Menu

Pesquisar
Close this search box.

Saúde de Xapuri recomenda suspensão das aulas do ensino infantil por síndrome mão-pé-boca

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de serem identificados 39 casos da síndrome mão-pé-boca em Xapuri, entre os dias 11 e 26 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) recomendou à representação da Secretaria de Estado de Educação (SEE) a suspensão das aulas do Ensino Infantil pelo prazo de 7 dias.


Crianças de 23 localidades diferentes foram diagnosticadas com a doença no município, sendo que a idade de 1 ano ( 10 casos) foi a mais afetada, seguida de 2 (9 casos) e 3 anos (8 casos). Crianças do sexo masculino foram mais afetadas (22 casos), enquanto o sexo feminino apresentou (17 casos).

Anúncios


A síndrome mão-pé-boca é uma doença comum no verão e que provoca lesões nas mãos, pés e boca, como o nome sugere. Ela acomete em sua grande maioria crianças de até cinco anos, mas pode se manifestar em adultos, o que é raro. É uma doença transmitida por via direta ou indireta.


Apesar de não ser de notificação compulsória, a ocorrência de dois ou mais casos em uma mesma localidade, setor ou instituição devem ser notificados como surto. A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) emitiu alerta de surto da doença para Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Xapuri, Plácido de Castro e Porto Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido