Conecte-se agora

Presos feridos são atendidos dentro do presídio e no Pronto-Socorro de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Depois do fim da rebelião no presídio de Cruzeiro do Sul, neste sábado, 4, vários presos foram atendidos por um médico dentro da unidade prisional e um deles, Jose Arison, teve que ser levado para o Pronto Socorro da cidade.

“Agora a tarde apenas um preso foi conduzido ao Pronto Socorro pra fazer curativo na perna de um ferimento leve de bala de borracha”, explicou o diretor do presídio, Elves Barros, que confirma o controle da situação no Complexo Penitenciário Manoel Neri. “O GPOE juntamente com a guarnição fez o procedimento de contenção. Tivemos apoio da PM não segurança externa. Fizemos a contenção do motim”.

Camila Mesquita, que tem familiares presos no local, passou o dia na entrada do acesso ao presídio, afirma ter ouvido dos Policiais Penais, que o motivo da “greve” deles, que resultou na suspensão de visitas e teve a rebelião como consequência, tem o objetivo de chamar a atenção do governo. A intenção deles não seria de atingir os presos. “Eles disseram que não tem problemas com os presos e que querem que o governo os atenda. Só que no meio disso tudo estão os presos e nós, familiares que só queremos ver nossos irmãos, maridos e filhos”, relata.

Cruzeiro do Sul segue sem visitas

Este é o terceiro final de semana em que os presos ficam sem visitas dos familiares em Cruzeiro do Sul.

Na tarde deste sábado, o governo do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária – Iapen anunciou a retomada das visitas neste domingo, 5, em Rio Branco e Tarauacá. As unidade penitenciárias de Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Senador Guiomard ficaram de fora da retomada e terão cronograma de retorno de visitas divulgado posteriormente.

Na rede

Mortes por acidentes em janeiro se aproximam de todo o registrado em 2021 no Vale do Juruá

Publicado

em

Durante todo o ano de  2021 em Cruzeiro do Sul, 6 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito no município. Neste ano, 4 pessoas já perderam a vida em acidentes na segunda maior cidade do Acre.

Em janeiro do ano passado, aconteceram 32 acidentes sem nenhum óbito. Este ano, já foram 11 acidentes com 4 mortes.

Só neste final de semana, 2 pessoas morreram em acidentes que envolveram bebida alcoólica, velocidade e imprudência: um bancário de 31 anos e uma jovem de 19 anos. Os dois motoristas que causaram o acidente foram presos em flagrante por homicídio com dolo eventual .

O comandante do Pelotão de Trânsito – Peltran da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, tenente Robson Belo, afirma que em parceria com a secretaria Municipal de Transporte e  Trânsito, vai intensificar a fiscalização no município com blitzens.

“A partir dessa terça-feira iremos intensificar a fiscalização.  Essa mistura de bebida com direção e velocidade é sempre um problema. E isso fará com que as abordagens sejam  mais criteriosas”, destaca.

Continuar lendo

Na rede

Prefeitura de Rodrigues Alves começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos 

Publicado

em

A prefeitura de Rodrigues Alves iniciou nesta terça-feira, 18, a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos com comordidade e portadoras de necessidades especial. A aplicação é feita no pátio da secretaria Municipal de Saúde das 8  às 11horas  e das 13 às16 horas.

A partir desta quarta-feira, 19, a imunização será estendida para crianças sem comorbidades.

O município tem 3.196 crianças de 5 a 11 anos e  recebeu nesta remessa 186 doses de vacina. A coordenadora do Programa de Imunização do município, Débora Caroline, disse que a medida em que as doses chegarem, serão aplicadas. “A quantidade recebida representa 5% do total necessário. Vamos trabalhar durante toda a semana e usar as doses conforme a chegada”, explica.

O prefeito Jailson Amorim faz um chamamento aos pais para que garantam a imunização des crianças. “É muito importante que os pais tragam os filhos pra serem vacinados pra gente começar o ano letivo em março com tranquilidade “, pede o gestor.

Continuar lendo

Na rede

Programa Criança Feliz de Porto Walter será destaque em documentário nacional

Publicado

em

Crianças e gestantes acompanhadas por meio do Programa Criança Feliz, do governo federal em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Porto Walter são personagens de um documentário gravado entre os dias 14 e 16 de janeiro pela equipe da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, do Ministério da Cidadania com o apoio do Projeto do Fundo Conjunto para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Organizações das Nações Unidas – ONU.

O vídeo produzido no município pelos diretores de filmagens Diego Florentino e Vino Carvalho, será divulgado março deste ano. No Acre apenas Porto Walter foi escolhido como município destaque, e no Brasil apenas 10 cidades estão fazendo parte das filmagens.

“O documentário será apresentado em todo o mundo através da ONU com tradução para vários idiomas. No Brasil, o Ministério da Cidadania projeta o lançamento para março deste ano”, informou Diego.

As filmagens e entrevistas foram feitas com mães da cidade e também da Aldeia Shawanambá, onde vivem indígenas Shawandawa, para mostrar a realidade e o contexto em que as atividades do Programa são desenvolvidas.

Programa Criança Feliz acompanha mães e filhos

O Programa Criança Feliz, que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento infantil, é executado por meio do acompanhamento das mães durante o pré-natal e a primeira infância das crianças que vai até os 6 anos de idade. Todos devem fazer parte do Cadastro Único para Programas Sociais o CadÚnico.

O município de Porto Walter conta atualmente com 100 gestantes e crianças acompanhadas regularmente em visitas domiciliares por três visitadoras que confirmam se o pré-natal das mães está em dias, bem como o calendário vacinal das crianças.

Na busca pelo desenvolvimento integral das crianças, as visitadoras observam ainda a percepção e as habilidades motoras das crianças. Caso seja constato algum problema, é feito o encaminhamento necessário para os serviços de saúde. As ações envolvem as secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura e Direitos Humanos.

O prefeito César Andrade, comemora os resultados alcançados pelo Programa Criança Feliz, o que vai possibilitar a visibilidade de Porto Walter a partir dos cuidados com as mães e crianças do município.

“É uma enorme satisfação saber que nosso município será destaque em um documentário nacional. Tudo fruto de um trabalho feito com dedicação e preocupação em assegurar os direitos e o acompanhamento necessário das grávidas e das crianças na primeira infância. É algo a ser comemorado”, enfatiza o gestor.

Continuar lendo

Na rede

Cruzeiro do Sul teve sete acidentes e duas mortes no trânsito

Publicado

em

A cidade de Cruzeiro do Sul registrou sete acidentes de trânsito só nesse final de semana e contabilizou duas vítima fatais. Dois motoristas foram presos  em flagrante por homicídio. Um por homicídio na condução de veículo automotor e outro por homicídio com dolo eventual.

O primeiro caso foi na última sexta-feira. O servidor público de Mâncio Lima, Verônico Ferreira de Negreiros, conhecido como Einha, atropelou e matou o bancário Gerlando Mendes, e foi preso em flagrante pelo delegado José Obetânio  por homicídio. A juíza Adamarcia Machado concedeu a liberdade provisória ao acusado  no sábado, 15,  mas suspendeu o direito de Verônico dirigir e determinou o recolhimento domiciliar noturno, além de outras medidas.

Na madrugada de domingo, um carro com seis pessoas capotou na Rodovia AC-407 e tirou a vida da jovem Nicole Ferreira. Os demais ocupantes ficaram feridos e o motorista identificado como Jonas foi preso em flagrante por homicídio com dolo eventual. “Ele estava em alta velocidade e havia bebido, então assumiu o risco de homicídio”, contou o  delegado José Obetânio.

Na tarde de domingo, 16, Felipe Negreiros e Julia Pequeno trafegavam  de motocicleta na AC-405 quando foram atingidos de frente por uma veículo modelo Saveiro. Segundo testemunhas, o condutor da moto fazia uma ultrapassagem no momento do acidente.

A assessoria de comunicação da Polícia  Militar de Cruzeiro do Sul afirmou que  o motorista foi submetido ao teste do bafômetro.  “O motorista do veículo não estava embriagado. O condutor da moto foi pra cirurgia e não deu para fazer o teste, mas não havia indícios”, cita a PM.

Julia está estável e Felipe está na Unidade de Terapia Intensiva- UTI do Hospital do Juruá. A família faz uma campanha nas redes sociais por sangue para o rapaz.   Na noite de domingo, 16, um homem ainda não identificado foi encontrado desacordado no Ramal 3 da BR- 364 e segundo testemunhas, ele estava embriagado e foi atropelado quando andava a pé na via. O homem está estável  internado no Hospital do Juruá.  Os outros três acidentes foram de menor gravidade.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Content is protected !!