Conecte-se agora

PF cumpre mandados de busca e apreensão contra a migração ilegal na fronteira do Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 2, a Operação KHARON que investiga a promoção de migração ilegal no Acre.

No total, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal nos municípios de Assis Brasil e Brasileia, interior do Acre

A investigação teve início com a prisão em flagrante de sujeito que fazia ofertas de promoção de migração ilegal a migrantes que desejavam ingressar no Peru pela fronteira terrestre Assis Brasil/Iñapari.

Com a promessa de atravessa-los pelo rio para o Peru, o flagranteado cobrava em dólares por cada integrante que compunha o grupo de migrantes.

Instaurado o inquérito, as providências de polícia judiciária apontam para a existência de uma possível associação criminosa para promoção de migração ilegal na região da tríplice fronteira Brasil – Peru – Bolívia.

O nome da operação faz referência a Caronte, barqueiro de Hades, na mitologia grega, que fazia a travessia sobre as águas do rio Estige e Aqueronte.

Acre 01

Nego Bau foi o primeiro meme acreano e ficou conhecido ao ser expulso de igreja

Publicado

em

Renan de Souza, de 44 anos, o famoso Nego Bau, viveu boa parte da vida como uma das figuras mais conhecidas na capital acreana. Pessoas próximas afirmam que ele passou a viver em situação de rua após a perda dos pais e se infiltrar no mundo das drogas.

O apelido surgiu quando ele sonhava em ser atleta da bola, inclusive chegou a atuar na categoria de base do Independência. Com isso, veio o Nego Ball, mas o nome foi popularizado pelos acreanos como Nego Bau.

O blog Colonheiro, do jornalista Victor Mattos, foi o primeiro a divulgar fotografias e curiosidades de Bau, há cerca de 15 anos, dando fama ao morador, conforme reportagem publicada pelo G1/Acre em 2015.

Desde então, Nego Bau passou a referência de brincadeiras, principalmente entre os jovens após o episódio em que foi expulso de uma igreja e virou matéria em todos os jornais locais. O auto do blog Colonheiro acredita que Bau tenha sido o primeiro meme genuinamente acreano.

As brincadeiras e memes perduraram até hoje, 15, dia que Bau faleceu após sofrer uma parada cardíaca no pronto- socorro da capital acreana.

Continuar lendo

Acre 01

Into volta a lotar com pacientes à procura por exames e atendimentos para Covid-19

Publicado

em

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Acre (Into-AC) em Rio Branco voltou a registrar aumento na procura por exames e atendimentos de pessoas com suspeita de Covid-19.

A reportagem do ac24horas esteve na manhã deste sábado, 15, e registrou centenas de pessoas, entre idosos, crianças aguardando o atendimento que, segundo informações, está demorando cerca de 5 horas.

No início da semana, o o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, decretou situação de emergência na capital devido ao aumento de casos de gripe e também Covid-19, mesmo sem ter dados exatos sobre esse aumento, em seguida, o governador Gladson Cameli também resolveu tomar a mesma medida.

No interior do Acre, também é registrada superlotação por internações de casos de síndrome gripal nas unidades do interior e da capital, com aumento na taxa de internação de até 120%. Dados da saúde do Estado aponta que nos primeiros dias do ano, mais de 1.100 novos casos de Covid-19 foram registrados em todo o território acreano.

A reportagem tentou contato com a direção do hospital, no entanto, devido ao grande número de pessoas, não pode dar maiores informações sobre a superlotação.

Veja o vídeo gravado ao vivo:

Continuar lendo

Acre 01

Tomate conta que teve encontro com Espírito Santo e afirma que teria pego pênalti na Copinha

Publicado

em

Depois da eliminação do Andirá na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o goleiro Eduardo da Silva, o Tomate, voltou para Rio Branco, no Acre e participou do CipóPodcast do ac24horas na sexta-feira, 14, e afirmou que se o técnico Kinho Brito não tivesse lhe tirado do jogo contra o Atlético Mineiro, ele havia pegado a penalidade.

Tomate, fez questão de explicar as razões pelas quais faria a defesa, além de mais uma vez, dizer que o técnico Kinho não foi o vilão da história que lhe rendeu milhares de seguidores. “Eu poderia ter pegado o pênalti, mas quando Deus escreve as coisas. Mas eu pegaria o pênalti, eu tava no calor do jogo, já estava concentrado mesmo antes do jogo. Quando é um canhoto, se ele se inclinar muito ele não bate do teu lado, vai bater no lado oposto que é o de segurança dele. Então, ele estava muito inclinado, eu pular pro lado direito, eu ia pagar”, declarou.

Sobre a fama repentina nas redes sociais e que ganhou destaque nacional nos principais jornais do país, o goleiro revelou que foi tocado pelo Espírito Santo de Deus antes da segunda rodada da Copinha. “Eu cheguei a falar que esses 45 minutos de jogo iria mudar minha vida e nesse momento o Espírito Santo me tocou. Não tem como explicar, a gente tem que sentir a experiência de Deus, dali vinha no meu coração que só bastava eu confiar”, relembrou.

A decisão de tirar foi do treinador, a gente obedece apenas mas, antes ele já havia dito que eu jogaria um tempo e o Carlos o outro. Inclusive, antes do jogo ele falou, espero que vocês brilhe amanhã”, contou.

No entanto, mesmo fora do jogo, ele achou que seu substituto faria a defesa, pois segundo ele, Carlos tinha um histórico melhor nas cobranças de pênalti. “O Carlos tem um histórico melhor. As vezes ele acha que eu pego no pé dele, mas eu digo que é porque eu quero te ver voando no Real Madrid, ou futebol acreano”.

Eduardo resolveu abrir o jogo sobre o futuro profissional, segundo ele, surgiram opções de empréstimos, mas nada com valores astronômicos + linguagem usada no futebol para justificar um grande salário. Além disso, Tomate se diz esperto em relação a malícia dos empresários. “Querendo ou não, alguns tem maldade e cresce o olho”, ressaltou.

Por fim, apesar de ser torcedor do Flamengo, o goleiro, destaque da Copa São Paulo de Futebol Júnior, disse que não pensa em atuar em time de coração. “Pra mim time do coração é o que você está jogando e que te paga em dia”, encerrou.

Veja o  vídeo:

video
Continuar lendo

Acre 01

Baixo número de casos de Covid-19 no Acre é resultado de pouca procura pelo exame

Publicado

em

O Departamento de Vigilância em Saúde acredita que os números baixos de casos novos da Covid-19 sejam resultado da pouca procura pelos exames na rede pública de saúde. O parâmetro veio após a ação de testes rápidos realizados na OCA Rio Branco.

Gabriel Mesquita, chefe do departamento, falou com o ac24horas na manhã deste sábado, 8. “Esse plano de testagem em massa que o Ministério da Saúde está tentando montar em todo o país é importante. Fizemos na OCA e vamos tentar continuar realizando uma nova ação de testes rápidos, onde a demanda é livre, mesmo quem não tem nenhum sintoma pode fazer”, afirma Gabriel.

O chefe do departamento também destacou que muitos pacientes supostamente contaminados com a Covid-19 estão confundindo o diagnóstico com o surto de gripe e não vão fazer os exames. “A gente só consegue identificar novos casos se a população ir em busca dos testes. Com esse surto de gripe, com a semelhança dos sintomas, a pessoa fica em casa, faz os cuidados por lá mesmo e acaba acontecendo uma subnotificação”, diz.

A ação de testagem na OCA que durou três dias e terminou na sexta-feira, 8, testou 572 pessoas, desses, 51 testes deram positivos.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Content is protected !!