Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Xapuri faz cálculos para pagar abono a servidores da Educação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, disse ao ac24horas na noite desta sexta-feira (26) que sua equipe da área financeira faz cálculos junto com a Secretaria Municipal de Educação para pagar o abono referente ao rateio das sobras dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) aos servidores da Educação Municipal.


O “Abono-Fundeb” é uma medida excepcional e temporária com o objetivo de cumprir a Constituição Federal, que ampliou os gastos do Fundeb com profissionais de educação de 60% para 70%, em virtude da pandemia de Covid-19. Os critérios da bonificação serão estabelecidos por lei aprovada pela Câmara de Vereadores, no caso dos municípios.

Anúncios


Comedido, o prefeito não garantiu que o abono será pago, mas fontes na prefeitura já dão como certo que os professores terão o chamado “Natal Gordo” neste ano. O que vai ficar em aberto é a dúvida que existe e que já gerou polêmica no anuncio do abono por parte do governo do estado quanto a se há direito ou não dos servidores do quadro administrativo e de apoio ao rateio.


Bira Vasconcelos afirmou que a sua intenção é a de que o abono possa ser pago a todos os servidores, mas ressaltou que isso não depende dele e nem dos vereadores, mas do que diz a lei. O prefeito vai convocar o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac) no município para uma reunião a ser realizada na tarde da próxima segunda-feira (29), quando o abono deverá ser anunciado.


Como já foi anunciada na noite desta sexta-feira pela secretária Socorro Neri as mudanças em relação ao pagamento do abono pelo governo do estado com o fim de alcançar um número maior de servidores, a tendência é a de que a prefeitura de Xapuri siga o mesmo caminho para estender a premiação à maior quantidade de servidores que a legislação permitir.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido