Menu

Saúde de Xapuri recomenda suspensão das aulas do ensino infantil por síndrome mão-pé-boca

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de serem identificados 39 casos da síndrome mão-pé-boca em Xapuri, entre os dias 11 e 26 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) recomendou à representação da Secretaria de Estado de Educação (SEE) a suspensão das aulas do Ensino Infantil pelo prazo de 7 dias.

Crianças de 23 localidades diferentes foram diagnosticadas com a doença no município, sendo que a idade de 1 ano ( 10 casos) foi a mais afetada, seguida de 2 (9 casos) e 3 anos (8 casos). Crianças do sexo masculino foram mais afetadas (22 casos), enquanto o sexo feminino apresentou (17 casos).

Anúncio

A síndrome mão-pé-boca é uma doença comum no verão e que provoca lesões nas mãos, pés e boca, como o nome sugere. Ela acomete em sua grande maioria crianças de até cinco anos, mas pode se manifestar em adultos, o que é raro. É uma doença transmitida por via direta ou indireta.

Apesar de não ser de notificação compulsória, a ocorrência de dois ou mais casos em uma mesma localidade, setor ou instituição devem ser notificados como surto. A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) emitiu alerta de surto da doença para Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Xapuri, Plácido de Castro e Porto Acre.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.