Menu

Anape diz que ato de Rocha foi atentado contra o Estado democrático

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em nota divulgada nesta sexta-feira, 5, a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape) repudiou o ato de exoneração assinado pelo governador em exercício, Major Rocha (PSL), do procurador do Estado, João Paulo Setti, por supostas denúncias de irregularidades no pagamento dos precatórios.

A nota assinada pela direção da instituição destaca que o ato ocorreu em desacordo com a decisão do governador Gladson Cameli. Segundo eles, Rocha se aproveitou da ausência do titular da pasta para tomar uma atitude drástica e danosa aos poderes.

Anúncio

O episódio ganhou repercussão na última quarta-feira, 3, quando em coletiva de imprensa em seu gabinete, Rocha decidiu exonerar João Paulo Setti. O militar alegou que não houve motivo pessoal para a decisão, porém, justificou o ato como uma espécie de preservação da PGE e também do Estado.

A Associação Nacional considera que a decisão de Rocha atenta contra o Estado democrático de direito e prejudica o regular funcionamento da instituição. A instituição aproveitou para alfinetar a guerra política entre Gladson e Rocha. “Jamais deve ser utilizada como instrumento ou alvo para a resolução de conflitos de natureza político-pessoal”, diz trecho da nota.

Por fim, a nota de repúdio classifica o ato de Wherles Rocha como atentado às prerrogativas dos advogados. “Um ataque contra um órgão essencial ao funcionamento da justiça e, sendo assim, merece o mais incisivo repúdio”, afirma.

A Anape aproveitou o teor do texto para prestar solidariedade aos procuradores do Acre, além de se colocar à disposição para as medidas cabíveis.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.