Conecte-se agora

Prefeitura de Mâncio Lima investe na prevenção contra o câncer de mama

Publicado

em

O mês de outubro é um mês especial, é o período em que se intensificam as ações de prevenção contra o câncer de mama. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização e prevenção sobre esta doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura. 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Com base nestas informações é que a prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem investindo em saúde preventiva. Uma parceria da atual gestão com o Hospital de Amor possibilitou a vinda da unidade móvel do Instituto de Prevenção Hospital de Amor, que ficou do dia 07 a 17 de maio estacionada no pátio da Escola Pe. Edson de Oliveira Dantas em Mâncio Lima, realizando exames preventivos de PCCU e mamografia às mulheres já agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

“A saúde preventiva tem sido uma de nossas prioridades e estamos executando como havíamos planejado desde o começo da gestão. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa da Secretária Joice, tem se empenhado para levar aos lugares mais distantes de nossa cidade apoio e saúde de qualidade. Hoje, fico feliz em estar acompanhando o embarque de 37 mulheres para Rio Branco a fim de complementarem os exames já feitos. Estamos garantindo desde o transporte, a estadia e alimentação pois, o ganho vai além do custo com esta ação. O Hospital de Amor que esteve em nossa cidade, já garantiu atendimento diferenciado nesta ida até sua sede em Rio Branco”, falou Isaac Lima, prefeito de Mâncio Lima

Após a coleta e envio dos resultados dos exames, 37 mulheres embarcaram na manhã desta segunda-feira (18) para a capital acreana a fim de elucidação e finalização do laudo complementar dos exames feitos naquela época.

“Esta ação é um resultado do atendimento feito pela carreta do Hospital de Amor. Detectadas as alterações, foram chamadas até Rio Branco 51 mulheres para complementação do exame de mama e PCCU. Hoje estamos enviando 37 que, amanhã estarão recebendo atendimento no Hospital de Amor de um mastologista e um ginecologista e, na quarta-feira (20) já estarão de volta. É importante destacar que caso necessite de atendimento ainda mais aprofundado todas elas já estão na rede e terão atendimento necessário que precisam”, disse Ajucilene Gonçalves Mota, secretária municipal de Saúde. 

A professora Nonata Santos se disse confiante e feliz pela atenção e carinho com que estão sendo tratadas, para ela a confiança e a prevenção ainda é o melhor remédio.  A prefeitura está custeando o translado de Mâncio Lima/Rio Branco, estadia e alimentação até o retorno das mesmas.

“A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está fazendo um bom trabalho e a prova disso é esta oportunidade de fazer o exame mais detalhado que nós estamos indo fazer. Sabemos das dificuldades e do custo que é uma viagem para Rio Branco e, estamos indo sem gasto nenhum, confiantes e na certeza de que tudo vai dar certo”, finalizou a professora Nonata Santos.

A importância da mamografia

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

O câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Na rede

Pronto-Socorro destinado à Covid-19 é desativado em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A Associação de Saúde Nossa Senhora da Saúde (Anssau), encerrou neste domingo, 28, o atendimento no Pronto Socorro Covid-19 que havia sido instalado no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul.

A partir de agora, os pacientes com sintomas gripais são atendidos no Pronto-Socorro do Hospital do Juruá, como acontecia no início do surto de Covid e antes da inauguração do Hospital de  Campanha, em   junho de 2020.

Para os casos de necessidade de internação, ficarão funcionando 10 leitos clínicos e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O fechamento do Pronto Socorro do H.C  já havia sido solicitado pelo governo do Estado à Anssau, que pediu o prazo de 45 dias. Agora, a Associação, encerrou as atividades do P.S Covid-19.

Neste domingo,  há 4 pacientes internados na clínica médica do Hospital de Campnha e 1 na UTI.

Continuar lendo

Na rede

Familiares de presos também fecham ponte no Juruá por suspensão de visitas

Publicado

em

Familiares dos detentos reclusos no Complexo Penitenciário Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, fecharam a Ponte da União no final da tarde desta sexta-feira, 26, impedindo a passagem de veículos. O manifesto é por conta da suspensão das visitas aos detentos neste final de semana.

Grandes filas se formam dos dois lados da ponte, que dá acesso à Variante e à BR-364, e saída para a capital e outros municípios. A Polícia Militar está no local  na tentativa de liberar o tráfego, mas a ponte segue fechada.

Apesar da visita ter sido retomada em Rio Branco neste final de semana, em Cruzeiro do Sul, as visitas seguem suspensas. Segundo uma fonte, por falta de efetivo.

Por causa da Operação Padrão, os Policiais Penais não estão cumprindo o banco de horas, o que desfalca o efetivo.

As mulheres reclamam ainda da  desigualdade no tratamento dos presos. Crianças seguram cartazes afirmando que os presos são maltratados.

Continuar lendo

Na rede

Prefeitura lança Campanha Natal Solidário em Porto Walter

Publicado

em

Com o objetivo de arrecadar alimentos e montar sacolões para serem distribuídos à famílias carentes, a prefeitura de Porto Walter iniciou nesta sexta feira, 26, a Campanha Natal Solidário, idealizada pela primeira-dama e Secretária de Saúde do município, Ana Flávia Melo.

O público poderá doar alimentos na sede da prefeitura, na secretaria de Saúde, na Central Única de Medicamentos e nas Unidades Básicas de Saúde Maurício Pinheiro – Portelinha e Francisca Lustosa – 2º distrito, até o dia 22 de Dezembro.

“Com comprometimento, união, amor, caridade e doação pelo próximo vamos juntos fazer a diferença no Natal de muitas famílias. Por isso, doe para que a gente possa fazer o natal de alguém mais feliz”, enfatiza

Continuar lendo

Na rede

Governo troca gerência geral do Samu na região do Juruá

Publicado

em

O atendimento móvel de urgência na região do Juruá está em novas mãos. O governo anunciou no Diário Oficial desta sexta-feira, 26, a exoneração de Francisco Cleiton de Souza Costa, até então, gerente-geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na regional do Juruá.

Gladson Cameli nomeou para o lugar de Francisco, Ellen Cristina Taveira de Souza Costa.

A nova gestora vai ter o desafio de cobrir o atendimento de urgência em uma área com localidades de difícil acesso, onde não é incomum a necessidade do uso de aeronave para prestar atendimento a pacientes em casos mais graves.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas