Metade dos brasileiros têm demonstrado essa intenção e o PT tem 28% de simpatizantes”, pontuou.

Ao Blog do Crica, Hassem afirmou que irá apoiar seu namorado e secretário de Meio Ambiente, Israel Milani (PROS) a deputado federal, e Vanda Milani (PROS) ao Senado e seu irmão, Tadeu Hassem (PROS) como deputado estadual. Fernanda disse ainda que não tem definido seu candidato ao governo, colocando, inclusive, seu nome à disposição e descartando apoiar a reeleição de Gladson Cameli (PP).

Continuar lendo

Destaque 2

Mauricio Bacurau vive de boas lembranças

Publicado

em

O ex-jogador de futebol Maurício Bacurau, de 77 anos, pode até não ser lembrado pelos mais jovens, mas entre a velha guarda do esporte e ex-atletas, é uma unanimidade.Jogador de baixa estatura, pernas tortas, ágil e habilidoso. São com essas qualidades que os entrevistados do videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, definem o ponta esquerda que atualmente vive no distrito de Extrema, Rondônia.

Bacurau, que foi jogador do GAS, Grêmio Atlético Sampaio, dirigido por Militares na década de 60, e Atlético Acreano, vive seus dias de saudade ao lado da esposa, filhos, netos e bisnetos, distante 180km de Rio Branco. Foi em Extrema que ele recebeu o ac24horas para contar com saudade seus tempos de estrela quando se tornou um dos mais reverenciados jogadores do futebol amador acreano.

O vídeo revive o que para muitos foi o melhor período do futebol acreano. Assista:

video

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Content is protected !!