Menu

Ao velho Boca o que é do velho Boca

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O PREFEITO TIÃO BOCALOM tem sido muito criticado pela sua forma centralizadora de administrar a capital, com uma visão atrasada de quando foi prefeito de Acrelândia, há três décadas; época em que, o município tinha meia dúzia de ruas. Mas, quando acerta, não se pode deixar de lhe outorgar os méritos. 


Todos os prefeitos que passaram pela prefeitura de Rio Branco não conseguiram baixar o preço das passagens de ônibus, pelo contrário, sempre fizeram coro com os empresários, sancionando um reajuste do bilhete atrás do outro. E, o usuário do transporte coletivo pagando o pato dos aumentos.


 Numa cidade onde é grande o índice de desempregados, baixar em 50 centavos o preço da passagem, é um avanço considerável. Não interessa de onde saiu o custeio, mas sim que o benefício foi coletivo. Para quem usa este tipo de transporte duas vezes por dia, é uma economia diária de 1 real. Multipliquem isso por 12 meses e teremos uma economia razoável no bolso da população de baixa renda. 


Tem que atacar agora a questão do serviço de péssima qualidade prestado pelas empresas de ônibus. Mas, isso é outro passo. O certo é que, o prefeito quebrou a castanha dos que lhe atacaram na campanha, lhe chamando de mentiroso, quando fez a promessa de reduzir o valor das passagens. Então, ao velho Boca o que é do velho Boca. 


SEM NENHUM SENTIDO


O PREFEITO Bocalom é um declarado negacionista do ambientalismo, por isso, não tem sentido participar da conferência do clima na Noruega, a COP 26, onde líderes mundiais discutirão o combate às mudanças climáticas. Pelo Bocalon, a Amazônia estaria hoje toda pavimentada de lajotas. A viagem vai trazer o que de benefício para a sua gestão? Isso é coisa do secretário Normando Sales!


NENHUM SINAL


A SENADORA MAILZA GOMES (PP) não dá nenhum sinal de que vai recuar na sua intenção de buscar mais um mandato, em 2022. Colocou um batalhão de pessoas nos bairros distribuindo panfletos contendo informações sobre seu mandato, espécie de prestação de contas.


A MAILZA É TINHOSA


A SENADORA MAILZA GOMES (PP) é tinhosa. Segurou todas as pressões do governador Gladson e manteve o seu apoio à candidatura do prefeito Tião Bocalom à PMRB. E, agora a candidata é ela, mais um motivo para manter.


FARINHA APARTADA


OS HASSEM, para variar, vão entrar divididos na eleição. Os ex-prefeitos Luiz Hassem e André Hassem, pai e filho, não apoiarão candidatos da família a deputado estadual, mas a reeleição do deputado Nicolau Júnior (PP).


VISÃO MAIS CLARA


VÁRIAS pesquisas de institutos diferentes estão programadas para serem realizadas e fechadas, no mês de novembro. Poderemos ter uma nova visão de como é que estão na opinião pública os candidatos ao Senado.


IMBATÍVEL NO JURUÁ


A DEPUTADA FEDERAL Jéssica Sales (MDB) aparece como imbatível ao Senado em recentes pesquisas no Juruá, notadamente, nos municípios no entorno de Cruzeiro do Sul. Se não sair ao Senado, terá uma reeleição segura.


ANIMADO


FALANDO em pesquisas no Juruá, o senador Sérgio Petecão (PSD) se mostra animado com resultados positivos, em três dos seus municípios. Quer reduzir a vantagem do governador Gladson na região, para trazer a decisão da disputa do governo para seu terreiro, a capital.


QUESTÃO DE TEMPO


A DECISÃO já está tomada, o Jorge Viana (PT) vai mesmo disputar a única vaga do Senado; não ter feito o anúncio até aqui é apenas uma estratégia para não antecipar a campanha, deixando a declaração para o início de 2022.


SOBRE PESQUISA


LEITOR manda um comentário sobre pesquisa, que transcrevo: “Pesquisa é como nota de 500 reais. O Bocalom aparecia na rabada na eleição de governador, e perdeu por uma mixaria de votos. O Bocalom aparecia na rabeira das pesquisas para prefeito, e ganhou a eleição. A melhor pesquisa é a das urnas”. Feito o registro.


UMA BELA MEXIDA


COM A ABERTURA da janela partidária para a troca de filiações, o quadro político para deputado federal, deputado estadual, deve dar uma bela mexida no estado.


CANDIDATURA MANTIDA


O DEPUTADO FEDERAL Alan Rick (DEM), que cumpre um mandato propositivo, continua com dois focos: presidir o partido que sair da fusão DEM-PSL; e, viabilizar sua candidatura ao Senado. Uma aspiração depende da outra.


CHEIO DE ZÉ PAGAMELA


A DISPUTA nos bastidores para saber quem será o vice do governador Gladson Cameli, mira 2026. Os postulantes acreditam que, o Gladson se reelege; se afastará no tempo certo para ser candidato ao Senado, e o vice será governador por um ano e oito meses. Está cheio de Zé Pagamela, de olho na boutique palaciana.


DEBANDADA NO PSL


ARTICULISTAS políticos da grande imprensa estão prevendo uma debandada de deputados bolsonaristas do PSL, para se filiarem ao partido que o presidente Bolsonaro escolher. A fusão PSL-DEM terá candidato próprio para a presidência.


TUDO PASSA PELA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL


CASO se confirmem as pesquisas e o Lula ganhe a eleição de presidente, o próximo governador do estado que defender o Bolsonaro na campanha vai comer da banda podre para liberar recursos. É assim que o jogo é jogado.


REDUTOS FECHADOS


TODAS as pesquisas que vi até o momento sobre a preferência para governador em Feijó e Tarauacá, quem aparece liderando é o deputado Jenilson Leite (PSB). Normal, são seus redutos eleitorais fechados.


SINAL DE ALAGAÇÃO


A METEREOLOGIA mostra que tem chovido mais que o normal em outubro, o que pode ser prenúncio de alagação no pique do inverno. Péssimo para os prefeitos e os que moram em áreas alagadiças.


FRASE MARCANTE


“Os políticos não conhecem nem o ódio e nem o amor. São conduzidos pelo interesse e não pelo sentimento”. Philip Chesterfield.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.