Conecte-se agora

Presídio de Cruzeiro do Sul tem princípio de rebelião entre presos

Publicado

em

Em protesto contra o terceiro final de semana sem visitas de familiares, os presos do Complexo Penitenciário Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, fizeram uma rebelião no local, na manhã deste sábado (04). Segundo informações, os 8 blocos há focos da rebelião, o que fez com que todos os Policiais Penais, incluídos os de folga, fossem convocados ao presídio.

O Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) e a Polícia Militar já encontram-se na unidade prisional tentando controlar a situação.

Segundo o IAPEN, houve apenas o início de rebelião, que já teria sido controlada. “Foi uma batedeira de grade, mas a PM está no local. Agora a equipe vai fazer uma revista estrutural para verificar se houve dano”, afirmou.

Situação anunciada

De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo ac24horas, que a situação dentro da unidade vive sob um enorme tensão. Os Policiais Penais estão “em greve” pela não aprovação da Lei, que regulamenta a carreira deles.

Visitas e banhos de sol estão suspensos há 3 semanas e, neste período, familiares de presos, fazem constantes manifestações. “A qualquer momento pode dar um grande B.O no presídio, como greve de fome, quebradeira, fuga e outras coisas”, adiantou a fonte.
Os 20 Policiais Penais, que ocupam cargos de confiança no Complexo Penitenciário Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, pediram afastamento das funções no último dia 29 e ainda não foram exonerados pelo governador Gladson Cameli.

O ac24horas apurou ainda que o grupo espera pela exoneração sem desempenhar as atividades para as quais são designados. “Sair sem ser exonerado dá abandono de função e eles podem responder administrativamente. Mas o serviço dentro do presídio está quase todo parado, sem banho de sol dos detentos”.

Os 20 agentes penais pediram exoneração por meio de uma Nota/Carta enviada ao governador Gladson Cameli e à imprensa na segunda-feira (29). Os diretores não deixaram as funções.

O motivo dos pedidos é a não aprovação da Lei, que cria o cargo de Policial Penal. Eles querem ganhar igual aos Policiais Civis, absorção das gratificações ao vencimento básico e administrar os presídios.

“Estamos entregando os cargos em razão da não aceitação convicta e clara da forma com que o governador do Estado, Gladson Cameli, bem como a pessoa do Diretor Presidente Arlenilson Cunha vêm se portando, de forma contrária às nossas reivindicações, tentando de todas as formas fazer cessar o movimento. Movimento este que se dá de forma pacífica e ordeira, e principalmente dentro da lei”, afirmou um dos policiais.

Na rede

Vídeo: Funcionário de prefeitura é acusado de atropelar e matar bancário em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Foi preso em flagrante por homicídio o chefe da limpeza pública da prefeitura de Mâncio Lima, Verônico Ferreira de Negreiros, conhecido como Einha, acusado de atropelar e matar o bancário Gerlando Mendes na tarde desta sexta-feira, 14, em Cruzeiro do Sul.

Ele dirigia o carro da prefeitura de Mâncio Lima e chegava a Cruzeiro do Sul quando aconteceu o acidente. Segundo a polícia, ele se evadiu do local sem prestar socorro à vitima e foi preso em flagrante na casa de um irmão pelo delegado José Obetânio.

Verônico não poderá pagar fiança e passará por Audiência de Custódia neste sábado, 15. “Ele atropelou, não prestou socorro à vítima e se evadiu da culpa voltando para Mâncio Lima. Assim que tomei conhecimento do fato eu o prendi em flagrante pelo homicídio em condução de veículo automotor e agora a justiça decidirá pela manutenção da prisão ou soltura dele”, afirma Obetânio.

Um vídeo mostra o momento do acidente no início da Rodovia Ac-405. Dirigindo um caminhonete Amarok, Verônico ultrapassa um caminhão e pega a moto do bancário de frente. Verônico ainda chegou a parar o carro, mas se evadiu em seguida sem prestar socorro à vítima.

A Assessoria de Comunicação da prefeitura de Mâncio Lima diz que dará toda a assistência necessária à família de Gerlando.

“A prefeitura vai dar todo o apoio à família da vítima com Psicólogo e Assistente Social e outras providências necessárias”.

Veja o vídeo do acidente:

Continuar lendo

Na rede

Bancário da Caixa é a segunda vítima fatal em acidente no trânsito no Juruá

Publicado

em

O funcionário da Caixa Econômica Federal, Gerlando Mendes, foi a segunda vítima fatal de acidente de trânsito ocorrido em Cruzeiro do Sul este ano. Na tarde desta sexta-feira, 14, segundo testemunhas, ele seguia de moto no início da AC-405, quando uma caminhonete fez uma ultrapassagem indevida e atingiu o bancário de frente.

O veículo ainda chegou a parar, mas o motorista arrancou em seguida, sem prestar socorro à vítima.

O Serviço Móvel de Urgência- SAMU esteve no local e atestou o óbito. A polícia, que já tem um vídeo do acidente, busca pela caminhonete.

Este é o segundo acidente de trânsito em Cruzeiro do Sul com vítima fatal. Na virada de 2021 para 2022, um acidente com morte também foi registrado no município.

Continuar lendo

Na rede

Prefeito suspende pagamento de produtividade a agentes de trânsito em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, suspendeu o pagamento de janeiro referente à produtividade paga aos Agentes de Trânsito por meio da aplicação de multas. Ele atendeu à reclamação de condutores de veículos e de vereadores contra a chamada ‘indústria da multa’, criada com o pagamento da produtividade dos agentes e que varia entre 0 a 300%.

Em Cruzeiro do Sul, o trânsito é municipalizado e somente no dia 29 de dezembro a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Cruzeiro do Sul – Semtrans divulgou uma lista com 130 notificações de multas.

A Lei da produtividade é de 2014. Segundo o vereador Cristiano Rodrigues, primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, por causa do pagamento da produtividade, a folha de pagamento aumentou mais de R$ 100 mil e a arrecadação do município não cresceu.

“Em alguns casos o salário dos agentes e fiscais dobrava com a produtividade a partir das multas aplicadas”, disse. Agora, o prefeito Zequinha Lima vai rever essa situação. “Nós vamos elaborar uma outra lei sobre produtividade, reduzindo os percentuais. Uma comissão foi criada e vamos debater o assunto de forma a não prejudicar as partes”, afirmou o prefeito. Além dos Agentes de Trânsito, a Lei da Produtividade beneficia fiscais da Vigilância Sanitária, de Obras, Tributos e de Meio Ambiente.

Continuar lendo

Na rede

Porto Walter se prepara para vacinar crianças contra Covid-19 em 19 de janeiro

Publicado

em

A secretaria municipal de Saúde do município de Porto Walter, interior do Acre, se prepara para a Campanha de Vacinação contra a Covid-19, que deve imunizar crianças de 05 a 11 anos, e está prevista para começar na próxima quarta-feira, dia 19, na cidade, na sede da secretaria, situada ao lado da Escola Manoel Moreira.

A secretária Ana Paula Melo diz que o objetivo é alcançar bons indicadores de cobertura vacinal. Ela já se reuniu com o coordenador de Imunização, Vinícius Lopes e a coordenadora de Atenção Básica, Daiane Souza, para traçarem estratégias e otimizar a logística dos serviços de imunização.

“O Estado receberá as doses de vacinas pediátricas e já vai iniciar o envio aos municípios. Já estamos nos adiantando para iniciarmos o quanto antes a vacinação, e contamos com a máxima adesão dos pais para vacinarem seus filhos”, destaca a secretária.

O município seguirá a recomendação do Ministério da Saúde que preconiza primeiramente a vacinação de crianças de 10 a 11 anos com comorbidades. A ANVISA incluiu crianças na bula de vacina da Pfizer numa decisão anunciada em reunião no dia 16 de dezembro do ano passado.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Content is protected !!