Menu

Mourão e Gladson assinam projeto da ZDS do Abunã-Madeira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Gladson Cameli (Progressistas) anunciou em suas redes sociais na tarde desta terça-feira, 14, que participou da assinatura do projeto da Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira, que foi lançado oficialmente no Teatro Guaporé, localizado no bairro Olaria, em Porto Velho, Rondônia. O programa tem o objetivo de garantir desenvolvimento socioeconômico, com foco na sustentabilidade para municípios da Região Norte, incluindo Acre, Amazonas e Rondônia.


De acordo com o chefe do executivo, a iniciativa deverá estimular o agronegócio, uma das principais bandeira de campanha em 2018. “Isso é para que possamos com sustentabilidade, cuidar da preservação do meio ambiente, juntos, sem prejudicar a nossas florestas”, declarou.

Publicidade

A Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira engloba 32 municípios da região Norte, situados no noroeste de Rondônia, sul do Amazonas e leste do Acre. Com uma área total de 454.220 km² e com população estimada em aproximadamente 1,7 milhão de habitantes. Trata-se de uma região emblemática, tanto em relação aos desafios ambientais, quanto a necessidade de desenvolvimento socioeconômico.


O programa foi idealizado considerando os problemas da região e oferece alternativas para que cada município se desenvolva protegendo, sobretudo, a Floresta. Uma das propostas do projeto é a regularização fundiária, além de outras políticas sobre o uso da terra e ordenamento territorial.


A ZDS pretende potencializar o agronegócio, piscicultura, infraestrutura, turismo e outras atividades econômicas, criando emprego e renda na região, sempre com métodos sustentáveis. Todas as ações foram desenvolvidas pela Sudam, com parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e secretarias ambientais dos estados envolvidos.


A solenidade contou com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o governador de Rondônia, Marcos Rocha e demais autoridades locais.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido